quarta mar 03, 2010 3:23 am
Boas,
Epa, eu sinceramente não estou a ver onde é que a falta de iluminação ou a temperatura baixa, sejam os responsaveis pelos teu problema, mas....... se alguem me poder explicar esse fenomeno, agradeço........
A cena dos peixes ficarem ao contrario, e cairem ofegantes é devido ao envenenamento da água, neste caso por nitratos, agora expliquem-me se puderem onde é q a iluminação ou o aquecimento tem relação com isso.....
Tens de saber qual o motivo para teres esse pico de nitratos, para depois tentares solucionar, enquanto não descubrires a causa, vai fazendo tpa"s diarias ou de 2 em 2 dias.
Li aí em cima que costumas aspirar o areão, tb li algures q tens substrato fertil da SERA, por acaso ao aspirares o areão, que tens por cima do substrato da SERA, não meteste o substrato da SERA em contacto com a coluna de água?
É que os substratos fertelizados n devem estar em contacto com a coluna de água, devem estar sempre tapados com o areão, para evitar exessos de nutrientes na coluna de água.
Os picos de nitratos geralmente aparecem de exesso ou qualidade da comida, peixes mortos ou plantas q apodreçam no aqua, má manutenção dos filtros ou quebra do ciclo biologico.
Usas comidas congeladas? Já exprimentas-te mudar o tipo de comida?
Mudas-te a pouco tempo todas a matérias filtrantes de uma só vez?
Quanto á pergunta q me fizeste lá atrás, das plantas, há muitas, mas todas elas têm um grau de exigencia de certa forma elevado, ires comprar plantas q são tão caras para solucionar o problema, é como dares um tiro no pé, pq já vi q não tens condições para as manter, e vão acabar por morrer.
Esqueçe para já o co2, a iluminação e as plantas, resolve 1º essa questão dos nitratos. Depois disso resolvido e se te quiseres mandar para outro tipos de plantas, avisa.