Ajuda URGENTE para peixe Betta combatente!!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
wenxi
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

domingo abr 13, 2008 2:08 am

Boas,

Ainda bem que a casinha ficou aprovada. É sinal que valeu o esforço e ele tem condições para estar bem :)

Obrigada pelos elogios :oops:

Respondendo ao Tilapias... tem de me dizer as coisas com calma, estava agora a relaxar porque ele estava bem e já aí vêm coisas novas :o

Estou a brincar e agradeço as dicas, vou estar alerta e se depois for preciso testes falaremos com mais promenor. Pode ser? :wink:

Respondendo ao Tioayres, o filtro está no minimo para n fazer muita agitação na água e como ele anda mais pela superficie eu coloquei o filtro com a ponta virada para baixo :wink:

E tal como o Tilapia, eu ia referir a importância do filtro para a filtragem biológica (n por estas palavras claro), porque sem o filtro eu teria de estar sempre a trocar de água de 2 em 2 dias (tal como me avisou) e penso que o Tailes acabaria por ficar mais agitado de andar sempre a ser mudado, do que com a presença do filtro. Não concorda?

Em relação ao areão pode n ter ficado bem lavado, quando o tirei do saco tinha muito pó e por outro lado tem estado a uso no aquário. De qualquer das formas para a próxima vou trocá-lo, pode n ser bom e também n foi nada caro :P

E por fim, estou mais descansada pelo tamanho n levantar qualquer problema. Perguntei só mesmo por descargo de consciência, pelos outros serem de facto bem maiores. Assim, o Tailes sai ao resto da familia eheheh

Vou dando noticias dele e mais uma vez obrigada a todos por tudo :)

Cumprimentos
Tioayres
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm

domingo abr 13, 2008 2:35 am

Tilapia Escreveu: O filtro não serve só para oxigenar a água através da agitação da superfície. Serve também para reter partículas e sobretudo para a filtragem biológica de que já tínhamos falado.
e etc e etc. e que estás completamente certo e eu não. (rsrs)
Como estava meio sonolento me deixei levar unicamente pela movimentação e oxigenação da água o que de fato leva às desvantagens que citei e que os Bettas não gostam e necessitam.
Quanto a filtração e a colônia de bactérias tens a minha nota máxima pela exatidão. :D

Ps.: Ainda bem que temos bons companheiros que por vezes nos auxiliam quando nos escorregamos. :wink:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

domingo abr 13, 2008 10:13 am

Tioayres Escreveu: Ps.: Ainda bem que temos bons companheiros que por vezes nos auxiliam quando nos escorregamos. :wink:
Tenho a certeza que um dia serás tu a segurar-me antes de eu "cair". :P

Wenxi: o fenómeno de que te falei já está a acontecer. Não é por isso que tudo se torna urgente!
Calma é a palavra de ordem na aquariofilia, e com calma iremos todos tratar do Tailes. Eram 2 da manhã quando respondeste; é natural que já quisesses mais "calma" :D
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
wenxi
Membro

domingo abr 13, 2008 12:00 pm

Bom Dia

Notícias de última hora do Tailes... Ele acordou com um apetite voraz e já come flocos! viva \º/

Pois é, hoje fazia uma semana que lhe deixei de dar artemia e ele n comia os flocos, n sei o que lhe fez mudar de ideias. Quando lhe fui dar de comer, ele parecia que andava a ver se apanhava umas bolhinhas que se deslocavam ao de cima da água por causa do movimento da água e eu pensei "tás com fome?" :)

Como de costume toquei na água para ele vir para o sitio onde ponho o comer e zás! mal o comer caiu à água ele devorou-o e ficou lá à espera de mais... e eu dei-lhe mais uns cadinhos e ele comeu logo. Agora n fica nada na água, ele come tudo :P

N quero dar-lhe comida a mais, mas acho que se fosse lá dar ele comia outra vez :P
(será que ele quer acabar com os flocos para ir à artemia ehehehe)

Não sei se ele está faminto e resolveu render-se aos flocos ou se pensa que anda à caça e isso estimulou-o, porque o comer desloca-se por causa do filtro e ele vai todo doido atrás eheheh

Ainda pensei que com o stress lhe desse para comer, mas ele ontem mal ia para ao pé do filtro e hoje já anda por todo lado, até foi apanhar um cado do floco que estava a afundar-se ao pé do filtro :P

Será que está a entrar tudo nos eixos? :wink:
Tilapia Escreveu:
Tioayres Escreveu: Ps.: Ainda bem que temos bons companheiros que por vezes nos auxiliam quando nos escorregamos. :wink:
Tenho a certeza que um dia serás tu a segurar-me antes de eu "cair". :P
É claro que sim! No que eu puder ajudar, é certo que podem contar comigo :)

E obrigada por poder contar convosco neste processo que tem sido uma grande aventura, cheia de emoção, aprendizagens e com saldo positivo :wink:

Cumprimentos
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

domingo abr 13, 2008 12:45 pm

Pois tem sido uma grande aventura :lol: a tua casa que o diga :p
Em relação a comida , como já disse tenta dar a hórarios fixos e também deixa o betta comer mais flocos para se ir habituando , depois quando já estiver habituado dás art de vez enquando ( se quiseres ) .

