BETTAS
Primeiramente, deve saber que os bettas devem ser mantidos sozinhos. Bettas machos juntos é inevitável que hajam lutas ( daí os bettas também serem chamados de bettas combatentes ou peixes combatentes ). Estas lutas podem ser muito graves, normalmente levando à morte o peixe mais fraco.
Um macho com uma ou algumas fêmeas também não aconselho a não ser que o aquário seja muito grande e tenha muitas plantas e esconderijos.
Como litragem mínima aconselho cerca de 20l, embora eu sempre tenha mantido os meus em litragens superiores.
São peixes que apreciam o pH neutro ( 7.0 ) e uma temperatura por volta dos 26ºC / 27ºC. A água deve estar livre de amónia.
Os equipamentos necessários são os seguintes:
- Filtro. Se o aquário tiver uma litragem relativamente pequena não compensa um filtro externo a meu ver. Um bom filtro interno é suficiente.
- Termostato. Vai manter a temperatura adequada ( já referi acima ).
- Bomba de oxigénio e respectiva pedra difusora. É necessária para o fornecimento de oxigénio.
- Luz. Normalmente já vem com o aquário.
É uma boa opção plantar o aquário. Bettas adoram plantas naturais e a colocação destas num aquário apresenta muitos benefícios ( delineação natural do território, fornecimento de esconderijo e sombra que ajuda a impedir o stress, oxigenação da água, recriação de um habitat natural, o aquário fica com muito melhor aspecto, etc. ).
Se for principiante, aconselho espécies de fácil manutenção, assim como musgo de Java, feto de Java, anúbias, valisnérias, cabombas, elódeas, rabos-de-raposa, entre outras.
Se decidir plantar plantas que tenham raíz para enterrar, é conveniente usar substrato fértil, assim como húmus de minhoca tratado.
Não use substratos que possam acidificar ou alcalinizar a água do aquário.
É também necessário adquirir um teste de amónia e pH, para ir verificando os níveis. A amónia deve ser mantida a zero e o pH por volta dos 7.0.
Não será uma má ideia comprar medicamento para as doenças mais comuns ( assim como íctio, fungos, doenças bacterianas, ... ) para actuar logo quando houver uma urgência.
Convém também tratar a água. Pode para isso usar anti-cloro ou acondicionadores de água.
Antes de colocar o seu betta no aquário deve efectuar a ciclagem. Aqui ficam dois links sobre o assunto:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/ciclo_d ... quario/407
Sem efectuar a ciclagem, é provável que todo o projecto seja um autêntico fracasso. Esta é absolutamente essencial.
Relativamente à higiene, nunca efectue trocas totais. O correcto é fazer TPA's ( Trocas Parciais de Água ) e a frequência vai depender da litragem do aquário, bem como da sua fauna.
Sifone o chão de vez em quando utilizando para o efeito um sifão, que facilmente se encontra nas lojas.
Não se esqueça de limpar os equipamentos ( especialmente o filtro ) quando este estiver sujo.
É conveniente também remover as folhas amareladas ou podres das plantas se tiver o aquário plantado.
Nunca deixe luz solar incidir directamente no aquário, ou irá ter problemas com algas.
Em relação à alimentação do betta, esta deve ser o mais variada possível. Como alimentação base aconselho a dar Tetra BettaMin e como suplementos pode dar artémia, enquitréia, vermes da aveia, tubifex, dáfnia, larvas recém-nascidas de tenébrio, larvas de mosquito, entre outras. Os suplementos que referi podem ser econtrados à venda vivos, liofilizados / secos, congelados e até em geleia.
Não fique apenas pelos flocos básicos.
Isto é o mais básico. Dê uma olhada aos artigos da Arca e também aos Inamovíveis: Dicas e Conselhos Úteis.
Qualquer dúvida é só dizer.
Boa sorte
.
Um macho com uma ou algumas fêmeas também não aconselho a não ser que o aquário seja muito grande e tenha muitas plantas e esconderijos.
Como litragem mínima aconselho cerca de 20l, embora eu sempre tenha mantido os meus em litragens superiores.
São peixes que apreciam o pH neutro ( 7.0 ) e uma temperatura por volta dos 26ºC / 27ºC. A água deve estar livre de amónia.
Os equipamentos necessários são os seguintes:
- Filtro. Se o aquário tiver uma litragem relativamente pequena não compensa um filtro externo a meu ver. Um bom filtro interno é suficiente.
- Termostato. Vai manter a temperatura adequada ( já referi acima ).
- Bomba de oxigénio e respectiva pedra difusora. É necessária para o fornecimento de oxigénio.
- Luz. Normalmente já vem com o aquário.
É uma boa opção plantar o aquário. Bettas adoram plantas naturais e a colocação destas num aquário apresenta muitos benefícios ( delineação natural do território, fornecimento de esconderijo e sombra que ajuda a impedir o stress, oxigenação da água, recriação de um habitat natural, o aquário fica com muito melhor aspecto, etc. ).
Se for principiante, aconselho espécies de fácil manutenção, assim como musgo de Java, feto de Java, anúbias, valisnérias, cabombas, elódeas, rabos-de-raposa, entre outras.
Se decidir plantar plantas que tenham raíz para enterrar, é conveniente usar substrato fértil, assim como húmus de minhoca tratado.
Não use substratos que possam acidificar ou alcalinizar a água do aquário.
É também necessário adquirir um teste de amónia e pH, para ir verificando os níveis. A amónia deve ser mantida a zero e o pH por volta dos 7.0.
Não será uma má ideia comprar medicamento para as doenças mais comuns ( assim como íctio, fungos, doenças bacterianas, ... ) para actuar logo quando houver uma urgência.
Convém também tratar a água. Pode para isso usar anti-cloro ou acondicionadores de água.
Antes de colocar o seu betta no aquário deve efectuar a ciclagem. Aqui ficam dois links sobre o assunto:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/ciclo_d ... quario/407
Sem efectuar a ciclagem, é provável que todo o projecto seja um autêntico fracasso. Esta é absolutamente essencial.
Relativamente à higiene, nunca efectue trocas totais. O correcto é fazer TPA's ( Trocas Parciais de Água ) e a frequência vai depender da litragem do aquário, bem como da sua fauna.
Sifone o chão de vez em quando utilizando para o efeito um sifão, que facilmente se encontra nas lojas.
Não se esqueça de limpar os equipamentos ( especialmente o filtro ) quando este estiver sujo.
É conveniente também remover as folhas amareladas ou podres das plantas se tiver o aquário plantado.
Nunca deixe luz solar incidir directamente no aquário, ou irá ter problemas com algas.
Em relação à alimentação do betta, esta deve ser o mais variada possível. Como alimentação base aconselho a dar Tetra BettaMin e como suplementos pode dar artémia, enquitréia, vermes da aveia, tubifex, dáfnia, larvas recém-nascidas de tenébrio, larvas de mosquito, entre outras. Os suplementos que referi podem ser econtrados à venda vivos, liofilizados / secos, congelados e até em geleia.
Não fique apenas pelos flocos básicos.
Isto é o mais básico. Dê uma olhada aos artigos da Arca e também aos Inamovíveis: Dicas e Conselhos Úteis.
Qualquer dúvida é só dizer.
Boa sorte

