SOS PEIXES DOENTES

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

segunda abr 21, 2008 11:40 am

Então é o seguinte, no aqua principal vou tentar fazer nova TPA, tirar o carvão activo e deitar o fungicida.

Os peixes do saco, como ainda ontém deitei a última dose de baktopur. amanha passam para o hospital e também deito fungicida. Ficam lá até eu ter a certeza que passou. logo ao almoço vejo o nome do tal remedio para fungos e digo qualquer coisa. A farmácia dos peixes começa a ser maior do que a minha :roll:
ZABOU
Membro Veterano

segunda abr 21, 2008 5:07 pm

Alto aí, o meu Sr. Albino também já tem a cauda cortada :evil:

Ok é desta que vou mesmo ter que medicar o aqua principal.

Os camarões e alevins de quarentena no hospital para não morrerem com os remédios, os outros todos a tomar Baktopur no aqua principal com a temperatura da água mais alta (li algures que é bom contra os fungos) No fim do tratamento se os fungos continuarem, fungicida para todos. É assim o melhor a fazer ou não :? ? Devo usar Baktopur, ou Baktopur Direct?????

Uma dúvida :

Tiro o carvão activo durante o tratamento, ponho no fim para absorver os restos de medicação. E depois?????? Troco por um carvão novo?? Como é que ficam os peixes se o tratamento mata grande parte das bacterias nitrificantes? Faço TPA com stress Zime e Stress Coat e será suficiente????

Eu sei que estou a ser chata com tantas trocas e baldrocas, mas é que eu queria mesmo evitar de medicar todo o aqua, mas neste momento parece-me que não tenho outra opção :?

Obrigado a todos
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

segunda abr 21, 2008 9:35 pm

Boas,
Enviei-te uma MP há que tempos e continua a dizer "a enviar" em vez de "enviada". Algum problema informático no Website, Moderação?

É assim:

1)- Põe os peixes doentes no hospital e medica com Baktopur.

2)- Quando o tratamento estiver concluído, faz o medicamento para fungos se ainda fôr preciso, mas antes retira o Baktopur, com valentes TPAs.

3)- Muda os peixes já tratados para o principal e os camarões para o hospital (com água nova).

4)- Põe 1/2 dose de Baktopur no principal para desinfecção de precaução.

5)- 1 a 2 dias depois, retira o medicamento com carvão activo durante 24 horas e volta a pôr os camarões no principal.
Adiciona Stress Zyme na altura em que puseres o carvão (este vai para o lixo no fim).

Fica sempre de olho na amónia dos aquários medicados. Se começar a subir demasiado, faz TPA de 30-40%, põe med. para essa quantidade de água nova.

Desculpa, mas pensei que o Baktopur não fizesse mal aos camarões, daí andarmos em comprimentos de onda diferentes.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ZABOU
Membro Veterano

terça abr 22, 2008 10:41 am

Tilapia, tal como já te disse na minha MP eu não pude esperar tanto pelas vossas respostas e resolvi arriscar.

Com medo que as bacterias já andassem pelo aqua todo, resolvi medicar o aqua principal.

Os camarões estão no hospital a ambientarem-se, daqui um dia medico com o Pimafix da API "Uma maneira natural e segura de tratar uma ampla variedade de infecções fúngicas em peixes. Também trata infecções bacterianas internas e externas. Pimafix trata fungus (ou doença do algodão), infecção fúngica na boca ou corpo do peixe e vermelhidão do corpo e nadadeiras. Recomendado para peixes de água doce ou salgada." Também não faz mal as plantas ou invertebrados, e não destroi o filtro biológico.

Uma vez tratado o aqua principal com o Baktopur e o Pimafix, passo tudo para o hospital, desmonto o aqua principal, desinfecto e começo do zero.

Acho que também vou desparasitar os peixes antes direm para o hospital. Como é que costumam fazer isso?

Agora seja o que Deus quiser.

Mais uma vez, mil vezes obrigado a todos os que me ajudaram :wink: , apesar de nem sempre eu ter seguido os vossos concelhos :oops: , a inexperiencia e o pánico não são nada bons amigos. Mas mesmo assim, aprendi imenso e espero que isto possa ajudar alguém no futuro.

UM CONCELHO DE AMIGO :
INFORMEM-SE JÁ E COMPREM JÁ TODOS OS REMÉDIOS NECESSÁRIOS
para não andarem feitos tontos a comprar um de cada vez, de marcas diferentes e etc...
Tilapia
Membro Veterano

terça abr 22, 2008 12:46 pm

Boas ZABOU,
Só uma chamada de atenção: cuidado com as misturas de medicamentos.
Por vezes podem ter interacções fatais.

Se fosse a ti, terminava o tratamento com o Baktopur, de acordo com a bula, tirava esse medicamento com TPA 50% e carvão activo por 24 horas e só depois punha o Pimafix.
Boa Sorte e Cumps.