Cumprimentos e força tailes ( acertei :o )
wenxi
Membro

domingo abr 13, 2008 8:26 pm

Boas

O Tailes é uma caixinha de surpresas, todos os dias há novidades, mas cada vez que há novidades, lá vêm as dúvidas :P
Tilapia Escreveu: O problema é que neste momento não existem quase bactérias nenhumas. Se notares algum comportamento estranho alerta-nos de imediato (letargia, movimentos rápidos de um lado para o outro, falta de apetite...).
Estive à pouco a observar o Tailes e de letargia e de falta de apetite n sofre. Antes pelo contrário, o Tailes está com apetite voraz e muito inquieto ora vira para um ora vira para o outro. :P

:arrow: São estes os movimentos rápidos de um lado para o outro a que se referia?

:arrow: É normal agora ter este apetite todo? Quando nota a minha presença mete-se logo a jeito para comer e se toco na água vai logo ver o que é.

Gostava de mandar um vídeo dele para verem, mas n sei como se faz. Vou ver se encontro alguma coisa sobre os videos.

Cumprimentos
Tioayres
Membro

domingo abr 13, 2008 8:47 pm

wenxi Escreveu:Boas
O Tailes é uma caixinha de surpresas, todos os dias há novidades, mas cada vez que há novidades, lá vêm as dúvidas
É sempre agradável ver (ler) a satisfação de um aquarista quanto as descobertas de alegrias e tristesas que passamos ao praticarmos esse hobby.

Quanto as observações que se deve fazer é se precavendo contra possiveis doenças oportunistas pois o Tailes sofreu bastante com as variações e condições do ambiente que viveu até agora.
Estamos torcendo para que ele continue se recuperando e lhe dê muitas alegrias para os próximos anos.

Obs.: Não mais voltarei a falar sobre a movimentação que o filtro faz no aquário, mas deixo registrado que os Bettas não gostam de muita movimentação na água e aproveitando que, tb não devem receber muita alimentação somente o necessário, assim sendo, administrando basicamente esses 2 detalhes, tudo de bom será a sequencia de vocês no hobby. :lol:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
wenxi
Membro

domingo abr 13, 2008 9:21 pm

Boas Tioayres

Agradeço todas as informações e se acha que alguma coisa n está bem por causa do filtro diga que verei como estão as coisas no aquário em relação à sua opinião.

Então, segundo percebi, na sua opinião a agitação dele pode ser por causa do filtro?

Nesta altura fazia jeito poder mostrar um video para verem como ele está, porque é assim... ao olhar para o aquário nem se nota a água mexer, nem há barulho. é claro que o Tailes que está lá dentro deve sentir algum movimento, porque quando meto a comida ela desloca-se na superficie.

:arrow: Quererá isto dizer que o filtro ainda está muito forte para o aquário?

No que diz respeito à alimentação, eu ainda n sei o que é adequado para ele, porque só agora ele está a começar a comer os flocos. Já dei comer ao Tailes hoje 3 vezes, mas em pequenas quantidades e ele comeu sempre tudo, parecia faminto. N quero dar comer a mais, mas como ele teve uma semana sem comer, pode ser que tenha muita fome :P

:arrow: Ou é normal eles aceitarem tudo o que lhes é dado (com fome ou sem fome) e nós é que controlamos?

Cumprimentos
wenxi
Membro

domingo abr 13, 2008 10:40 pm

Boas a todos :)

O Tailes já tem o seu petsite e assim já posso mostrar vídeos dele.

Se n se importarem podem espreitar o link abaixo, para verem como ele anda pelo aquário e as suas atitudes em relação à alimentação. Os videos são pequenos e como foram feitos com a máquina digital, n são os melhores, mas dá para o verem :)

http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=24246

Estive a ver se dava para anexar vídeos aqui, mas n encontrei nada :P

Fico à espera que digam algo.

Cumprimentos
Tilapia
Membro Veterano

domingo abr 13, 2008 11:04 pm

Boas,
Os movimentos que vejo nos vídeos parecem-me normais. Referia-me a uma letargia seguida de "disparos" para outro lado seguido de paragem mais ou menos prolongada. O que se vê é normal.

