Peixes betta macho

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
DragaoDragao
Registado: domingo out 05, 2008 3:06 pm

segunda nov 05, 2012 11:05 pm

Boa noite!
Sou uma extrema principiante nesta área e após alguma informação decidi comprar um aquario (biorb - biUbe - 35L). Para já será de água fria.
Quando fui comprar o 1º peixe (queria daqueles pretinhos de olhos esbugalhados ou os laranjinhas...) mas segundo o vendedor nao estavam em condiçoes e indicou-me os betta. Como estava sob pressão (com o meu filho excitadissimo com os peixes...) lá escolhi um betta macho azul.
Só depois me apercebi que estes são super agressivos... e não se dão com outros peixes, pelo que percebi...
Eu quero um aquario com vários peixes, nao foi à toa que comprei este...
O que faço agora?
Sugestões por favor!!!

Obrigada!
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça nov 06, 2012 4:11 am

Ora bem, 35 litros brutos não é verdade?
Depois de por um areão, pedras (ferver durante uma hora) e plantas, a litragem real vai ser inferior (depende da quantidade de areão e pedras que ponha).Espessura mínima do areão 3cm.
Regra geral a capacidade do aquário de água doce é de 1 cm de peixe para cada 4l de água.
p.e. 1 peixe de 4cm=16l de água.
Em princípio pode por outros peixes com o beta, tem é pesquisar muito bem quais (não os tenho presente agora,mas penso que não podem ter barbatanas grandes como p.e. guppy).
Em ultimo caso,pode comprar um betário para por o beta e livrar o aquário para outros peixes.
Não ponha outro beta macho, senão combatem até à morte, tenha cuidado para não por lá fêmeas, senão ele mata aquelas que não gostar (escolha de parceiro é tentativa erro).
Cicle o aquário (deixá-lo a trabalhar), pelo menos 1 mês antes de por qualquer peixe lá dentro (para criar a biologia necessária à sustentabilidade da vida) às duas semanas já pode por lá plantas, por exemplo anúbias ou valisnérias.
Não ponha pedra calcária no aquário se não quiser ciclideos africanos (agressivos) pois vai aumentar o ph.
Escolha peixes de ph iguais ou compatível, há testes à venda para medir o ph e mais coisas da sua água.
Espere 24 horas no mínimo para por a água no aquário (depois de tirar da torneira,para o cloro evaporar)
Boa sorte.
p.s.-Há aquários mais indicados para por peixes (de litragem mais elevada)
Para kinguios, etc também não é indicado,pois o gold fish e similares crescem até 25/30 cm e são capazes de viver até 20 anos. Necessitam de um filtro de grande capacidade (são muito porcos).
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

terça nov 06, 2012 12:39 pm

já vi aquarios com bettas e tetra neon's...
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

terça nov 06, 2012 2:47 pm

botas96 Escreveu:tenha cuidado para não por lá fêmeas, senão ele mata aquelas que não gostar (escolha de parceiro é tentativa erro).

sempre tive um betta, sempre acompanhado com femeas, e nunca me aconteceu isso !! Isso acontece sistematicamente ou acontece de vez em quando ?
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
botas96
Membro Veterano

terça nov 06, 2012 3:01 pm

Não sei se ocorre esporadicamente ou sistematicamente,na altura segui de perto vários colegas de trabalho, pois eu estava-me a iniciar ,e um deles estava a tentar fazer procriação de betas, perdeu duas ou três fêmeas nos betários. As restantes pôs no aquário com os outros peixes.
DragaoDragao

terça nov 06, 2012 3:29 pm

Obrigada pelas dicas.
Algumas já sabia (qunato à manutenção do aquario).
Acho que o mais simples será colocar o betta em outro local, não quero brigas nem barbatanas comidas, muito menos mortes!
Falou de "betário". É algum aquario especial pra betas? ou apenas um nome para dar ao local de "isolamento"?

