Ajuda URGENTE para peixe Betta combatente!!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Tioayres
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm

segunda abr 14, 2008 1:12 am

Quanto a ração se movimentando e ao afundar não comprova nenhum excesso. Não se martirise tanto. (rsrs)
wenxi Escreveu: Para já encostei o filtro todo ao lado esquerdo e virei a saída da água contra o vidro. Vou ver se ele consegue encontrar algum sítio onde consiga estar quieto.
Veja se consegue entender. Estamos falando da movimentação pois quando foste a pet, onde e qual era a movimentação da água no local que estava os outros Bettas?
Geralmente eles são colocados em vidros minúsculos e de água parada e sem oxigenação. A oxigenação não é problema, a movimentaçõa é que "poderá" provocar stress. Para testar "se" seu Betta está ressentindo a movimentação, deves colocar um objeto qualquer para criar uma barreira a movimentação da água. (Será questão de horas, apenas= teste).
Essa barreita você poderá fazer com qualquer objeto, (plástico rígido, telha cerâmica, pedras/pisos/azulejos, etc) eles serão colocados no fundo do aqua, escostado em uma das laterais de forma que a corernte de água bata nesse objeto. Conseguentemente atrás dele haverá uma águia mais parada. Caso o Betta busque ficar alí, comprova que ele está ressentindo. Caso não procure é porque ele está normal. Deves dar um prazo para ele descobrir esse local, ok?
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
wenxi
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 9:20 pm

segunda abr 14, 2008 11:53 am

Boas a todos

Tilapia Escreveu:Só uma última coisa. Aquela concha é verdadeira ou imitação?
Era verdadeira e já retirei :)

Se o Ph subiu com a presença da concha, depois terá tendência a normalizar sem ela ou tenho de fazer algo?

Tioayres Escreveu:quando foste a pet, onde e qual era a movimentação da água no local que estava os outros Bettas?
Na pet os Bettas estavam nos aquários normais de loja, onde costumam estar todos os outros peixes. Os outros bettas estavam acompanhados e o ele estava num aquário apenas com plantas naturais. Todos os aquários tinham filtros, portanto havia movimentação da água.

Vou tentar fazer o teste que indicou e depois digo como foi.

Cumprimentos
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

segunda abr 14, 2008 12:48 pm

Como ele está bem disposto o pH não terá subido de forma a prejudicá-lo. Na próxima TPA o pH normaliza.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
wenxi
Membro

terça abr 15, 2008 12:23 am

Boas a todos

Como já perceberam eu fico um bocadinho ansiosa em relação ao Tailes, porque eu penso que ele vive com as condições que eu lhe dou, ele n pode fugir dali e isso claro preocupa-me.

Isto para dizer que ou é da minha ansiedade ou o meu peixe tem uma novidade todos os dias....

Quando cheguei fui-lhe dar de comer e ele estava lá encostadinho à rocha artificial do lado direito do aquário com as barbatanas mais abertas :D

(N me gozem mas parece-me que ele até está maior :P )

Fui logo buscar a máquina :lol: Já n o apanhei no mesmo sitio mas acho que também n ficou mal.

Imagem

Imagem

Que me dizem, Ficou bem?

Dei-lhe de comida e pareceu-me que o seu apetite já n está tão voraz, mas comeu :)

Depois aconteceu uma coisa engraçada, deixei a ponta do dedo na água e o doido veio abocanhar-me a unha.. senti msm ele a tocar-me ehehehe
E já n foge de mim, nada à volta do meu dedo, só n posso é tocar-lhe :P

E agora a dúvida... parece que n escrevo sem colocar dúvidas :P

Ele anda às "turras" ao vidro, parece que vai abocanhar alguma coisa e fica lá a insistir um bocado. Depois nada até outro lado e volta a fazer o mesmo. Isto é algum comportamento de stress?

Parece que ele já encontrou um lugar onde descansar que é na rocha artificial.

Cumprimentos
Tilapia
Membro Veterano

terça abr 15, 2008 12:32 am

Boa Noite,
Andar às turras pode não querer dizer nada, mas se somarmos isso ao apetite menos voraz temos quase de certeza uma aumento de amónia que já começa a ser prejudicial. :|
Está na hora de fazer 50% de TPA e não te esqueças do anti-cloro. :!:
É como digo. Pode não ser nada, mas na ausência de certezas mais vale prevenir. Afinal o aquário até é pequeno :twisted: e não há muita água a mudar.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
wenxi
Membro

terça abr 15, 2008 12:36 am

Boas Tilapia

Tenho uma dúvida sobre agora a utilização do anti-cloro na TPA...

Faço o tratamento da água antes de a colocar no aquário ou coloco a água no aquário e volto a fazer o tratamento à água toda?

