Novo aquário, pequenas duvidas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

segunda fev 27, 2012 3:20 pm

2 nick´s para que ???
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Rikasss
Membro
Registado: quarta fev 22, 2012 3:42 pm

segunda fev 27, 2012 3:20 pm

Eles não estão a falar de si ReptilXxX estão a falar de mim, dare estamos num fórum de peixes quer que lhe explique coisas de répteis mande-me pm ou falamos no forum dos répteis...Já pedi desculpa querem que me suicide? Não sou profissional como já disse ainda tenho coisas para aprender, mas gostava que me mostra-se os outros tópicos em que eu rebaixo os users...Tudo bem dask já não lhe esclareço mais nada aqui...Esta conta é nova eu tive uma outra que até tinha todos os petsites dos meus meninos e estava com nome de Rikass, espero que a reactivem pelos vistos ter feito uma nova só deu confusão...
Também bastante populares, os aquários de água doce fria não necessitam de tanto equipamento, mas necessitam por exemplo, de filtros mais potentes e ocupam mais espaço do que os de água quente, uma vez que os peixes atingem comprimentos maiores. É comum o erro de se pensar que os aquários de água fria são ideais para principiantes. De facto, o ambiente é mais difícil de manter e muitas das espécies exigem plantas para facilitar a oxigenação da água. É devido a esta errada concepção que o Peixe Dourado ganhou a fama de ter uma vida curta, quando, com as condições necessárias, este peixe vive até aos 10 anos.
E isto é só um exemplo daqui de um artigo do site...O 3X mais foi uma força de expressão para perceber que sujam muito...
Antes de por os peixes no aquário: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=407
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

segunda fev 27, 2012 3:59 pm

ReptilXxX Escreveu:dare, para já eu não sou um "sabichão", e o que eu disse está correto.
Cumprimentos.
Agradeço que nao falem dessa maneira, eu respeito os outros quero ser respeitado.
Não era para ti...

E não faltei ao respeito a ninguém
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

segunda fev 27, 2012 4:03 pm

Rikasss Escreveu:
Também bastante populares, os aquários de água doce fria não necessitam de tanto equipamento, mas necessitam por exemplo, de filtros mais potentes e ocupam mais espaço do que os de água quente, .
i
Não reparaste na gralha que escreveste entre frios e doce, se o as pessoas a quem te diriges nao podem te questionar porque sabes mais então ficariam confusos... ou não é?

eu nao estou atacar ninguem, apenas nao achei bem e sublinho que cada 1 pode dar a sua opiniao e questionar as pessoas o porquê....
Rikasss
Membro

segunda fev 27, 2012 4:10 pm

Já me desculpei não posso fazer mais nada...Se ler a mensagem que lhe enviei vai perceber na perfeição...

p.S- já reparei na gralha e já corrigi obrigado por me chamar a atenção
Dask
Membro Júnior
Registado: quinta jun 17, 2010 4:39 pm

segunda fev 27, 2012 5:47 pm

como devo alimentar os peixes? tenho dado 2 vezes ao dia flocos, mas as vezes nem ligam, e a comida demora a ir ao fundo do aquário e parecem que nem se quer vê a comida.. tenho medo que eles comem mal :(
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

segunda fev 27, 2012 6:08 pm

das duas uma:
ou os alimentas de mais (o que é muito pior do que eles passarem fome)
ou eles não gostam da comida, de qualquer das maneiras mais vale dares pouca comida do que muita, um peixe com fome é um peixe saudável :lol:
adoro peixes, c&atilde;es, gatos, e recentemente descobri uma paix&atilde;o por degus, por favor v&atilde;o ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Dask
Membro Júnior

segunda fev 27, 2012 6:41 pm

doctorbrinco Escreveu:das duas uma:
ou os alimentas de mais (o que é muito pior do que eles passarem fome)
ou eles não gostam da comida, de qualquer das maneiras mais vale dares pouca comida do que muita, um peixe com fome é um peixe saudável :lol:
lol! coitadinho do peixe :lol: Ok, vou tentar outra comida, ouvi dizer que eles gostam de alface, é mesmo verdade? Bem, agora que me lembro, tem la uma planta, e ja os vi a mordisca-la, sera que alimentam-se bem da planta?

obrigado pela resposta :D
Rikasss
Membro

segunda fev 27, 2012 6:47 pm

Dask Escreveu:como devo alimentar os peixes? tenho dado 2 vezes ao dia flocos, mas as vezes nem ligam, e a comida demora a ir ao fundo do aquário e parecem que nem se quer vê a comida.. tenho medo que eles comem mal :(
Eu sei que está chateado, mas mais vale esclarecê-lo do que ficar sem saber...Já viu os seus peixes a comer alguma coisa? Nota que se mexem pouco ou algo mais de anormal? Barriga inchada? Olhos salientes?