Concordo com tudo, no entanto a pedra difusora não é necessária para os anabantideos, estes já tem o orgão chamado de labirinto que serve para ir buscar ar á atmosfera, e eles fazem isso mesmo tendo pedra difusora portanto a pedra n é nem de perto precisa para este grupo de peixes... Eles provém de zonas com pouco oxigénio na agua, logo ja estao habituados a baixos niveis de oxigénio, uma boa corrente na parte de cima da agua e chega para as trocas gasosas efecturem-se correctamente...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Sim, eu sei disso. Mas no entanto sempre usei bomba de oxigénio ... e não acho que fará mal utilizar.Rikass Escreveu:Concordo com tudo, no entanto a pedra difusora não é necessária para os anabantideos, estes já tem o orgão chamado de labirinto que serve para ir buscar ar á atmosfera, e eles fazem isso mesmo tendo pedra difusora portanto a pedra n é nem de perto precisa para este grupo de peixes... Eles provém de zonas com pouco oxigénio na agua, logo ja estao habituados a baixos niveis de oxigénio, uma boa corrente na parte de cima da agua e chega para as trocas gasosas efecturem-se correctamente...
Eu também n acho que fará mal, mas também n melhora... Basta movimento na parte de cima da agua, e o user sempre poupava dinheiro em bomba que n e barata
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Em princípio não haverá problema.JessiicaF Escreveu:Peço desculpa utilizar este tópico, mas é só uma pequena dúvida...
Posso ter um betta num aquário com um Ancistrus?
Mas só uma dica adicional, tenha cuidado para não confundir ancistrus com plecos.
Os plecos são peixes que crescem muito, podendo atingir 50 ou 60 cm.
Já os ancistrus ficam-se pelos 10 ou 15 cm.
Infelizmente, são os plecos que normalmente encontramos na maior parte das lojas.
Como distinguir ? Os plecos não tem as típicas '' barbas '' que os ancistrus têm.
Aqui ficam duas fotos para comparar ( a primeira é um pleco e a segunda um ancistrus ):

