Projecto - Tanque Exterior
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Ok então está fora de questão, obrigada 

-
- Membro Veterano
Pessoal, acabaram de me fazer ver que practicamente todos os peixes sugeridos são de água quente!... Eu pensei que era óbvio que estava à procura de peixes de água fria, sendo este um projecto exterior e muito simples... provavelmente até é possível pôr-lhe água quente, mas eu além de noob tenho os meus recursos financeiros algo limitados... água fria fica mais barato, água fria será!
Ainda assim, há algum tipo de filtro de água, termóstato, algum tipo de material que deva acrescentar ao tanque?
Já decidi e vou ficar-me pelos cometas
Ainda assim, há algum tipo de filtro de água, termóstato, algum tipo de material que deva acrescentar ao tanque?
Já decidi e vou ficar-me pelos cometas

Realmente vi que lhe falaram em bettas e guppies ...
esqueça isso.
Peixes bonitos e resistentes... e baratos, tem os cometas, os shubunkin etc. Depois se quiser algo diferente procure por:
- cobitis taenia (vardemã) 12cm em adulto.
ou
- enneacanthus chaetodon (peixe sol) 10cm em adulto.
Mas como é um tanque de exterior e os peixes são para serem apreciados vistos de cima, punha mesmo os cometas. E meia dúzia de gambusias adultas, que são viviparas, e deixava os cometas fazerem o controle populacional

Peixes bonitos e resistentes... e baratos, tem os cometas, os shubunkin etc. Depois se quiser algo diferente procure por:
- cobitis taenia (vardemã) 12cm em adulto.
ou
- enneacanthus chaetodon (peixe sol) 10cm em adulto.
Mas como é um tanque de exterior e os peixes são para serem apreciados vistos de cima, punha mesmo os cometas. E meia dúzia de gambusias adultas, que são viviparas, e deixava os cometas fazerem o controle populacional

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Então acabaram de te fazer ver mal , os white cloud até são sensiveis a água quente.
A temperatura normalmente indicada para muitas espécies é excessiva, para teres uma ideia, a temperatura ideal para os gupys é de 22/23º. Até algumas espécies de coridoras e de "limpa vidros" pode ser perfeitamente mantida a temperatura ambiente todo o ano.
Há 2 anos tava a projectar a fauna para um lago e como não queria os peixinhos dourados, fiz uma pesquisa intensiva sobre peixes de aquário que se podiam manter em lago todo o ano.
Vou-te enviar por pm 2 links onde podes tirar umas ideias de fauna.
A temperatura normalmente indicada para muitas espécies é excessiva, para teres uma ideia, a temperatura ideal para os gupys é de 22/23º. Até algumas espécies de coridoras e de "limpa vidros" pode ser perfeitamente mantida a temperatura ambiente todo o ano.
Há 2 anos tava a projectar a fauna para um lago e como não queria os peixinhos dourados, fiz uma pesquisa intensiva sobre peixes de aquário que se podiam manter em lago todo o ano.
Vou-te enviar por pm 2 links onde podes tirar umas ideias de fauna.
Bom, é verdade que guppies são peixes de água tropical, mas...se visitarem o koipark em Almada verão guppys e espadas proliferando nos lagos exteriores, os espadas então são enormes.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
O que me preocupa são as noites de inverno, em que as temperaturas caem facilmente abaixo dos 5º... e não estou a ver guppys a aguentarem isto.
E para quê complicar, se se querem viviparos tem-se as gambusias e suas subespecies, que jogam muito bem com outras especies como o carassius auratus, que se irá alimentar das crias de gambusia, fazendo assim o seu controle populacional.
E para quê complicar, se se querem viviparos tem-se as gambusias e suas subespecies, que jogam muito bem com outras especies como o carassius auratus, que se irá alimentar das crias de gambusia, fazendo assim o seu controle populacional.
-
- Membro Veterano
Já não sei nada
De um lado dizem uma coisa, de outro lado dizem outra... também tenho tido alguma dificuldade em filtrar a info que encontro no google... muitas vezes não é bem consistente.
Obrigada pela sugestão mafia, gosto da ideia dos cometas + gambusias
E sim, simplificar é bom! Não quero meter peixes que podem não sobreviver ao inverno ou que vão crescer demais para a litragem...
Muito obrigada element!