Em relação á comida ir ao fundo convém aspirar o fundo entre 1 a 2 vezes por semana, pois pode causar concentrações de amónia e a amónia é muito tóxica para os peixes...Podia dizer-me os parâmetros da água sff? :)
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

segunda fev 27, 2012 9:31 pm

texto retirado do aquahobby (vejam antes que a moderação tire :lol: :lol: )

Como em quase tudo relativo ao aquarismo, simplesmente não existe uma regra definitiva sobre isso, porque depende de muitos fatores. Mas existem vários guias gerais que podem ser usados, baseados na experiência coletiva de aquaristas. A mais comum, que sempre funcionou para mim, é alimentar 2-3 vezes ao dia, o quanto seus peixes conseguem comer em menos de 3 minutos. Claro que existe uma boa tolerância aqui, mas em geral se depois de 5 minutos ainda tiver comida no aquário você deve diminuir a quantidade que está oferecendo. Isto funciona bem para aquários de principiantes, comunitários e outros tipos que tenham uma razoável mistura de espécies. Aquários de espécie única, de reprodução e de hospital exigem uma abordagem mais cuidadosa, baseada nas necessidades específicas dos seus habitantes.

Existem algumas coisas importantes a considerar sobre os hábitos alimentares dos peixes. Na natureza, a maioria deles em geral têm bastante dificuldade em encontrar comida, e através da evolução eles acabaram sendo "programados" para comer tudo que puderem enfiar na barriga sempre que encontram alguma coisa, já que eles nunca sabem quando virá a próxima refeição. Em um aquário, nós sabemos quando a próxima refeição deles virá. Portanto cabe a nós fazer o controle correto da quantidade. Alimentá-los até que pareçam satisfeitos não é uma boa idéia. Os peixes são adaptados para passar a maior parte do dia com fome e procurando por pequenos pedaços de comida. Um erro muito comum de iniciantes é superalimentar porque os seus peixes parecem estar desesperadamente suplicando por comida toda vez que o dono se aproxima, e ele resolve satisfazer a vontade deles a toda hora. Um peixe faminto é um peixe saudável...se eles não vêm até você quando você se aproxima, aí é que você deve começar a se preocupar.

Como outra defesa evolucionária, os peixes parecem se adaptar à disponibilidade de alimento, ajustando o seu ritmo de crescimento. Quando vivem em um local com comida mais abundante eles respondem crescendo mais, e vice-versa. Por causa disso, acredito que a quantidade efetiva de comida que você decide oferecer é menos importante do que manter o mesmo critério por toda a vida deles. Por isso a situação ideal seria montar o seu aquário, popular com peixes jovens, definir um bom critério de alimentação e manter-se fiel a ele.

Finalmente, tenha em mente que é muito mais fácil enfraquecer ou até matar um peixe alimentando ele em excesso (porque isso estraga a água do aquário) do que fazê-los morrer de fome. Eu conheço uma estória de um cara que tinha dois Oscars sozinhos em um aquário. Quando um deles matou o outro, ele ficou tão furioso que resolveu parar de alimentar o assassino e deixá-lo morrer. Depois de várias semanas sem nada para comer o Oscar ainda estava vivo, e o cara desistiu e resolveu levá-lo para uma loja. Os peixes podem tranquilamente ficar alguns dias sem comer, e muitos aquaristas defendem que submeter os seus peixes a jejum um dia por semana é até saudável para eles, porque lhes dá uma espécie de limpada por dentro.
por: Marcos Avila
adoro peixes, c&atilde;es, gatos, e recentemente descobri uma paix&atilde;o por degus, por favor v&atilde;o ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Dask
Membro Júnior

segunda fev 27, 2012 10:54 pm

doctorbrinco Escreveu:texto retirado do aquahobby (vejam antes que a moderação tire :lol: :lol: )

Como em quase tudo relativo ao aquarismo, simplesmente não existe uma regra definitiva sobre isso, porque depende de muitos fatores. Mas existem vários guias gerais que podem ser usados, baseados na experiência coletiva de aquaristas. A mais comum, que sempre funcionou para mim, é alimentar 2-3 vezes ao dia, o quanto seus peixes conseguem comer em menos de 3 minutos. Claro que existe uma boa tolerância aqui, mas em geral se depois de 5 minutos ainda tiver comida no aquário você deve diminuir a quantidade que está oferecendo. Isto funciona bem para aquários de principiantes, comunitários e outros tipos que tenham uma razoável mistura de espécies. Aquários de espécie única, de reprodução e de hospital exigem uma abordagem mais cuidadosa, baseada nas necessidades específicas dos seus habitantes.