E eu que pensava que ele andava de barbatana aberta todo contente :P

Cumprimentos
Tioayres
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm

terça abr 15, 2008 12:46 am

wenxi Escreveu: Quando cheguei fui-lhe dar de comer e ele estava lá encostadinho à rocha artificial do lado direito do aquário com as barbatanas mais abertas
Parece-me que esta dizendo que ele está escolhendo um lugar que não tem muita movimentação de água, é isso mesmo?
Dei-lhe de comida e pareceu-me que o seu apetite já n está tão voraz, mas comeu
Isso não é comum. Talvez a amônia.
Não tens o teste de amônia, nitrito?
Depois aconteceu uma coisa engraçada, deixei a ponta do dedo na água e o doido veio abocanhar-me a unha.. senti msm ele a tocar-me ehehehe
E já n foge de mim, nada à volta do meu dedo, só n posso é tocar-lhe
Essa é a melhor parte. E... ele ainda não o deixa tocar mas, breve ele lhe deixará acaricia-lo. :lol:
Ele anda às "turras" ao vidro, parece que vai abocanhar alguma coisa e fica lá a insistir um bocado. Depois nada até outro lado e volta a fazer o mesmo. Isto é algum comportamento de stress?
De stres eu acredito que não mas... Já lhe orientei para usar um espelho e ainda não o fizeste daí nem sabe o que ele é capaz.
Observe o local e veja se ele não está é vendo um reflexo dele no vidro, afinal ele é ou não é um Combatente?
Parece que ele já encontrou um lugar onde descansar que é na rocha artificial.
Também não achou um ojeto qualquer para criar uma zona "sem muita movimentação" dentro do aqua, né? :twisted:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
Tilapia
Membro Veterano

terça abr 15, 2008 12:56 am

wenxi Escreveu:Boas Tilapia

Tenho uma dúvida sobre agora a utilização do anti-cloro na TPA...

Faço o tratamento da água antes de a colocar no aquário ou coloco a água no aquário e volto a fazer o tratamento à água toda?

E eu que pensava que ele andava de barbatana aberta todo contente :P

Cumprimentos
E pode ser que ande mesmo todo contente. O que eu disse é só para prevenção. Afinal de contas a amónia vai aparecer e essa TPA terá mesmo de ser feita.
Quanto ao anti-cloro podes pôr quando quiseres. Costuma ser mais prático depois de posta a água no aquário e só para a quantidade reposta. A sua actuação é práticamente instantânea.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
wenxi
Membro

terça abr 15, 2008 1:03 am

Tioayres Escreveu: Parece-me que esta dizendo que ele está escolhendo um lugar que não tem muita movimentação de água, é isso?
Não era isso que queria dizer, mas pareceu-me que ele estava lá para estar sossegado.

E eu fiquei foi contente de ele ter as barbatanas abertas, porque se vir nas outras fotos parece que ele tem as barbatanas fininhas, todas juntinhas e ainda n o tinha visto assim :)
Tioayres Escreveu:Não tens o teste de amônia, nitrito?
N tenho o teste mas a prevenir, amanhã de manhã vou fazer TPA como disse o Tilapia.
Tioayres Escreveu:Observe o local e veja se ele não está é vendo um reflexo dele no vidro, afinal ele é ou não é um Combatente
Eu de fora vejo o reflexo dele nos vidros do aquário, mas n sei se ele debaixo da água também consegue ver :P
Tioayres Escreveu: Também não achou um ojeto qualquer para criar uma zona "sem muita movimentação" dentro do aqua, né? :twisted:[
Não foi isso. Eu queria fazer o teste comigo cá em casa e só podia então ser agora de noite, mas quando cheguei vi-o lá sossegadinho, pensei que ele tinha encontrado o seu sitio sozinho.
Mas acho que tinha razão em relação ao filtro, está a agitar muito a água. E como n posso ter o aquário sem o filtro estou a pensar em comprar um aquário de 20 L para ele ter mais descanso. Maior que 40 cm eu já n tenho onde pôr. Este tamanho, 4x superior ao que tenho já posso dizer que ele vai ficar bem melhor, n é??

Gostou de o ver nas fotos?

Estou desejosa que ele se deixe tocar. Acho que com o contacto os animais ficam mais próximos de nós.

Cumprimentos
wenxi
Membro

terça abr 15, 2008 1:23 am

Obrigada Tilapia

Amanhã de manhã já tenho trabalho :P

Já andei a ver aquários maiores (até 20L)´. Gostaria de saber se há algum promenor a ter em conta na escolha do aquário. Por exemplo eu li que n devem ter uma forma arredondada, mas n sei se isto é verdade ou n.

