Primeiro Aquário - Recomeçar a Aquariofilia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
XkO20
Membro
Registado: sexta mar 19, 2010 2:09 pm

segunda nov 22, 2010 12:47 am

tugz Escreveu:Duas sugestões, para além das óptimas ajudas já aqu idadas.

cague de alto no anti cloro, deixe a agua em repouso dum dia para o outro e insira-a no aquario. (ou faça como eu que é directa. Depois de ler muito sobre este assunto, percebi que uma pequena quantidade de cloro não faz assim tanto mal, e pode até ser benefica, mas atenção eu faço pequenas tpas, e tenho aquarios maturados e muito plantados).

Outra coisa, Um bom raspador para o vidro é um velho cartão de crédito. Eu no entanto não faço limpeza dos vidros á muito tempo, pois os ancistrus tratam disso, e como tenho o aquario equilibrado cria poucas algas. Tente manter um equilibrio no aquario, nos primeiros tempos com muitas tpas de pequena dimensão. Vá conhecendo o seu aquario, o ecossistema que criou, e vai ver que a manutenção se simplifica com o passar dos meses.
Obrigado pelas sugestões!
Mas acho que vou optar pelos dois procedimentos. Deixar a água em repouso e na mesma colocar o aquasafe. É que a água do meu bloco de apartamentos é péssima. A minha mãe até diz que às vezes cheira a lexivia. Não quero arriscar. Tenho 3 tartarugas e até agora não tenho tido problemas. Se não fosse o caso, até tinha medo de utilizar a água da fonte, mesmo que colocasse produtos para minimizar o risco.

obrigado!
XkO20
Membro

sábado nov 27, 2010 7:43 pm

Boas noites.
O Setup já está a ser montado. Amanha vou por a água para começar a ciclagem.

Set up:

:arrow: 59x31(largura)x40(altura) [http://www.aquapor.pt/pt/aquarios_em_se ... 5_13w.html]

:arrow: Filtro: Elite Jet-Flo 100. 75 - 100L

:arrow: Termostato/aquecedor: Tetratec HT75. 60 - 100L

:arrow: Lâmpada (incluída no aquário): T5 de 13Watts [o dono da loja disse que são boas. Ele disse que é raro vir num aquário uma T5, é verdade?]

:arrow: Areão e fertilizante para as plantas. Fertilizante: "Fundo Vivo - Fertilizzato" da Prodac.

Tenho também duas plantas artificiais, o sifão para a limpeza do fundo, testes de pH, nitritos, nitratos e amónia, AquaSafe, etc., tudo coisas que já disse em post's anteriores.

Posteriormente, irei postar fotos da montagem do aquário. Obrigado pela vossa ajuda!
XkO20
Membro

domingo nov 28, 2010 7:58 pm

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo nov 28, 2010 8:08 pm

Quanto a mim, está um pouco despido, beneficiria muito com algumas rocahas, xisto ou tufo vulcânico com buracos, e troncos naturais. Retirava também as plantas artificiais e metia aí mais uns pés de qualquer coisa, valisnéria talvez.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

XkO20
Membro

segunda nov 29, 2010 2:11 pm

dinodane Escreveu:Quanto a mim, está um pouco despido, beneficiria muito com algumas rocahas, xisto ou tufo vulcânico com buracos, e troncos naturais. Retirava também as plantas artificiais e metia aí mais uns pés de qualquer coisa, valisnéria talvez.
Dinodane, ainda vêm as plantas naturais. E na loja onde comprei o aquário, vi um tronco com buracos. As plantas artificiais vão ser substituídas quando as naturais vierem. Salvo a que está à direita.

