Tortugas Escreveu:Talvez opte por um guppy, não atingem tamanhos muito grandes e parecem simples de ter...
Estes guppy's precisam de termostato ou algum cuidado em especial?
Se quiser ter um guppy, aconselho como litragem mínima cerca de 20l. Isto para um. Se quiser ter mais do que um, aconselho mais. Por exemplo, para uns três aconselho cerca de 35l. Se optar por mais de um guppy, coloque sempre mais fêmeas do que machos. A regra que eu utilizo é três fêmeas para cada macho.
Isto porque os machos querem acasalar constantemente, o que stressa muito a fêmea e pode mesmo levá-la à morte. Com mais do que uma fêmea, o macho irá tentar copular com as várias e não se restringe apenas a uma.
Os guppys apreciam uma temperatura por volta dos 26ºC / 27ºC. Isto pode ser conseguido com um termostato.
Sempre usei termostatos da Tetra. Existem vários à venda, que deve escolher conforme a litragem do seu aquário.
Gostam de um pH levemente alcalino, em torno de 7.2. É importante os níveis de amónia estarem a 0 ( como acontece com todos os peixes ).
Deve ter uma bomba de oxigénio com a respectiva pedra difusora.
Em relação ao filtro, cabe a si decidir se quer ter um interno ou um externo. Para aquários pequenos, não creio que compense ter um filtro externo.
Eu actualmente uso no meu aquário de 23l ( com um guppy e diversos caramujos ) um interno, o Boyu SP 602F. Nos meus outros aquários, com uma litragem maior, uso um externo da Eheim.
Deve também ter uma luz ( que normalmente já vem com o aquário ), queira ou não plantar. Deve haver um fotoperíodo de cerca oito a doze horas diárias.
É conveniente plantar o aquário, já que há inúmeras vantagens nisso.
Para além de recriar um habitat natural, as plantas naturais fornecem esconderijo, sombra, oxigénio e dão um ar extraordinário a qualquer aquário.
Se é principiante, aconselho plantas de fácil manutenção, assim como cabombas, elódeas, rabos-de-raposa, musgo de Java, fetos de Java, anúbias, etc.
Aconselho o uso de um substrato fértil caso plante o aquário, assim como húmus de minhoca tratado.
A alimentação é outra questão essencial. Esta deve ser variada e equilibrada. Deixo aqui outro tópico informativo acerca da alimetação, também feito por mim:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=99455
O Manual Básico - Antes de Ter Peixes que eu indiquei foi feito por mim e aborda temas como a ciclagem ( extremamente importante ), equipamentos necessários, alimentação, entre outros e não é muito extenso, pelo que é fácil de ler.