Eu estava interessada num rectangular simples, mas depois vi uns que tinham a msm capacidade, mas eram mais altos, mais estreitos e eram mais aerodinâmicos. Ser mais largo é melhor do que ser mais alto ou n interessa nada?

Se quiser ver do que estou a falar, são os 6 últimos aquários deste site que me interessaram: Junior 40, H42 e C42 com ou sem iluminação.

http://www.aquarioreef.com/produtos.php ... am=7&gpo=2

Já estou mentalizada que terá de vir um aquário maior :lol:

Cumprimentos
Tilapia
Membro Veterano

terça abr 15, 2008 10:41 am

Bom Dia,
Ser redondo ou não tanto faz. Existe um mito àcerca dos aquários redondos (globo) que endoidece os peixes, mas é isso mesmo, é mito.
Não se devem usar porque são demasiado pequenos, não têm filtro e os peixes de água fria gostam de enfeites e as pessoas normalmente deixam esses "aquários" só com o vidro.

Quanto aos aquários, qualquer um serve. Já tenho visto por aí o H42 e C42 e são de plástico (não é importante nem menos resistente) e já vêm equipados com filtro> ficas com 2, um suplente. Também não derrete com o aquecedor. :P

O outro, escolhe o que tem iluminação, já que os 2 primeiros têm, e seria um "up-grade" vantajoso em relação ao que tens agora.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
wenxi
Membro

terça abr 15, 2008 8:47 pm

Boas Tilapia

Obrigada por ter visto o site. Já tinha pensado em escolher com iluminação, porque dá jeito. Quando chego a casa e até me ir deitar, costumo acender um candeeiro ao pé do aquário para o Tailes ter luz.

Se a forma n faz diferença, depois "ao vivo e a cores" vejo de qual é que eu gosto mais :)

Quanto ao nosso Tailes, hoje de manhã mesmo antes de eu ter feito o TPA, o seu apetite já tinha voltado. Se calhar ontem estava a fazer manha eheheh

Parece-me que está tudo a entrar nos eixos 8)

Será que por uns dias vão deixar de surgir dúvidas :?: :wink:

Cumprimentos
Tilapia
Membro Veterano

terça abr 15, 2008 9:00 pm

Boas,
Ainda bem que está tudo nos eixos. Sugiro que nas próximas 2 semanas faças TPAs de 50% de 3 em 3 dias por causa da amónia (em 1º lugar) e dos nitritos (em 2º). Na ausência de testes é melhor jogar pelo seguro. Mesmo quando a casa dele for maior continua a dar menos trabalho que o 1/3 que tiro do meu aquário de 300 litros. :o
Depois poderás fazê-las semanalmente, como te disse antes.

Wenxi, espero que não me leves a mal, mas acho que não resisto a pôr aqui a foto do meu betta. Afinal o tópico é teu. Posso :?:
Não tem nome. Talvez sugiras algum, ou alguém mais?
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
wenxi
Membro

terça abr 15, 2008 9:10 pm

Boas Tilapia

Claro que pode pôr as fotos que quiser. Gostava muito de ver o seu Betta :D

Aliás, temos tantas informações aqui sobre bettas, que podiamos reuni-las e melhorar a ficha sobre eles (se é que podemos) ou construir um tópico informativo. Que tal :?:

A capacidade do seu aquário deixou-me sem folego... 300L acho que nem imagino o que isso é :P

Nunca mais me queixo do trabalho que o meu mini aquariozinho dá (nem quando tiver o outro), que até é uma vergonha eheheh

Quanto aos testes.. temos falado ultimamente tanto neles.. é melhor comprar? É fácil de encontrar e de fazer?

Fico à espera da foto do seu Betta :wink:

Cumprimentos
Tilapia
Membro Veterano

terça abr 15, 2008 9:25 pm

Obrigado. É que realmente não me parecia necessário abrir um tópico só para a foto. :?

Quanto aos testes são fáceis de encontrar :) : um só de amónia (NH4) e (menos preciso mas dá uma boa ideia de conjunto) um 5 em 1 de tiras (pH, KH, GH, nitritos e nitratos). Aconselho as marcas JBL ou Tetra pela fiabilidade. Mas atenção: os preços são puxadinhos :evil: mas têm que ser vistos como um investimento para o bem-estar dos peixes, não só agora mas no futuro. :idea:

Quanto aos aquários, 300 litros é o maior. Também tenho de 180, 240 e o do betta de 17 litros. Vamos ver se é aprovado:
Imagem
Imagem
Não se vê bem mas tem 6 neons como companhia. É pena não podermos apresentá-los um ao outro...
Cumps.

P.S.. quando digo que o 5 em 1 é menos preciso refiro-me à precisão e não necessidade.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Peixes”