Projecto - Tanque Exterior

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo abr 17, 2011 12:17 pm

Obrigada Tekilla e mafia!
Já sei onde pôr, num local a poente, onde ainda por cima a casa faz esquina, logo as paredes de um lado e do outro vão projectar sombra sobre o tanque ;)

Mafia quando dizes "aguardar dois dias com tudo a funcionar", tudo a funcionar implica algum tipo de material de filtragem da água ou algo assim? Ou só mesmo as pedras no fundo, a água...

Já agora, devo desinfectar o material que meto? Tipo, fervendo?
Se calhar já há algum tópico sobre isso... vou procurar.
mafia69
Membro Veterano
Registado: domingo mai 16, 2004 10:32 am

domingo abr 17, 2011 12:38 pm

Pois eu não sei se optaste por colocar alguma filtragem, mas eu aconselhava. Uma bomba para lagos exteriores vai ajudar na oxigenação e na filtragem dos detritos (e os dos peixes dourados não são poucos). Nesse caso colocarias tudo a funcionar, sistema de filtragem etc.

Quanto ao ferver, depende do que tencionas colocar, mas penso que não seja necessário. O areão deve ser lavado várias vezes até a água da lavagem não apresentar poeiras, e as pedras também. Não se esqueça de, se colocar plantas enraizadas, de o fazer dentro de pequenos vasos cobertos com uma meia de nylon, para evitar que a terra se espalhe e que os peixes destruam as raízes.
marianamar
Membro Veterano

domingo abr 17, 2011 5:43 pm

Eu ainda não optei por nada, antes de tudo tenho de mover aquele pedregulho... esta semana, espero, mas depende de como correm as restantes obras em casa, mais urgentes x)

Obrigada pelas dicas! O que vou fazer agora é pegar na listagem de espécies que me recomendaram aqui e ir à loja de animais em que mais confio, no Glicínias de Aveiro, a ver quais é que se arranjam. A ideia não é comprar já à tola, mas ver quais são as hipóteses viáveis ;)

Sobre a ciclagem do tanque, tendo de deixar as plantas um dia a repousar, depois meter as gambusias, depois os dourados... Posso ter os peixes num recipiente provisório durante esse tempo?

Quero dizer, posso comprar tudo no mesmo dia, trazer para casa e meter logo as plantas no tanque já preparado e "repousado", e deixar as gambusias e os dourados num recipiente provisório até chegar o seu momento? Podem ficar no mesmo recipiente ou é melhor separar? Um recipiente de 100 litros serve de alojamento para esses 1 dia gambusias / 3 dias dourados?

Desculpem fazer tanta pergunta... prefiro ser chata agora a fazer asneiras depois!
mafia69
Membro Veterano

domingo abr 17, 2011 5:57 pm

Até podias, mas para isso das duas uma, ou já tinhas esses 100l de água ciclada, ou trazias 100l de água do aqua onde eles estão. :lol: O melhor mesmo é combinar com a loja, pagar, e ir buscar só quando for para os colocar no tanque, assim, se um morrer na loja, a responsabilidade não é tua, e é melhor para os peixes pois evitam andar a saltar de tanque em tanque.

As gambusias é muito pouco provável que na loja de animais tenham, mas poderão arranjar. Caso contrário a única opção será pegares numa rede de aquario e ir a um qualquer lago de jardim ou riacho. As gambusias foram introduzidas em Portugal como tentativa de controlar os mosquitos, e como sempre, deu em asneira, espalharam-se como uma praga por praticamente todos os cursos de água do país. Por isso podes apanhar sem problema, não são espécie autoctone e não são protegidas.

Imagem

Imagem
marianamar
Membro Veterano

domingo abr 17, 2011 6:19 pm

O problema é que daqui a Aveiro ainda é uma viagenzita e o gasóleo está caro, isso implica três viagens de ida e volta em poucos dias... ai a crise 8)

Com as plantas seria tão complicado mudar de águas como com os peixes?
E ciclar implica SÓ deixar a água repousar uns dias? Mais nada? Parece fácil demais...