Obrigada!
botas96
Membro Veterano

terça nov 06, 2012 3:45 pm

Primeiro, uma pequena correcção. Peço imensa desculpa.
O rácio 1cm de peixe para 4l de água aplica-se ao marinho.
Para o doce é 1cm de peixe para 1l de água.
Portanto, peixes de 4cm .
1 peixe= 4 litros

Betários, são pequenos cubos de 1 a 2 l que se compram nas lojas.
Há dois anos custavam à volta de 20 euros e vinham com iluminação.
Mas acho que pode improvisar um.

http://www.aquahobby.com/gallery/b_betta.php
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 06, 2012 7:32 pm

Titanum Escreveu:já vi aquarios com bettas e tetra neon's...
Mas não era de água fria...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 06, 2012 7:37 pm

Eu mantinha o betta nesse aqua, 35 litros não dá para muito mais:

- o rácio apresentado pelo botas não funciona com peixes cuja dimensão em adulto excede os 6 cm, convém dizê-lo

Nesse volume de água:
- um betta e com gosto muitas plantas naturais fazem um lindo aqua;
- um pequeno cardume de tetras da mesma espécie, néons, cardinais por exemplo, não mais de 8 mas tem de colocar aquecimento;
-um aqua de invertebrados com red cherries e muito musgo de java.

Peixes de água fria são para ESQUECER em 35 litros. Outras espécies requerem aquecimento...
-

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

terça nov 06, 2012 9:06 pm

Um betário nem sei como é capaz de dizer isso... :roll:

Os bettas são dos peixes tropicais mais mal tratados, postos em globos e em "betários" com 1 ou 2 L, como indicou.

Isto é uma autentica tortura, como disse, se 1 cm = 1L isto para os peixes viverem saudáveis e confortáveis, como é que um betário de 2 L pode dar isso?

Os bettas chegam aos 8 cm, ou seja, pela lógica seriam necessários no minimo 8 L, pois o que disse está errado, não é nem de perto para cada cm de peixe (betta) um litro...é por volta de 3L ou mais por cm de peixe (betta)...

Um betta aconselho um aquário com um minimo de 20 L, portanto 35 L é optimo para um exemplar, não é um peixe de água fria é TROPICAL, portanto um termostato será necessário, para a litragem que referiu, eu aconselhava-a um termostato de 50 watts programado para 25ºC está optimo assim, no verão poderá desligá-lo á vontade...

Os bettas adoram plantas naturais, já que no habitat vivem em arrozais enormes cheios de plantas!

Pode encontrar plantas aquáticas em lojas da especialidade e não são caras, os meus conselhos remetem mais para espécies como Cabomba verde, Anubias nana, fetos de java, musgo de java... São plantas extremamente fáceis...

Para ter plantas destas se o aquário receber muita claridade não tem de se preocupar com lampadas, mas se não for o caso, a compra de uma lampada para o tamanho do aquário seria o ideal...

Em relação ao filtro... O filtro deve fazer 5 vezes a capacidade do aquário portanto o seu aquário tem 35 L o filtro ideal seria 175 L/Hora, já que este modelo de filtro não existe (corrijam-me se estiver errado), o ideal seria um filtro que faça 200L/H, os de cascata são optimos para os bettas, pois não movimentam quase nada a agua fazendo as trocas gasosas necessárias a superficie...

Os bettas adoram águas paradas!

Em relação à alimentação, eu aconselho a marca Tetra, eles têm mesmo comida especifica para Betta que lhe dará uma coloração mais viva e mais saúde, porém deve-se variar bastante, e eu aconselho também a arranjar um pouco de comida congelada como bloodworms, dáfnia, artémia, etc. uma destas chegava, bastava dar uma vez por semana, isto para a congelada, para a normal, ou reparte e dá duas vezes por dia (p.e. uma de manha outra a noite) um bocadinho de cada vez, ou 1 vez ao dia um pouco mais...

