lago artificial

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça abr 08, 2008 8:40 am

É que de momento tenho alguns lagos a necessitarem de assistência. E alguns são superiores a 10.000 litros, fica a lista actual:
No Algarve com 500 e outros dois com 15.000 litros
No Ribatejo com 10.000 e 25.000 litros
Em Lisboa são:
Amoreiras: com 1.000, 2.000 e 6.000 litros.
Saldanha: com 400, 2.000 e 4.000 litros
Campo Grande: com 25.000 litros.
Alvalade: 100 e outros dois com 500 litros.

E os de chelas necessitam de topografo para dimensionar, teverá ser mais o menos 250 m3, outros dois com 750 m3 e o principal teverá ser superior a 15.000 m3 de água. É verdade os seus volumes são tão elevados que o volume é medido em m3 e não existe resposta no ramo da aquariofilia.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Tioayres
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm

terça abr 08, 2008 7:02 pm

Aquapet Escreveu:É que de momento tenho alguns lagos a necessitarem de assistência. E alguns são superiores a 10.000 litros,
É verdade os seus volumes são tão elevados que o volume é medido em m3 e não existe resposta no ramo da aquariofilia.
É uma proposta bastante desafiadora dares a manutenção nesse grandes volumes de água. O aconselhável mesmo é pesquisares bastante pois não conheço fóruns ou sites específicos que lhe dariam tal suporte, geralmente essas manutenções é em carater comercial/profissional e não se divulgam os pormenores. :wink:

Sucesso na empreitada e no que eu puder ajudar estarei por aqui. :lol:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

terça abr 08, 2008 8:55 pm

Está muitoooo bom mesmo , haja espaço , vontade e algum dinheiro ;)
Parabéns mesmo , pena eu não ser grande apreciador dos peixes que aí estão mas de resto 5 *
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

terça abr 08, 2008 9:10 pm

PedoM10 no verão também podes sempre da uns mergulhos :D Já disse mas vou voltar a dizer lindo
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

quarta abr 09, 2008 7:55 am

Tioayres Escreveu: Xiiiiiiii!!! Não sei se postou para ser questionado ou "se" realmente não tens conhecimento sobre a questão.

Tanto aquas quanto lagos, NUNCA se deve fazer TTAs. A excessão seria uma gravíssima doença e aida haveria questionamentos sobre tal.

Obs.: Não quero polemizar mas, sou um "laguista". Tenho adquirido alguma experiencia na questão e "acredito" estar um pouco habilitado a fornecer algumas digas e como gosto muito do assunto geralmente dou algumas opiniões sobre. :lol:

a) Esse laguinho foi construído "recentemente" porisso não está estabilizado e sofrerá muitas oscilações ainda;
b) Em princípio essa fauna é incompatível apesar de os peixes ainda serem pequenos, pois foi o que observei;
c) Essa troca de água será ótima "se" a água de reposição for de qualidade. De onde vem essa água?

Caso seja do interesse continuarmos a trocar informações todos nós estaremos aprendendo, ok?
A água vem de um furo artesiano que abastece tanto toda a casa com também o lago do jardim. A água foi está analisada em laboratório, apresenta valores normais tanto de nutrientes/sais/iões, tem pH ligeiramente ácido, e é potável, por isso presumo que também seja boa para reabastecer o lago.

Infelizmente ainda estou à espera das plantas, já devia de as ter no lago à mais de duas semanas. Quanto à fauna, porque diz que as especies não são compativeis? Sempre vi kinguios juntos com carpas koi, aliás, a maioria dos lagos que observo sao assim mesmo..

Abraço e obrigado pelas dicas :wink:
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
PedroM10
Membro Veterano

quinta jun 19, 2008 3:42 pm

Tenho duas plantas de nenufares no lago, breve ponho aqui fotos..

Outra coisa, comecei a ver uns alevins no lago, peixes minusculos, às dezenas, tirei alguns do lago para um aquário maternidade pois eles são tão pequenos que passam nos tubos que retiram água do lago..

Sõ não sei se são das carpas Koi ou dos kinguius, são mt pequeninos ainda e quase transparentes...

