O Fórum

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Nasicus
Membro Veterano
Registado: quarta abr 21, 2010 8:01 pm

sábado abr 24, 2010 5:05 pm

resumindo, se so ca vens pa te rir, entao ajudas tanto como as outras pessoas
Tatiana1981
Registado: sexta abr 23, 2010 4:24 pm

sábado abr 24, 2010 5:22 pm

Bem,sinceramente, os nomes dos meus peixes: guppy, corydora, danio zebras e platys. Em relação ao limpa-vidros sinceramente não estou a encontrar mas é aquele peixe banal que existe às centenas nas lojas, num tom laranja e que andam colados nos vidros.. Vou continuar a procurar o nome.
O peixe-vidro já procurei e é "Parambassis ranga" e depois de ler já vi porque morreu: na loja não me souberam dizer que o pH é muito diferente dos peixes que já tinha e sobretudo que sozinho não sobrevive, tinha de ter trazido pelo menos mais dois. Agora, eu acho que apesar de querer ter peixes e me interessar não tenho obrigação de saber todos os nomes, condições de pH e etc. de todas as espécies. Simplesmente há lojas que não estão com nada!
Já comprei os teste de amónia e nitritos, estava tudo nos niveis considerados normais. Faço a TPA de 1/3 da agua de 2 em 2 semanas.
Comprei uma planta que é a Anubia, conhecem? Foi também a conselho do dono da loja.. vamos ver.

Já agora, vejo sites muito divergentes, uns dizem uma coisa outros outra, qual é a vossa opinião: os néons dão se bem com o resto dos peixinhos que tenho? São faceis de manter? É verdade que por vezes dentro do próprio cardume se atacam?

De resto, os restantes peixinhos andam na boa, vamos ver!

Até logo! :wink:
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

sábado abr 24, 2010 5:48 pm

Tatiana1981, o limpa vidros é um Otocinclus affinis?

Atenção que eu não percebo nada do assunto, mas encontrei esta espécie, será? :wink:
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sábado abr 24, 2010 5:49 pm

A razão da morte desse peixe não foi devido ao PH.
O limpa vidros que referes deve ser um Gyrinocheilus aymonieri.

Quanto a achares que não tens obrigação de saber os nomes e as condições para os manter... és tu que os vai fazer sofrer e se queres mante-los bem tens obrigação de saber.

O único problema em meteres aí neons é o PH, os neos são de PH ligeiramente ácido entre 6.5/7.0.
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

domingo abr 25, 2010 12:36 pm

Tatiana1981, saber os nomes científicos do que temos não é um forma de pretensão, de sabedoria ou de arrogância. É uma forma de percebermos, na realidade, o que os nossos animais ou plantas realmente necessitam.
Por exemplo:
- temperatura;
- necessidade de luz;
- alimentação;
- parâmetros da água;
- etc.

A pesquisa previne que sejamos enganados, previne que tenhamos más experiências como a que tiveste com o Parambassis ranga.

É necessária/obrigatória uma pesquisa inicial para perceber-mos o que queremos e o que temos de fornecer para o bem-estar das plantas e animais.

P.S - não temos que ser geeks e saber as espécies todas, temos que sê-lo o suficiente para saber-mos o que queremos e o que temos.

Boa sorte e disponha sempre, qualquer dúvida vá ao pesquisar, caso não encontre sobre o assunto, poderá abrir um novo tópico :D
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo abr 25, 2010 1:51 pm

Tatiana1981 Escreveu:(...). Agora, eu acho que apesar de querer ter peixes e me interessar não tenho obrigação de saber todos os nomes, condições de pH e etc. de todas as espécies. (...)
Até logo! :wink:
Tem obrigação de saber os nomes dos que mantém sim, só assim pode dizer que se interessa e que os quer manter bem...a não ser que para si não sejam seres vivos e meramente objecto decorativo.
Os peixes são seres vivos, e não têm culpa de ser comprados por idiotas, compete a quem os quer ter reunir-se da informação necessária para os manter saudáveis e deve ser feito antes de os adquirir, assim como para conduzir um automóvel, é responsabilidade sua tirar a carta e não do stand ensina-la a conduzir, o stand apenas vende, com os animais não é obrigação da loja ensinar a mante-los, a loja vende é disso que precisam saber, vender vender e saber mante-los vivos durante o tempo que eles lá estão (não deveria ser assim, mas é a realidade e não os podemos culpar disso, e quem o tenta fazer é apenas porque é um comprador de animais por impulso e isso não costuma trazer bons resultados para os animais)...quem os compra deve estar informado sobre o que quer comprar e se tem condições e conhecimento suficiente para manter. E se os outros respondem com alguma arrogancia, é provavelmente por gostarem de animais e verem muitos a sofrer por donos idiotas que nem sequer o nome tentam saber para poder recolher a informação necessária para lhe poder dar as devidas condições.
Tatiana1981

terça abr 27, 2010 10:38 am

Bom dia!

