Rikass Escreveu:E não pensas em preencher mais? É que o meu é igual, também tenho 2 escalares, e tenho é alguns pequenos cardumes de tetras (serpar (5), neons (2, tenho de cmprar mais coitados), olhos de fogo (2)). Acho que devias por uma corys, eu tenho um cardume de 8 e desde que introduzi esta quantidade o aquário fica mais limpo e o substracto já não acumula tanta sujidade...Depois tenho a nível de locarideos (dois ancistrus cf cirrhosus, 1 farlowella acus/amazonum)
Sinceramente, não penso em acrescentar mais nada. Já está com esta fauna à, mais ou menos, 8 anos.
Eu sifono o chão do aquário praticamente todas as semanas. Não me importo, já faz parte da rotina

.
Agora, em relação ao guppy, ele está bem ( apesar de ter passado o processo de ambientação por causa das suas pressas

), come muito bem ( à bocado comeu umas dez artémias bem gordinhas

) e está muito activo, como quando veio.
Estive a pensar, mas não vou fazer nada enquanto não receber opiniões vossas. Tenho muitos anos de aquariofilia, mas é a primeira vez que invisto num aquário tão pequeno. Nanos não são a minha especialidade. No início, tinha decidido que neste aquário de 23l só iria colocar apenas caramujos. Já comprei o guppy e acho-o feliz. No entanto, sei que apreciam companhia e, apesar dele ter tudo, creio que está um pouco sozinho. Isto penso eu, cá para mim.
Mas adicionar duas ou três fêmeas a um aquário tão pequeno assusta-me. E se sobrelotar o aquário e os parâmetros destabilizarem ?
Nunca fui a favor de colocar peixes num aquário com menos de 30l, especialmente para os principiantes, mas já vi que não há assim grande problema em colocar um guppy num aquário de 23l.
Agora, peço que me orientem um pouco, já é demais colocar mais duas guppys fêmeas, certo ?
Sentir-se-á o guppy que tenho sozinho, ou é apenas impressão minha ?
Obrigado

.