Depois em relação às trocas parciais de água (TPA's) uma vez por semana, 15% (5L no seu caso) da água com aspiração de fundo chega, como já indicaram deixar a água 24 H no garrafao faz com que o cloro evapore e fique apropriada para o aquário...

Companhia para ele :lol: Os bettas são algo complicados em relação a companhia, eu não aconselho femeas, porque se pusesse nunca poderia ser 1, ele stressava-a e acabava por matá-la, em aquários maiores pode-se ter 1 betta e 3 femeas, porque assim ele não setressa só uma e reparte o stress pelas 3 o que não era mau elas davam-se bem XD

Sendo assim peixes pequenos como neons, ou rasboras, umas corydoras (minimo 4), etc. davam-se bem...

Camarões e guppys, à pessoas que os conseguem manter juntos sem problemas à outras que não, depende do betta, cada betta tem o seu feitio... Mas pelo sim pelo não, e para evitar mariscada e barbatanas roidas, não aconselho a experimentar.

Por último as doenças, a mais comum será o Ictio pequenos pontos brancos que começam a aparecer no peixe, nesse caso aumente a temperatura gradualmente para os 29 graus e dentro de uma semana (corrijam-me se estiver errado) o peixe ficará bom, também para estes casos é que é útil ter um termostato...

Mesmo assim aconselho a ter sempre um medicamente à mão, eu recomendo o esha2000, já que erradica cerca de 18 doenças diferentes é bastante fácil de usar!

E pronto penso que seja tudo alguma duvida é só dizer :D

Boa sorte ;)
Última edição por Rikass em terça nov 06, 2012 9:20 pm, editado 1 vez no total.
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Rikass
Membro Veterano

terça nov 06, 2012 9:11 pm

Outra coisa, não é minimo 3 cm para o areão, pode-se perfeitamente usar areia de silica devidamente passada por água corrente!
Na minha opinião fica mais bonito. :D
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
botas96
Membro Veterano

terça nov 06, 2012 11:07 pm

Falei só como regra geral e para peixes adultos de 4cm.
Já que maiores do que isso em principio também precisaram de áquarios maiores.
DragaoDragao

quarta nov 07, 2012 2:37 pm

Agradeço toda a informação!

Hoje vi numa loja de animais aquarios de água fria com goldfish e similares onde em todos eles mantinham um beta. Disseram-me que nunca aconteceu nada de pior.
começo a ficar confusa com tanta informação! Quanto mais sei, mais confusa fico!!!!
Tenho de ponderar muito bem os proximos passo!
Obrigada!
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta nov 07, 2012 3:22 pm

DragaoDragao Escreveu:Agradeço toda a informação!

Hoje vi numa loja de animais aquarios de água fria com goldfish e similares onde em todos eles mantinham um beta. Disseram-me que nunca aconteceu nada de pior.
começo a ficar confusa com tanta informação! Quanto mais sei, mais confusa fico!!!!
Obrigada!
Salvo raras excepçoes, as lojas de animais nao sao exemplo para ninguem, quer pelo bem estar dos animais nem pelas informaçoes que eles possam dar.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Rikass
Membro Veterano

quarta nov 07, 2012 3:44 pm

DragaoDragao Escreveu:Agradeço toda a informação!

Obrigada!
Como o psylizart disse só raras lojas de animais é que dão válidas informações...

O betta é um peixe de água quente não de água fria, os arrozais chegam a temperaturas altas nos dias mais quentes!

Portanto goldfish é para esquecer! Eles chegam aos 30 cm (os goldfish) é muito mau ter um peixe desses dentro de um aquário de 35 L, são peixes de lago, dentro de aquários desses acabavam por morrer precocemente com deficiencias e tudo!

Em suma o que tem de arranjar é, aquecimento para o aquário (termostato), filtro adequado (de cascata se possivel 200 L/H) e comida adequada!

Depois de arranjar isso, é que passamos aos outros passos :D
Responder

Voltar para “Peixes”