Ah bem. Há um riacho mesmo aqui ao pé de casa, já lá vi peixinhos, se calhar são mesmo gambusias e nem sabia... vou imprimir a foto e levar pra confirmar no momento da captura, não vá eu trazer outra espécie qualquer e arranjar problemas...
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

domingo abr 17, 2011 7:20 pm

Não compres todos os peixes de uma só vez. Não tenhas pressa.
Enche o tanque e mete as plantas, depois vais comprando os peixes aos poucos.
mafia69
Membro Veterano

domingo abr 17, 2011 8:19 pm

Cuidado para não apanhar um achigã bébé... Senão em menos de nada fica um monstro que lhe vai dizimar os outros peixes todos :lol:

antes
Imagem

depois
Imagem
marianamar
Membro Veterano

domingo abr 17, 2011 10:45 pm

Ui que bocarra xD

Acho que vou fazer isso element, começando pela pesca aos gambuzinos... ups, gambusias! :D

Fui agora à tal loja em Aveiro, uma ZooFeira. Tinham nenúfares e outras plantas mas desconheciam as alfaces aquáticas.
Tinham shubunkins (acho que vou escolher dois em vez dos cometas).
Também tinham muitos barbos, mas estavam nomeados segundo a cor?... Serão os mesmos barbos de que falaram?
Neons tinham mas nenhum segundo o nome neon chinês ou white cloud... tinham um dourado e um falso dourado, não é o mesmo peixe pois não?
Camarões tinham mas também não tenho certeza de serem os mesmos...

Não posso pôr nenhuma rã aquática no tanque pois não? Acho-lhes imensa piada xD
*editado*
Pra dizer que entretanto pesquisei e percebi que não é possível, já que ela salta do tanque e... morre seca.

Off topic, tinham uma ninhada de ratz albinas e duas mamãs com bebés recém nascidos, estive mesmo pra voltar pra casa com ratazanas em vez de peixes :twisted:
mafia69
Membro Veterano

segunda abr 18, 2011 12:05 pm

Rãs só estou mesmo a ver a rã de unhas africana. São totalmente aquáticas e não crescem muito como as xenopus.
marianamar
Membro Veterano

segunda abr 18, 2011 12:47 pm

Mas parece que o tanque tinha de ser tapado... e também parece que ela podia comer os peixes :?
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

segunda abr 18, 2011 4:14 pm

marianamar Escreveu:Mas parece que o tanque tinha de ser tapado... e também parece que ela podia comer os peixes :?

Quando perguntei numa loja de animais se podia ter uma rã no meu aquário, a senhora respondeu-me que elas comem os peixes e que podem atingir dimensões enormes... :)
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
marianamar
Membro Veterano

segunda abr 18, 2011 4:51 pm

As dimensões dependem da espécie... mas já vi que o comer peixes é mal comum x)
mafia69
Membro Veterano

segunda abr 18, 2011 6:40 pm

marianamar Escreveu:As dimensões dependem da espécie... mas já vi que o comer peixes é mal comum x)
As que falo não crescem muito, e também acho muito improvavél que comessem um shubunkin... e até mesmo uma gambúsia adulta pois são bastante ageis. A alimentação destas rãs baseia-se mais em vermes e insectos.
marianamar
Membro Veterano

segunda abr 18, 2011 7:20 pm

Ah... é que quando falaste nessa rã fui ler um artigo sobre ela no anfíbio.org e dizia que se alimentava de peixes e animais mais pequenos, então fiquei com essa ideia.
ReptilXxX
Membro Veterano
Registado: quinta out 21, 2010 1:26 pm

terça abr 19, 2011 1:46 pm

Onde se pode apanhar achigãs bebes?
Queria 1 peixes fixes ^^
Responder

Voltar para “Peixes”