No segundo dia, tirei um pouco de água para medir o pH. A cor é muito identica à cor do pH 7.5, é só ligeiramente esverdeada. Muito ligeiramente. Diria que o pH está a 7.3 - 7.4.
É um bom pH para Guppys, Platys e Corydoras? (São os peixes que vou adquirir depois)
[Esqueça a pergunta. Já fiz uma pesquisa no Google:P]

Quanto à tampa, hoje de manhã, quando fui ver a temperatura da água, vi que a tampa estava toda "transpirada" (evaporação da água). Isto não é perigoso? Visto que a lâmpada está lá instalada, não corremos o risco de curto circuito? Ou elas já vêm preparadas para estas situações?
XkO20
Membro

quarta dez 01, 2010 11:57 pm

Em vez de Corydoras, posso colocar 3 Bótia-palhaço?
É que na loja que eu ia comprar as Corydoras, encontrei 5 mortas num aquário comunitário, e não fiquei contente com a ideia de comprar as outras que ainda estavam vivas. Sempre me disseram para não comprar peixes provenientes de um aquário com peixes mortos.
Ao lado deste, havia os tais Bótia-palhaço. São bem giros e acho que vou optar por eles.
Mas, li num livro, que estes peixes podem chegar aos 30cm e que gostam de viver em cardumes (minímo 5 elementos). No meu aquário, nunca poderei ter isto tudo. É que mesmo que fossem só os Bótias-palhaço, um aquário de mais ou menos 65L não dava para os 5 peixes de 30cm :O
dinodane
Membro Veterano

quinta dez 02, 2010 4:12 pm

Não aconselho.
É verdade que crescem até aos 30 cm e até mais embora o façam lentamente, mas são peixes caros e de manutenção mais exigente que as espécies que seleccionou.
Procure outra loja, todas as lojas do ramo têm coridoras.

XkO20
Membro

quinta dez 02, 2010 11:38 pm

dinodane Escreveu:Não aconselho.
É verdade que crescem até aos 30 cm e até mais embora o façam lentamente, mas são peixes caros e de manutenção mais exigente que as espécies que seleccionou.
Procure outra loja, todas as lojas do ramo têm coridoras.
Ok. Obrigado Dinodane.
XkO20
Membro

terça dez 07, 2010 7:33 pm

Boas.
Dinodane, pode ajudar-me aqui num problema?
O pH da água não baixa. Já comprei um produto para baixar o pH e coloquei as gotas como me explicaram e era suposto, hoje, já estar mais baixo. Desde que "montei" o aquário o pH está a 7.4 mais ou menos.

O que posso fazer pr'além de comprar um tronco (para baixar o pH) e o tal produto que já tenho?
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

terça dez 07, 2010 8:28 pm

Boas

Que espécies queres colocar e a que ph queres chegar?

Os troncos na teoria fazem baixar o ph, na prática seria precisso ter mais troncos que água para existir diferença significatica.

Sobre o produto "ph-", se o kh e o gh forem altos o produto não faz efeito por causa do efeito tampão.

É preferivel um ph um pouco desajustado mas estável do que andar aos altos e baixos.
dinodane
Membro Veterano

terça dez 07, 2010 8:56 pm

Concordo com o Element. Se estabilizar nesses valores e se escolher espécies compatíveis não há problema. Comigo os troncos sempre resultaram, tingem é a água que fica amarelada, há quem não goste.

XkO20
Membro

terça dez 07, 2010 10:56 pm

Pretendo ter Corydoras, Guppys e talvez uns Platys. O pH, acho eu, está um pouco alto para qualquer um deles.

Só tenho testes de pH. Pensei que era o mais importante de se "regular", vou ver então os outros valores como estão (o que já é fora do meu conhecimento) e depois digo alguma coisa.
Obrigado!

PS: A minha água já está a ficar turva/amarelada. Acho que foi porque coloquei comida de peixes (para diminuir o pH) a mais. :/
O Dono da loja onde costumo ir, diz que são micro algas e que, sem ser em abundância, não tem problema algum.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta dez 08, 2010 11:06 pm

Para essas espécies 7.4 está bom.
dinodane
Membro Veterano

quarta dez 08, 2010 11:55 pm

Não vejo inconveniente, todas essas 3 espécies adaptam-se bem.

Pôs comida para diminuir o pH? :? Desde quando isso funciona? A comida serve para durante a ciclagem haver matéria orgânica para as bactérias começarem a decompor, não tem influência no pH.

XkO20
Membro

quinta dez 09, 2010 12:48 am

Ah, ok. Percebi mal então.
Mas, pH de 7.4 não é prejudicial para estas espécies? Vou aguardar mais uns dias de ciclo e depois vejo.

Obrigado
Responder

Voltar para “Peixes”