Para Nitara

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
vbat
Membro
Registado: quarta abr 27, 2011 10:35 pm

domingo set 09, 2012 2:08 pm

Boas, tenho vários aquários, e reparo que no aquario maior, os peixes estão sempre com pintas brancas e faço o tratamento com umas pastilhas da Sera que me foram aconselhadas numa loja de animais.
Nos guppys até tem resultado mas num molly balão que tenho, está sempre a aparecer. Já estou farta de fazer tratamentos.
Conhecem algum tratamento mais eficaz?
JessiicaF
Membro
Registado: domingo jan 22, 2012 2:42 pm

domingo set 09, 2012 3:02 pm

vbat Escreveu:Boas, tenho vários aquários, e reparo que no aquario maior, os peixes estão sempre com pintas brancas e faço o tratamento com umas pastilhas da Sera que me foram aconselhadas numa loja de animais.
Nos guppys até tem resultado mas num molly balão que tenho, está sempre a aparecer. Já estou farta de fazer tratamentos.
Boas, poderias por uma foto para eu confirmar se é ou não o que estou a pensar? :)
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo set 09, 2012 3:17 pm

vbat Escreveu:Boas, tenho vários aquários, e reparo que no aquario maior, os peixes estão sempre com pintas brancas e faço o tratamento com umas pastilhas da Sera que me foram aconselhadas numa loja de animais.
Essas pintas brancas que refere é muito provavelmente íctio.
Aqui tem três fotografias com peixes que sofrem de íctio, para comparar:

Imagem

Imagem

Imagem

Normalmente, aumentar a temperatura até 32ºC durante uma semana ajuda. Se apenas a molly está afectada, separe-a para um aquário hospital à parte. Se todos os peixes estiverem contaminados, não há necessidade de separar.

Há um medicamento que eu uso para o íctio e resulta muito bem. Como é proibido mencionar o nome de medicamentos no fórum, mandei PM com o nome.

É normal que peixes mais fracos ou com um sistema imunitário mais fraco apanhem doenças mais facilmente ou a cura seja mais difícil.

Tente o medicamento que eu indiquei por PM e aumente a temperatura.

Boa sorte e as melhoras dos peixinhos :wink: .
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

domingo set 09, 2012 9:51 pm

Concordo com o aumento de temperatura, mas acho que 32 graus é demasiado... 30 graus durante 18 dias é o que um aquariofilista meu amigo recomenda... e normalmente não necessita medicação. Isto porque a bactéria que provoca o ictio não resiste a uma temperatura superior a 28 graus...

Desculpe Nitara eu estar aqui a postar, mas estou com um colega ao lado que me está precisamente a dizer isso :).... só que não é registado no forum :)
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

domingo set 09, 2012 11:56 pm

Sim 30 graus é o ideal, é uma molly não é um discus nem peixes amazónicos, esses podem estar a 32 graus muito bem...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
vbat
Membro
Registado: quarta abr 27, 2011 10:35 pm

segunda set 10, 2012 12:05 am

Obrigada a todos pelas vossas dicas. Vou fazer isso para ver se resulta,mas agora vou estar 3 dias fora de casa e tenho receio que os outros peixes que estão juntos morram com a elevada temperatura, apesar de serem praticamente mollys, 2 corydoras e uma espada, pois o espada macho já morreu com o corpo cheio dessa bacteria que parece algodão.
Quando regressar vou fazer tratamento e aumentar a temperatura.
Depois digo como correu.
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

segunda set 10, 2012 9:04 pm

mas porque n aumentas ja para 30 graus?
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Responder

Voltar para “Peixes”