Aquário 100lts - Dúvidas (com Fotos)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
anim_a
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 4:38 pm

segunda jan 17, 2011 11:48 pm

dinodane Escreveu:A fêmea é maior, mais vermelha e tem o abdómen maior para poder acolher os ovos antes de eclodirem os pequenos camarões.
Obrigado!

Quando for da próxima vez à loja irei perguntar se têm esses camarões.

Cumprimentos.
anim_a
Membro Veterano

quarta jan 19, 2011 2:05 am

Olá.

Dinodane, vi num outro tópico em que você fazia a distinção entre red cherries e outra espécie de camarão, os caridinas. Eu pesquisei por essa espécie e de facto foi essa que eu comprei para o meu antigo aquário e que acabou por morrer. Nesse outro tópico você disse que os caridinas podiam ser comidos pelo betta, mas os red cherries não.

Quais as diferenças entre ambas as espécies? Na altura lembro-me de ter comprado um caridina (castanho) e não um red cherrie devido ao preço, os caridinas eram mais baratos.

Outro assunto, eu estava a pensar em colocar um betta no meu aquario, com os neons, a um pH de 6.0. Existe algum inconveniente?

Desde já obrigado.
anim_a
Membro Veterano

domingo jul 24, 2011 4:47 pm

Olá!

Venho dar novidades acerca do meu aquário, e também fazer algumas questões que me surgiram durante esta longa ausência. O meu aquário tem então 100 litros e neste momento tem 3 neons e alguns guppys (uns 10), todos eles nascidos aqui em casa há alguns meses (nascidos de duas fêmeas que comprei).

Nasceram bastantes filhotes mas nem todos sobreviveram. Surpreendentemente os pais não comiam os filhotes, portanto alguns deles foram morrendo de causas naturais. Os pais (2 fêmeas + 1 macho) morreram algumas semanas depois dos filhotes terem nascido.

Agora sobram uns 10 filhotes, alguns quase do tamanho dos pais. Tenho algumas dúvidas:

1. Alguns deles apresentam um crescimento muito menor quando comparado com outros. Tenho umas 7 ou 8 fêmeas bem desenvolvidas e 1 macho também aparentemente bem desenvolvido (com cores já definidas). Então a que se deve o facto de alguns filhotes terem metade do tamanho dos outros, tendo nascido todos na mesma altura?

2. A proporção fêmeas/machos é muito elevada... é coincidência (ou por outras palavras fruto do acaso) ou de facto esta espécie apresenta predominância de fêmeas sobre os machos?

Por agora acho que é tudo.

Obrigado :)
Bom domingo.

EDIT:

Aqui está uma das poucas fotos decentes que consegui tirar a um dos guppys. Eles estão constantemente a mover-se e a câmera também não tem muita qualidade.

Imagem

Esta é uma das fêmeas que penso estar "bem desenvolvida". Acho que tem quase o tamanho de uma fêmea adulta. Poderá já estar em fase reprodutiva? Pelo que tenho observado o macho ainda não anda atrás das fêmeas, ao contrário do macho que comprei na loja que andava sempre atrás das duas fêmeas que vieram com ele na tentativa de acasalar.

Tenho ainda outra dúvida que me surgiu:

3. Grande parte dos peixes são irmãos. Tem algum problema em terem descendência uns com os outros?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jul 24, 2011 9:26 pm

Vou tentar responder ao que sei:

1 - Em relação ao desenvolvimento desigual isso acontece noutras espécies como os escalares, por exemplo. Julgo que os alevins mais vorazes desenvolvem-se mais rapidamente que os outros.

2 - Por um lado é normal que assim aconteça por outro a temperatura da água tem influência no sexo dos alevins, temperaturas mais baixas produzem mais fêmeas que machos.

3 - A falta de diversidade genética pode trazer deformidades e maiores perdas de alevins.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

anim_a
Membro Veterano

segunda jul 25, 2011 9:11 pm

dinodane Escreveu:Vou tentar responder ao que sei:

1 - Em relação ao desenvolvimento desigual isso acontece noutras espécies como os escalares, por exemplo. Julgo que os alevins mais vorazes desenvolvem-se mais rapidamente que os outros.

2 - Por um lado é normal que assim aconteça por outro a temperatura da água tem influência no sexo dos alevins, temperaturas mais baixas produzem mais fêmeas que machos.