Breve coloco fotos..

abraço
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quinta jun 19, 2008 7:24 pm

Boas Pedro

Parece-me que conheço esse lago de outro forum :wink:
Em relação a fauna, aconselho-te a não colocar mais, porque a relação peixe/Litros de agua para as carpas são de mil litros.
Como já tens renovação de agua ao a agua do lago ser utilizada para rega (desde de que não seja toda de uma vez) basta-te colocar plantas aquaticas que te vão fazer uma filtragem biologica excelente. Plantas que pode usar, junco, sombrinhas chinesas, valisnérias, etc.
Para não perderes os alevins, coloca uma rede na boca do tubo.

cumprimentos.
PedroM10
Membro Veterano

quinta jun 19, 2008 7:27 pm

Diariamente cerca de 1/10 da água é renovada..

abraço

Não vou colocar mais fauna, o lago já está bem decorado e quando os peixes crescerem não vai dar para muito mais (tenho cerca de 10 carpas Koi e 15 kinguios)

abraço
PedroM10
Membro Veterano

terça jul 01, 2008 9:42 pm

Aqui vão umas actualizações do lago, já com o crescimento de algumas plantas e também de alguns alevins nascidos aqui(na imagem 3)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraço
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quinta jul 03, 2008 8:23 am

Sempre gostei de papiros.
Existem nenufares de outras cores e um rosa ou amarelo no meio dos dois brancos ficava muito bem.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
PedroM10
Membro Veterano

quinta jul 03, 2008 2:24 pm

Já agora, que especie é que isto é??

Imagem

tenho algumas dezenas destes no lago..

Serão Kinguios? é que tenho alguns kinguis que há algum tempo atrás andavam com a barriga mt grande, conforme postei aqui neste post..

Abraço
hadown
Membro
Registado: sexta set 28, 2007 8:40 pm

terça jul 08, 2008 11:27 pm

Está excelente! :o
Parabens, Pedro.
Nunca pensaste por ai uma ou duas tartarugas? :lol:

Abraço e boa sorte com a peixaria :P
PedroM10
Membro Veterano

quarta jul 09, 2008 12:37 pm

Por acaso pensei nas tartas, mas tinha de por uma vedação à volta do lago, o que estéticamente não era muito bonito, depois as tartarugas iam andar a caça dos peixes, como é hábito nas espécies aquáticas, e depois tenho imensos gatos na zona que poderia ser um risco para as tartarugas..

Por enquanto não vou meter nenhuma, mas foi uma ideia que já me passou pela cabeça..

a propósito, vejam este kinguiu que nasceu no lago

Imagem

Bonito, não é? :D :D

abraço
kariban
Registado: quarta ago 12, 2009 12:51 pm

quarta ago 12, 2009 1:06 pm

Ora bem, eu não percebo nada ou pelo menos quase nada deste assunto, mas estou a pensar fazer um lago em minha casa, no jardim.

A área que tenho disponíel não é muito grande, e não sei bem a profundidade que tenho, mas penso que a profundidade não vai ser problema.
Estou a pensar talvez 1,5m a 2 m de comprimento e entre meio metro e um metro de profundidade. Será que em questão de profundidade, devido ao clima a água não aquecerá muito com uma profundidade de meio metro?

Agora o meu maior problema é...Como começar??
claro que primeiro tenho que definir a área e começar a cavar!!(julgo eu que é isto)
mas depois de ter o buraco, o que tenho de fazer? um simples oleado será suficiente para reter a água? o que é necessário mais?

outra duvida que tenho. O lago irá ter água doce, claro, não haverá problema em ter pedras recolhidas na praia, no mar?terá alguma influencia na salinidade? é que aqui na minha zona(Figueira da Foz) é difícil encontrar pedras no rio e não estou a ver outro sítio sem ser o mar para arranjar pedras.

depois tenho uma dúvida quanto à filtração.
Num lago pequeno será mesmo necessário uma bomba e um filtro? ou a utilização de plantas é suficiente?

Outra questão que eu tenho. Qual preço de um lago deste género?preço de uma bomba, de plantas, peixes...

Aproveito para dar os parabéns aos "autores" das "obras de arte" aqui postadas e não parem de melhorar os vosos lagos.

Já agora deixo uma sugestão, na minha opinião acho que ficaria mais lindo um lago com uma forma menos regular e com mais vegetação(mas não em demasia) no caso do lago do pedro, tendo em conta o tamanho penso que um formato mais irregular e uns acabamentos e pode ficar ainda melhor ;)

abraços :)
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

sábado ago 15, 2009 11:41 pm

Atenção que os papiros devem estar dentro de vasos, caso contrário é uma questão de tempo até furarem a lona.

Luís Guerreiro
Responder

Voltar para “Peixes”