De um lado dizem uma coisa, de outro lado dizem outra... também tenho tido alguma dificuldade em filtrar a info que encontro no google... muitas vezes não é bem consistente.
Obrigada pela sugestão mafia, gosto da ideia dos cometas + gambusias

E sim, simplificar é bom! Não quero meter peixes que podem não sobreviver ao inverno ou que vão crescer demais para a litragem...
Muito obrigada element!
-
- Membro Veterano
Nas noites mais frias não custa nada tapar o tanque com qualquer coisa...
Pois por não ser muita litragem é que não referi ciclideos
Já agora onde é que lhe disseram que os peixes que referi era quase tudo de agua quente?
Pois por não ser muita litragem é que não referi ciclideos

Já agora onde é que lhe disseram que os peixes que referi era quase tudo de agua quente?
Última edição por element em sábado abr 16, 2011 2:26 pm, editado 1 vez no total.
Element, estamos em concordância, no entanto não queria deixar de relatar o que vi.mafia69 Escreveu:O que me preocupa são as noites de inverno, em que as temperaturas caem facilmente abaixo dos 5º... e não estou a ver guppys a aguentarem isto.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
marianamar Escreveu:Já não sei nada![]()
Obrigada pela sugestão mafia, gosto da ideia dos cometas + gambusias![]()
Muito obrigada element!

-
- Membro Veterano
No MDA... abri o tópico nos dois sítios um pouco em nome dos bons velhos tempos... disseram-me que esses peixes eram todos de água quente e que o tanque só dava pra um ou dois peixinhos dourados...
Então desaconselhas os ciclideos element?
Eu acredito dinodane, mas infelizmente o meu laguito não é mais que uma poça eheh!
Então desaconselhas os ciclideos element?
Eu acredito dinodane, mas infelizmente o meu laguito não é mais que uma poça eheh!

-
- Membro Veterano
Sim os ciclideos possiveis aí é apertado. Eu apostava nos white clouds, nos barbos possiveis e CAE's, são todos fáceis de encontrar a venda, e quando conseguisse encontrar as especie de killies que aguente o nosso inverno.
E já me esquecia, camarões red cherries
Dino, não sei se percebi, citaste o mafia mas o comment era para mim
E já me esquecia, camarões red cherries

Dino, não sei se percebi, citaste o mafia mas o comment era para mim

-
- Membro Veterano
Porreiro, obrigada pela orientação, nunca lá ia chegar sozinha 
Convém eu "criar o setup" com a água parada e as plantas e deixar "repousar" durante uns tempos antes de acrescentar os peixes não é?
Agora só falta o mais difícil... mover aquele pedregulho O:
E para isso, mais uma pergunta: devo escolher um lugar ao sol, à sombra, mais ou menos abrigado, ou tanto faz?

Convém eu "criar o setup" com a água parada e as plantas e deixar "repousar" durante uns tempos antes de acrescentar os peixes não é?
Agora só falta o mais difícil... mover aquele pedregulho O:
E para isso, mais uma pergunta: devo escolher um lugar ao sol, à sombra, mais ou menos abrigado, ou tanto faz?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am
se apanhar sol de manha e a tarde tiver sombra era o ideal, cuidado com as plantas tropicais, as alfaces aquaticas morrem com as geadas, aposta nuns nenufares que ficam fixes e hibernam no inverno,
Tal como o tekilla disse, sol em demasia e vai se ver grega com a água toda verde. Logo o melhor é um local em que apanhe sol apenas quando ele é mais 'fresco'.
Quanto á ciclagem do tanque, pode colocar tudo o que lá quiser meter, excepto as plantas e os peixes e aguardar dois dias com tudo a funcionar. Depois acrescente as plantas e aguarde mais um dia. Pode depois colocar as gambusias, que farão a ciclagem do ecossistema. Passado dois ou três diazitos com as gambusias, pode colocar os peixitos dourados pois nessa altura a água já estará livre de cloros etc. Tenha cuidado na alimentação, dê sempre menos do que acha necessário. Os peixes mais facilmente morrem de comida a mais do que a menos, e no exterior eles vão comer muitas outras coisas. Sem falar que se alimentar a mais, vai sobrecarregar a água com demasiada matéria orgânica.
Quanto á ciclagem do tanque, pode colocar tudo o que lá quiser meter, excepto as plantas e os peixes e aguardar dois dias com tudo a funcionar. Depois acrescente as plantas e aguarde mais um dia. Pode depois colocar as gambusias, que farão a ciclagem do ecossistema. Passado dois ou três diazitos com as gambusias, pode colocar os peixitos dourados pois nessa altura a água já estará livre de cloros etc. Tenha cuidado na alimentação, dê sempre menos do que acha necessário. Os peixes mais facilmente morrem de comida a mais do que a menos, e no exterior eles vão comer muitas outras coisas. Sem falar que se alimentar a mais, vai sobrecarregar a água com demasiada matéria orgânica.