P.S.: Para desparasitação interna tens o Tremazol da Sera. Também tens o Flagyl e o Fluvermal, mas o Tremazol já vem preparado específicamente para aquários.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ZABOU
Membro Veterano

terça abr 22, 2008 12:53 pm

Pois é isso que estou a fazer, primeiro o Baktopur, depois o Pimafix, e depois desparasitar.
Tilapia
Membro Veterano

terça abr 22, 2008 3:25 pm

Olá ZABOU,
Recebi agora a tua MP de hoje das dez e um quarto, salvo erro. Também te enviei uma ontem que demorou séculos a ser enviada. Algum problema com o Fórum. :x

De qualquer maneira, aqui vai:

Fizeste bem, na ausência de respostas em avançar pois são doenças contagiosas e de rápido alastramento.

Deixa o Baktopur ir até ao fim do tratamento e depois faz o Pimafix, se necessário.

Podes aplicar uma leve dosagem de Baktopur nos camarões se te dizem que assim não os afecta, embora eu pusesse Pimafix que não faz mal aos invertebrados.

O carvão activo guarda-se a seco, molhado, frio, quente, como quiseres. É uma matéria inerte. Não se altera com o tempo, nem mesmo depois de molhado... seco de preferência para não absorver impurezas e químicos da água onde o guardas.

Penso não me ter esquecido de nada.Qualquer coisa apita, mas verifica se as MPs estão mesmo a ser enviadas ou ficam na pasta "a enviar" uma eternidade.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta abr 23, 2008 7:58 am

Entre medicamentos de marcas diferentes não sabemos como irão reagir quimicamente. Assim é recomendavel fazer uma limpeza quimica a água entre medicamentos com carvão activo.

:oops: Não compreendi porque queres fazer tantos tratamentos aos peixes?
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

quinta abr 24, 2008 1:01 am

Zabou ....

Como estão os peixes estão se recupenrando ???

Nos manda noticias ....

Abraços

Du
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 151</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... >&nbsp;</p>
<p>&nbsp;Respeitem a vida e aqu&aacute;rismo n&atilde;o &eacute; brincadeira!!!! pense nisso.</p>
ZABOU
Membro Veterano

quinta abr 24, 2008 8:15 pm

Lamento não ter dado notícias antes, mas tanto eu como a minha menina temos andado doentes.

Então é assim, a ultima fêmea ficou muito magrinha e acabou por morrer.

Acabei o tratamento da Baktopur, hoje fiz uma TPA de 50% e voltei a pôr o carvão activo. A agua continua verde. Vou esperar 24h e se ainda estiver muito verde faço outra TPA.

Aquapet, penso fazer esta medicação toda porque os peixes não estão bem. Por além de uns terem as barrigas demasiado redondas para o meu gosto, volta e meia esfregam-se na areia, hoje até uma corydora fez isso. Penso que sejam parasitas.

Também suspeito de fungos, porque a ultima fêmea a morrer tinha tipo tufos brancos pelo corpo, e acho que os restantes Guppys têm tipo um pó branco sobre tudo à volta da boca e dos olhos. Deus queira que não seja ictio.

Já que comecei a medicar, medico tudo e seja o que Deus quiser.

Nos camarões vou deitar só pimafix.

Tenho em casa Flagil, o problema é como controlar se eles comem ou não a sua respectiva dose? Quando usei o Flagil da primeira vez, disseram-me para diluir um comprimido por cada 40L de água durante 7 dias. O que acham?????????
Tilapia
Membro Veterano

quinta abr 24, 2008 8:24 pm

Boas,
O pimafix, pelo que descreveste antes, trata de fungos e bactérias. Pois muito bem usa-o não sem antes tirares o Baktopur da água. Reforça as TPAs para despachar o processo e poderes começar com o pimafix.

Quanto ao flagyl, o tratamento que te indicaram está bem. Mais uma vez não sei se pode ser efectuado ao mesmo tempo.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ZABOU
Membro Veterano

quinta abr 24, 2008 8:33 pm

Ola Tilapia,

Acho que vou fazer o Pimafix que são só 3 dias, e depois o Flagil.

Já agora, como agora tenho o hospital, sempre que quiser comprar uma nova planta ou um novo peixe, o que acham que devo fazer? Ponho no hospital simplesmente de quarentena ou devo fazer algum tratamento de prevenção?
Tilapia
Membro Veterano

quinta abr 24, 2008 8:45 pm

Eu costumo usar o Ektol Cristal (retira as mucosas danificadas e liberta os agentes patogénicos para a água) em conjunto com o Punktol (anti-ectoparasita). Como são ambos da JBL e eles próprios aconselham a usá-los em conjunto, é o que faço.
O Flagyl, uso também em conjunto. Experimentei primeiro e não tive problemas. Tratamento (ou prevenção, melhor dizendo) de 5 dias.

-Ektol Cristal todos os dias durante 3 dias.
-Flagyl 1/2 comprimido de manhã e à noite durante 4 dias.
-Punktol mais ou menos 2 ml para 20 litros 1 só vez para os 5 dias.

O meu aquário hospital/quarentena tem 20 litros e as quantidades de medicamentos são ínfimas.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ZABOU
Membro Veterano

sexta abr 25, 2008 5:14 pm

Já morreram mais 2 Guppys, outros 2 vão pelo mesmo caminho.
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

sexta abr 25, 2008 6:12 pm

Pois é complicado , normalmente os guppys quando são afectados não conseguem recuperar tão bem como um oscar ou outros peixes de maiores dimensões.

Tente lá recuperar o que dá.
Responder

Voltar para “Peixes”