3 - A falta de diversidade genética pode trazer deformidades e maiores perdas de alevins.
Obrigado.
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

segunda jul 25, 2011 11:32 pm

tal como a dinodane referiu os alevins nao se desenvolvem todos ao mesmo ritmo, longe disso
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jul 26, 2011 9:24 pm

anim_a Escreveu:Olá.

Dinodane, vi num outro tópico em que você fazia a distinção entre red cherries e outra espécie de camarão, os caridinas. Eu pesquisei por essa espécie e de facto foi essa que eu comprei para o meu antigo aquário e que acabou por morrer. Nesse outro tópico você disse que os caridinas podiam ser comidos pelo betta, mas os red cherries não.

Quais as diferenças entre ambas as espécies? Na altura lembro-me de ter comprado um caridina (castanho) e não um red cherrie devido ao preço, os caridinas eram mais baratos.

Outro assunto, eu estava a pensar em colocar um betta no meu aquario, com os neons, a um pH de 6.0. Existe algum inconveniente?

Desde já obrigado.
Nunca cheguei a ver este post, peço desculpa.
A diferença entre reds e caridinas está no TAMANHO. As caridinas são grandes, os peixes não os conseguem comer, excepto os grandes ciclídeos.
Outra diferença é que os reds reproduzem-se facilmente enquanto que as larvas de caridina só se criam em água salgada.
Betta com néons, sem problema.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

anim_a
Membro Veterano

quinta jul 28, 2011 11:42 pm

dinodane Escreveu:
anim_a Escreveu:Olá.

Desde já obrigado.
Nunca cheguei a ver este post, peço desculpa.
A diferença entre reds e caridinas está no TAMANHO. As caridinas são grandes, os peixes não os conseguem comer, excepto os grandes ciclídeos.
Outra diferença é que os reds reproduzem-se facilmente enquanto que as larvas de caridina só se criam em água salgada.
Betta com néons, sem problema.
Não tem de pedir desculpa. Obrigado pela resposta.

Cumprimentos.
anim_a
Membro Veterano

sábado nov 05, 2011 3:54 pm

Boas.

Aqui vai uma actualização do meu aquário.

Peço desculpa pela má qualidade das fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Desde a última postagem não houve grandes alterações no aquário, excepto alguns novos nascimentos de guppys.

Opiniões são bem vindas.

Bom fim de semana.
wolfwoman
Membro
Registado: quarta ago 31, 2011 12:44 am

sábado nov 05, 2011 8:33 pm

Bem eu peço desculpa por me estar a intrometer, mas esse aquário só tem 100L? É que nas fotos parece algo com um metro de comprimento, no mínimo...
Feather to fire, fire to blood, blood to bone, bone to marrow, marrow to ashes, ashes to snow.
doctorbrinco
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm

sábado nov 05, 2011 8:51 pm

wolfwoman Escreveu:Bem eu peço desculpa por me estar a intrometer, mas esse aquário só tem 100L? É que nas fotos parece algo com um metro de comprimento, no mínimo...
100 litros???
impossivel, esse aquário parece bem maior
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
wolfwoman
Membro

sábado nov 05, 2011 10:51 pm

pois, eu estranhei ninguém ter perguntado em relação a isso e o user falou nessa litragem por duas vezes distintas... se eu estiver errada então dou os meus parabéns ao fotógrafo, porque realmente parece algo saído do Portugal dos pequeninos.
Feather to fire, fire to blood, blood to bone, bone to marrow, marrow to ashes, ashes to snow.
anim_a
Membro Veterano

sábado nov 05, 2011 11:36 pm

Olá.

Não é engano, o aquário tem aproximadamente 100 litros. É comprido (1 metro), mas é estreito e não muito alto. O facto de ter a parede traseira com pedras verdadeiras reduz também o volume de água.
wolfwoman
Membro

domingo nov 06, 2011 6:58 pm

Aah, certo, obrigada. As fotos dão a ilusão de parecer maior.
anim_a
Membro Veterano

quarta nov 09, 2011 5:24 pm

wolfwoman Escreveu:Aah, certo, obrigada. As fotos dão a ilusão de parecer maior.
Obrigado eu :) Vou entender isso como um elogio, hehe :P
Responder

Voltar para “Peixes”