Entendo o que têm dito nas vossas respostas e concordo. Pelo menos dos peixes que compro devo saber o seu nome. Podem ter a certeza que não considero os peixes objectos decorativos. Quando morreu o peixe-vidro fiquei muito em baixo e revoltou-me que muitos amigos me tenham dito coisas do género "se vais ficar assim cada vez que morre um peixe tás mal! Afinal é só um peixe!". Sempre tive muitos animais (cães e gatos) e os peixes têm exactamente a mesma importância.
Desde que isso aconteceu já não confio cegamente nos funcionários das lojas e tenho pesquisado tudo e mais alguma coisa sobre compatibilidades e condições de cada espécie. Mas como ja tinha dito às vezes encontro tantas divergências de site para site que fico baralhada.
Por exemplo: queria comprar alguns peixes maiores, e pensei em escalares. Nuns sites li que são compativeis com o pH dos meus (7.0 a igeiramente alcalino) mas comem os guppies. Noutros li que não atacam os pequenos mas o pH é diferente.
Alguma sugestão, de peixes maiores que se dêem bem com os pequenos de cardume que tenho como guppys, mollys, zebras e platys?

Obrigada pela ajuda!
Tatiana
Nasicus
Membro Veterano

terça abr 27, 2010 11:07 pm

tens de escolher da mesma origem, so asim consegues manter peixes de ph igual e de tamanhos diferentes
<p><strong>Algumas pessoas n&atilde;o nasceram para ter repteis!!</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Tatiana1981

sexta abr 30, 2010 2:35 pm

Bem, eu tenho me apercebido da pesquisa que faço, que os guppys é que estão a condicionar a escolha das outras espécies, pois parecem ser alvo favorito da maioria dos peixes de maior porte. Se bem entendi o guppy é originário da América do Sul (Amazónia e outros) mas quando faço a pesquisa por origem aparecem milhares de espécies. Vou estudar bem os fóruns de guppies, incluindo o tópico que há aqui na Arca, mas confesso, tá dificil. E depois com o marido sempre a pressionar p'ra comprar este e aquele peixe, e eu sempre a dizer "ah esse não dá pelo pH", "esse come os guppies"... tá complicado. Penso que vou optar por vários cardumes de pequenos peixes como mollys, zebras, platys, para além das corydoras e afins. Acho que o efeito também é bonito, talvez não com tanto impacto como ter discos e escalares.. mas enfim.
Só lamento é tanta informação contraditória. O meu marido quer muito um peixe faca, e tanto li que à noite comem os peixes pequenos, como que sao pacificos e timidos... Já não percebo nada. O homem já diz que eu não o deixo ter nenhum peixe que ele gosta! Ehhehe!
Eu só me apetece gritar HELP!!!! :P
Obrigada a qualquer opinião que possam dar!
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta abr 30, 2010 6:52 pm

Na minha opinião os guppies têm apenas uma condicionante, tal como os viviparos mais comuns como os platys e espadas que é, são muito proliferos a reproduzir e em pouco tempo o aqua fica sobrelotado.
No entanto há quem se dedique quase unica e exclusivamente aos guppys, eu ja fiz reprodução selectiva de algumas estirpes e há guppys lindos.

Se queres vários tipos de peixes com habitats e exigencias diferentes vais ter de ter mais aquas. O ph, tamanho ou agressividade não são as unicas divergências.
Tatiana1981

segunda mai 03, 2010 11:22 am

element Escreveu:Na minha opinião os guppies têm apenas uma condicionante, tal como os viviparos mais comuns como os platys e espadas que é, são muito proliferos a reproduzir e em pouco tempo o aqua fica sobrelotado.

É verdade, ontem fui dar com um minusculo guppy numa folha de uma das plantas. presumo que a guppy femea (só tinha uma, até ontem) tenha tido vários mas penso que todos foram comidos. Vamos ver se se safou algum.
Neste momento tenho pequenos cardumes de guppys, platys e moli, para além dos pioneiros do aqua, os zebras e as corydoras. Numa loja recomendaram os espadas, não sei se vou avançar. Vamos ver como corre.

Obrigada!
Nasicus
Membro Veterano

segunda mai 03, 2010 1:20 pm

cuidado que estas a juntar tudo que é viviparo, quando isso tudo começar a criar ao mesmo tempo a qualidade da agua vai se logo
<p><strong>Algumas pessoas n&atilde;o nasceram para ter repteis!!</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Evenstar
Membro Júnior
Registado: quinta dez 10, 2009 12:27 am

sábado jul 03, 2010 8:21 pm

Eu tenho um aquário de 210L e tenho montes de guppys e também um peixe-faca, entre outras espécies. Dão-se todos lindamente. Acho que a aquariofilia tem 50% de conhecimentos e outros 50% de experiência. Conheço montes de casos diferentes de conjugação de espécies, em alguns funciona noutros não. Comigo deu :P Só tens mesmo de experimentar! Talvez consigas satisfazer o teu marido! :D
Responder

Voltar para “Peixes”