Obrigada pela informação e sim é um pleco, ou seja, terei de o dar visto que irá crescer muito! E a senhora da loja informou-me que era uma Ancistrus...Nitara Escreveu:Em princípio não haverá problema.JessiicaF Escreveu:Peço desculpa utilizar este tópico, mas é só uma pequena dúvida...
Posso ter um betta num aquário com um Ancistrus?
Mas só uma dica adicional, tenha cuidado para não confundir ancistrus com plecos.
Os plecos são peixes que crescem muito, podendo atingir 50 ou 60 cm.
Já os ancistrus ficam-se pelos 10 ou 15 cm.
Infelizmente, são os plecos que normalmente encontramos na maior parte das lojas.
Como distinguir ? Os plecos não tem as típicas '' barbas '' que os ancistrus têm.
Aqui ficam duas fotos para comparar ( a primeira é um pleco e a segunda um ancistrus ):
Mas a minha dúvida é: já o tenho à mais ou menos 2 anos e meio e está com 7 cm é normal?

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 12, 2011 8:50 pm
Se é um pleco, não, não é normal. O peixe tem problemas de crescimento porque está num espaço muito pequeno.
adoro peixes, cães, gatos, e recentemente descobri uma paixão por degus, por favor vão ao meu site: http://aquario.jimdo.com
Yh 7 cm e um ancistrus de certeza, mas coloque uma foto, porque nem sempre a dos ancistrus terem "barbas" resulta, as femeas de ancistrus n tem basrbas... A melhor forma sera ver pelos odontes, que sao uma especie de ganchos que eles tem atras das guelras para se defenderem... Mas eles n os mostram muitas vezes, so se pegares neles e isso tem de ser com cuidado que aquilo aleija parece anzois...
Amanhã tiro fotos e já mostro (:Rikass Escreveu:Yh 7 cm e um ancistrus de certeza, mas coloque uma foto, porque nem sempre a dos ancistrus terem "barbas" resulta, as femeas de ancistrus n tem basrbas... A melhor forma sera ver pelos odontes, que sao uma especie de ganchos que eles tem atras das guelras para se defenderem... Mas eles n os mostram muitas vezes, so se pegares neles e isso tem de ser com cuidado que aquilo aleija parece anzois...
Muito obrigada Rikass 

Uploaded with ImageShack.us
A imagem não está grande coisa, mas o peixinho não deixava tirar fotos :S

Uploaded with ImageShack.us
A imagem não está grande coisa, mas o peixinho não deixava tirar fotos :S