Se somarmos um apetite insaciável parece mesmo que ainda está tudo bem. Esse apetite de "sempre com fome" é normal de todos os peixes. Temos de ser nós a controlar a quantidade, como insiste o Tioayres. Se dizes que ele come tudo, então está bem.

Quanto à movimentação da água é verdade que não gostam de muito movimento, mas é difícil arranjar filtros de menor potência. Além disso, creio que ele se adaptará com o tempo.
Também podes virar a saída contra um vidro, ou comprar um aquário maior :twisted:
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tioayres
Membro

domingo abr 13, 2008 11:09 pm

wenxi Escreveu:Boas Tioayres
Agradeço todas as informações e se acha que alguma coisa n está bem por causa do filtro diga que verei como estão as coisas no aquário em relação à sua opinião.
Então, segundo percebi, na sua opinião a agitação dele pode ser por causa do filtro?
Essa é a sua próxima preocupação e que deves acompanhar porisso vou tentar explicar.
Peixes que não gostam de movimentação da água e que forem condicionados a ficarem nela (o tempo todo) estarão a fazer aquilo que não lhe é rotineiro = nadar (eles ficam quase que só estabilizados) e isso poderá leva-los ao stress e isso fatalmente lhe iria trazer doenças.

NB.: Como o aqua tem algum espaço, crie um obstáculo onde 'quase´ não haja movimentação na água e poderá ser que seja o local que ele escolherá, daí tirará a sua conclusão. :lol:
<p>|</p>
wenxi
Membro

domingo abr 13, 2008 11:24 pm

Boas Tilapia e Tioayres
Tilapia Escreveu:Boas,

Quanto à movimentação da água é verdade que não gostam de muito movimento, mas é difícil arranjar filtros de menor potência. Além disso, creio que ele se adaptará com o tempo.
Também podes virar a saída contra um vidro, ou comprar um aquário maior :twisted:
Acho que n me safo mesmo sem um aquário maior eheheh
Tioayres Escreveu: Peixes que não gostam de movimentação da água e que forem condicionados a ficarem nela (o tempo todo) estarão a fazer aquilo que não lhe é rotineiro = nadar (eles ficam quase que só estabilizados) e isso poderá leva-los ao stress e isso fatalmente lhe iria trazer doenças.
Isso é verdade, custa-lhe a estar quieto à superficie. A água desloca-se da direita em direcção ao filtro e ele encontra-se sempre do lado esquerdo do filtro. A saída dá água está apontada para baixo, n sei que tipo de obstáculo possa pôr :P

No video que designo como Apetite Voraz 2 dá para ver a forma como floco (ponto laranja na parte de cima da imagem do video) se desloca à superficie por causa do filtro.

N sei se o tilapia reparou e se o Tioayres chegou a ver... esqueci-me de escrever algo para chamar à atenção sobre isso e agora n dá para editar.

Gostava que vissem só para me darem alguma ideia se aquilo é normal ou se há mesmo muita agitação à superficie da água.

Fico mais descansada em relação ao apetite dele, agora espero n lhe dar comer a mais :P

Cumprimentos.
Tilapia
Membro Veterano

domingo abr 13, 2008 11:46 pm

Não me parece ser movimento por aí além. :)
Um aquário maior dava-lhe mais opções para poder descansar. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

(e ele a dar-lhe!...) :roll:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
wenxi
Membro

segunda abr 14, 2008 12:08 am

Boas Tilapia

Para já encostei o filtro todo ao lado esquerdo e virei a saída da água contra o vidro. Vou ver se ele consegue encontrar algum sítio onde consiga estar quieto. :)

E n se acanhe em falar num aquário maior, porque depois de ter feito tantas alterações, só falta mesmo a compra de um aquário maior. E agora a ver isto do filtro, está mais que certo que terá de ser :lol:

Mais uma vez tenho de lhe agradecer a prontidão, sinto-me muito mais descansada por saber que tenho a vossa ajuda. N são balelas, sinto-me mesmo muito agradecida :)

Hoje vou descansar mais cedo.

Cumprimentos
Tilapia
Membro Veterano

segunda abr 14, 2008 12:26 am

Só uma última coisa. Aquela concha é verdadeira ou imitação? É que as verdadeiras são calcárias e fazem subir o pH. Num ambiente pequeno pode subir mesmo muito.
Mais uma vez não é nada que tenha de ser tratado a correr. Se leres esta mensagem amanhã de manhã não te sobressaltes.
Boa Noite.

(...ou Bom Dia).
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Peixes”