Primeiro Aquário - Recomeçar a Aquariofilia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
madeira13
Membro Júnior
Registado: quinta jul 23, 2009 10:33 am

quinta dez 09, 2010 2:37 am

corydoras, guppys, platys, mollys, espadas e outros são peixes em que o valor do Ph a volta de 7.0-7.3 e pode variar mais um pouco.

Aguardares mais uns dias o ciclo não vai alterar o Ph. com o ciclo feito ou nao o Ph da agua não vai alterar. O que pode alterar o Ph é o que colocas na agua, troncos e injecçao de CO2 baixam o PH. Existe tambem a trufa. mas vai sujar a agua.
XkO20
Membro
Registado: sexta mar 19, 2010 2:09 pm

quinta dez 09, 2010 9:48 pm

Hoje fui dizer que o produto para baixar o pH não estava a fazer nada.
Ele perguntou-me se tinha alguma concha ou cenas assim que influenciasse o pH. Falei-lhe de uma casca de côco que era de um gelado que comi há uns meses atrás. Mas, antes de colocar, lavei-a e fervi em água. Ele disse que na mesma ela pode ter químicos que provocassem o que está a acontecer.
Mas depois ele perguntou-me se, antes de colocar o produto, eu tinha tirado a caixa do carvão do filtro. Óbvio que não tirei porque ele não me disse para tirar. Ele pediu desculpa e diz que o carvão "filtra" o produto para baixar o pH e assim não deixa fazer o efeito.
É verdade ou acham que não devo confiar nele? É que até agora, ele tem me ajudado em todas as dúvidas e eu tenho vindo aqui confirmá-las. Até agora tem corrido tudo direito como ele disse, menos isto do pH.
De qualquer maneira, fiz o que ele disse e já noto alguma diferença.
Amanha saberei se já tem um pH "mais aceitável" ou não...

obrigado
XkO20
Membro

terça dez 14, 2010 10:29 pm

Boas.
O pH não baixou muito. Continua pelos 7.3 - 7.4.
De qualquer maneira, já tenho 3 guppys lá dentro. Acho que são 3 fémeas.
Uma semana depois, já deve ser suficiente para perceber se posso adicionar mais. [CORRIJAM-ME se estiver errado] Vou arranjar um Macho Guppy, 3 Corydoras e talvez um Betta (fémea).

Vou agora tirar uma foto e já venho cá partilhar.
XkO20
Membro

terça dez 14, 2010 11:32 pm

Elas estão muito "energéticas". Devem estar stressadas por terem mudar de aquário. Estão de maneira que nem consegui apanhar as 3 juntas numa fotografia. Mas, são muito parecidas. (Estou a escrever no feminino porque acho que são fémeas. Os machos são aqueles lindos pequenos cheios de cores, não é?)

Imagem Imagem

Uploaded with ImageShack.us
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça dez 14, 2010 11:42 pm

São fêmeas sim. é normal não pararem quietas, os guppys são assim. Os machos têm caudas longas lindíssimas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

XkO20
Membro

terça dez 14, 2010 11:53 pm

dinodane Escreveu:São fêmeas sim. é normal não pararem quietas, os guppys são assim. Os machos têm caudas longas lindíssimas.
Obrigado Dinodane. É impressão minha ou uma delas tá grávida?
dinodane
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 12:01 am

Até podem estar as três, elas armazenam esperma. Mas, sim a que tem o ponto negro deve estar.

XkO20
Membro

quarta dez 15, 2010 12:05 am

dinodane Escreveu:Até podem estar as três, elas armazenam esperma. Mas, sim a que tem o ponto negro deve estar.
Obrigado. Fiquei mais contente ainda :P

Sexta-feira devo ir buscar as Corydoras :)

PS: Encontrei um búzio/caracol pequenino na planta natural :P
Última edição por XkO20 em quarta dez 15, 2010 10:46 am, editado 1 vez no total.
Anamar7
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:03 pm

quarta dez 15, 2010 5:02 am

Quanto tempo demora um aquário a ficar pronto a introduzir os peixes? Colocar o fundo, plantar, etc, suponho que existirá um tempo de pausa até colocar os 1ºs animais...(Não sei ainda as dimensões exactas, mas é bastante grande)
XkO20
Membro

quarta dez 15, 2010 10:45 am

Anamar7 Escreveu:Quanto tempo demora um aquário a ficar pronto a introduzir os peixes? Colocar o fundo, plantar, etc, suponho que existirá um tempo de pausa até colocar os 1ºs animais...(Não sei ainda as dimensões exactas, mas é bastante grande)
Geralmente, o Ciclo faz-se em 3, 4 semanas. 1 mês é o mais aconselhável.
Sabe o que é o "Ciclo"?
Anamar7
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:03 pm