Existem algumas coisas importantes a considerar sobre os hábitos alimentares dos peixes. Na natureza, a maioria deles em geral têm bastante dificuldade em encontrar comida, e através da evolução eles acabaram sendo "programados" para comer tudo que puderem enfiar na barriga sempre que encontram alguma coisa, já que eles nunca sabem quando virá a próxima refeição. Em um aquário, nós sabemos quando a próxima refeição deles virá. Portanto cabe a nós fazer o controle correto da quantidade. Alimentá-los até que pareçam satisfeitos não é uma boa idéia. Os peixes são adaptados para passar a maior parte do dia com fome e procurando por pequenos pedaços de comida. Um erro muito comum de iniciantes é superalimentar porque os seus peixes parecem estar desesperadamente suplicando por comida toda vez que o dono se aproxima, e ele resolve satisfazer a vontade deles a toda hora. Um peixe faminto é um peixe saudável...se eles não vêm até você quando você se aproxima, aí é que você deve começar a se preocupar.

Como outra defesa evolucionária, os peixes parecem se adaptar à disponibilidade de alimento, ajustando o seu ritmo de crescimento. Quando vivem em um local com comida mais abundante eles respondem crescendo mais, e vice-versa. Por causa disso, acredito que a quantidade efetiva de comida que você decide oferecer é menos importante do que manter o mesmo critério por toda a vida deles. Por isso a situação ideal seria montar o seu aquário, popular com peixes jovens, definir um bom critério de alimentação e manter-se fiel a ele.

Finalmente, tenha em mente que é muito mais fácil enfraquecer ou até matar um peixe alimentando ele em excesso (porque isso estraga a água do aquário) do que fazê-los morrer de fome. Eu conheço uma estória de um cara que tinha dois Oscars sozinhos em um aquário. Quando um deles matou o outro, ele ficou tão furioso que resolveu parar de alimentar o assassino e deixá-lo morrer. Depois de várias semanas sem nada para comer o Oscar ainda estava vivo, e o cara desistiu e resolveu levá-lo para uma loja. Os peixes podem tranquilamente ficar alguns dias sem comer, e muitos aquaristas defendem que submeter os seus peixes a jejum um dia por semana é até saudável para eles, porque lhes dá uma espécie de limpada por dentro.
por: Marcos Avila
Resposta impecável! Muito obrigado doctorbrinco! Eles por acaso a noite ja viam bem a comida :wink:

So mais uma questão, ouvi dizer que é preciso injectar na agua bactérias que se compram todos os dias, isso é mesmo verdade?
Rikasss
Membro

terça fev 28, 2012 12:17 am

Á pessoas que dizem que sim outras que dizem que não, eu no inicio usava até nas trocas de água, mas já não tenho activador de bactérias á 2 meses e o aqua está impecável...TAlvez seja treta...
Dask
Membro Júnior

terça fev 28, 2012 2:37 pm

Rikasss Escreveu:Á pessoas que dizem que sim outras que dizem que não, eu no inicio usava até nas trocas de água, mas já não tenho activador de bactérias á 2 meses e o aqua está impecável...TAlvez seja treta...

Sera que devo meter agora umas bactérias no inicio?

Outra coisa, hoje um deles comia e cuspia a comida, varias vezes de seguida :o porque? não gosta ou há algo de pior?
Rikasss
Membro

terça fev 28, 2012 5:41 pm

Pois, disse bem ou não gostam ou algo não está bem...E com o não só estar bem é podem estar com parasitas intestinais...Mas veja se emagrecem e começam a ficar com as barbatanas meias desfeitas...No filtro tem rolinhos de cerâmica? Se tiver então ponha bactérias senão tiver as bactérias não vão colonizar-se :S
Dask
Membro Júnior

terça fev 28, 2012 6:45 pm

Rikasss Escreveu:Pois, disse bem ou não gostam ou algo não está bem...E com o não só estar bem é podem estar com parasitas intestinais...Mas veja se emagrecem e começam a ficar com as barbatanas meias desfeitas...No filtro tem rolinhos de cerâmica? Se tiver então ponha bactérias senão tiver as bactérias não vão colonizar-se :S
mas se confirmar a situação dos parasitas intestinais basta meter as bactérias ou devo resolver de outra forma? É que o meu 2 peixe não faz isso.
Responder

Voltar para “Peixes”