quarta dez 15, 2010 3:34 pm

XkO20 Escreveu:
Anamar7 Escreveu:Quanto tempo demora um aquário a ficar pronto a introduzir os peixes? Colocar o fundo, plantar, etc, suponho que existirá um tempo de pausa até colocar os 1ºs animais...(Não sei ainda as dimensões exactas, mas é bastante grande)
Geralmente, o Ciclo faz-se em 3, 4 semanas. 1 mês é o mais aconselhável.
Sabe o que é o "Ciclo"?
Obg. Suponho que o ciclo tenha a ver com a oxigenação e desenvolvimento das plantas...Estou a começar, ainda não sei muito, tenho estado ocupada com o tema "Gato"; mas é p/ um espaço de acesso público, queria fazer tudo direitinho, p/ depois não ter problemas...Primeiro achei que era melhor contactar uma loja, mas agora que estou entrei neste mundo dos pets penso que será mais divertido fazê-lo eu própria (com ajudas, claro por muito que investigue não tenho a pretensão de saber mais que o pessoal já experiente).
dinodane
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 3:55 pm

O ciclo a que o XkO20 se refere é o ciclo do azoto e nada tem a ver com o desenvolvimento das plantas ou com a oxigenação da água.

Quando se monta um aquário, a água é "estéril", ou seja, não existem determinadas bactérias que decompõem matéria orgânica tal como alimentos não consumidos, dejectos dos peixes, etc em compostos que possam ser utilizados pelas plantas e não sejam mortais para os peixes.
Como o aquário é um ecossistema fechado, é essencial que estas bactérias estejam presentes, ou outros microorganismos decomporão os desperdícios orgânicos em substâncias tóxicas para os animais, tal como a amónia. O que as bactérias boas fazem é transformar a amónia venenosa em nitritos que por sua vez são processados em nitratos, que são aproveitados como alimento pelas plantas. No entanto e apesar de serem muito menos tóxicos que a amónia temos que nos ir livrando deles, e é aqui que entram as trocas parciais de água.

O pessoal que se inicia no hobby muitas vezes não sabe o que é nem faz a ciclagem, com resultados devastadores para os peixes que são introduzidos no aqua logo após a sua montagem quando este não está preparado para receber carga biológica e acabam morrendo passado pouco tempo.

Leia aqui este tópico que explica mais detalhadamente a importância da ciclagem e como deve ser feita: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151

XkO20
Membro

quarta dez 15, 2010 6:45 pm

Dinodane, acho que estou com um problema com as minhas Guppys :(

Elas continuam muito energéticas e nem se esforçam para comer. Ontem ainda comeram. Muita coisa entrava e saía a seguir, mas comeram.
Hoje, ou não vêem a comida ou passam por ela, e nem querem comer.
Ás vezes entra na boca e sai e não se esforçam para comer mais.

Eu fico a pensar:
- Será porque é um aquário grande de maneira a que elas nem querem ir atrás da comida?
- Será que o fluxo do filtro é forte demais de maneira a que elas nem se esforçam para comer?
- Será que não gostam dos flocos? [São uma mistura - por secções - da Tatra Menu]

:( Não é um bom começo, pois não?

PS: Lembrei-me de outra coisa... será que elas estão a comer o algodão da Cabomba (A primeira planta que introduzi no aquário, que ainda não formou raiz, daí vir num vaso)?
dinodane
Membro Veterano

quarta dez 15, 2010 8:07 pm

Duvido, isso não é nada apetecível para os peixes.

Atenção ao excesso de comida também, convém retirar pois não tem outros peixes que o comam.
Amanhã torne a dar e observe se comem.

XkO20
Membro

quarta dez 15, 2010 8:15 pm

dinodane Escreveu:Duvido, isso não é nada apetecível para os peixes.

Atenção ao excesso de comida também, convém retirar pois não tem outros peixes que o comam.
Amanhã torne a dar e observe se comem.
O que é que não é apetecível? A comida que lhes dou ou o algodão?
Calculo que seja o algodão lol.
De qualquer forma, não acho normal. Elas estão sempre cá e lá mas nem vão la cima comer. Fico mesmo a pensar que a corrente é forte de mais para estarem atrás da comida. Enfim.
Não dou mais comida hoje e amanhã vejo como corre.
Obrigado Dinodane!
Responder

Voltar para “Peixes”