Ajudaaaaa Peixinhos a morrer!!! Fiz asneira
Recebi dia 4 de Fev um aquário globo de 10 litros e 3 peixinhos dourados
Nesse dia, passei o aquário por água passando uma esponja nova e enchi-o com 8 litros de água da torneira tirada do filtro de casa (igualzinho a esse aí: http://pr.quebarato.com.br/curitiba/fil ... B1FAD.html)
Deitei 4 ml de Goldfish Aquasafe (torna a água da torneira segura para os peixes)
Coloquei um filtro ligado a um motorzinho que injectava ar para dentro dele (igual ao verdinho daqui : http://www.kwzone.com/products/links/ac ... es%202.htm) e deixei-o ficar por 15 minutos (sei que foi pouco)
Deitei os peixinhos junto com a água do saquinho da loja e pus ainda um vaso decorativo para aquário mesmo. No dia seguinte a água estava turva.
Limpei as impurezas com rede e sifão improvisado, troquei 2 litros de água, o que aclarou um pouco a água.
Hoje, dia 6 de Fev entre as 8h e as 10h um dos peixinhos morreu e a água ainda estava turva.
Seguindo o que li na net, troquei 50% da água e deixei os equipamentos a trabalhar. O que noto é que a água continua turva e os peixinhos estão um pouco apáticos. Peço que me ajudem a corrigir os erros que cometi. O que preciso de fazer, quando e como fazer? Preciso de mais equipamentos? Posso deitar um clarificador na água? Vai tirar a turvação? Por favor, expliquem tudo direitinho
Nesse dia, passei o aquário por água passando uma esponja nova e enchi-o com 8 litros de água da torneira tirada do filtro de casa (igualzinho a esse aí: http://pr.quebarato.com.br/curitiba/fil ... B1FAD.html)
Deitei 4 ml de Goldfish Aquasafe (torna a água da torneira segura para os peixes)
Coloquei um filtro ligado a um motorzinho que injectava ar para dentro dele (igual ao verdinho daqui : http://www.kwzone.com/products/links/ac ... es%202.htm) e deixei-o ficar por 15 minutos (sei que foi pouco)
Deitei os peixinhos junto com a água do saquinho da loja e pus ainda um vaso decorativo para aquário mesmo. No dia seguinte a água estava turva.
Limpei as impurezas com rede e sifão improvisado, troquei 2 litros de água, o que aclarou um pouco a água.
Hoje, dia 6 de Fev entre as 8h e as 10h um dos peixinhos morreu e a água ainda estava turva.
Seguindo o que li na net, troquei 50% da água e deixei os equipamentos a trabalhar. O que noto é que a água continua turva e os peixinhos estão um pouco apáticos. Peço que me ajudem a corrigir os erros que cometi. O que preciso de fazer, quando e como fazer? Preciso de mais equipamentos? Posso deitar um clarificador na água? Vai tirar a turvação? Por favor, expliquem tudo direitinho
Mas o sr da loja só quer é vender!
Esses globos sao optimos para berlindes...
Nenhum ser vivo deve ser obrigado a viver nessas condiçoes.
Se nao tem possibilidades de lhes proporcionar as melhores condiçoes devolva-os á loja...
E acredite que todos os peixes que comprar e meter nesse globo vao morrer mais cedo ou mais tarde.
São peixes que vivem ate 20 anos e chegam a medir 25cm.
Num globo vivem 6 meses se tanto...
Esses globos sao optimos para berlindes...
Nenhum ser vivo deve ser obrigado a viver nessas condiçoes.
Se nao tem possibilidades de lhes proporcionar as melhores condiçoes devolva-os á loja...
E acredite que todos os peixes que comprar e meter nesse globo vao morrer mais cedo ou mais tarde.
São peixes que vivem ate 20 anos e chegam a medir 25cm.
Num globo vivem 6 meses se tanto...
Um artigo feito por mim que explica mais ou menos as coisas: http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/o_porqu ... globos/690ClaudiaFG Escreveu:Então porque raio vendem esses aquários globo?
Não.ClaudiaFG Escreveu:Se substituir o aquário globo por um rectangular com a mesma capacidade funciona?
Se é principiante ( o que dá a entender ) comece por um aquário com cerca de 100l. Nestes aquários é muito mais fácil a estabilização de parâmetros.
Relativamente aos kinguios, que é o que tem com toda a certeza pela discrição, só em lago ou num aquário com mais de 350l. Embora o ideal seja mesmo um lago.
Eu sou principiante e tenho lido bastante, MESMO, sobre aquariofilia nos últimos tempos.
Não percebo como é que sugerem um mínimo de 100 litros para começar.
É pura idiotice, passe a expressão!
Com 60 litros já se consegue um habitat bastante bom mesmo, claro que não para 3 cometas, mas para outros peixes como néons e afins...
Secalhar, em vez de obrigarem o rapaz a ir buscar um aquário de 100 litros que lhe vai sair uma nota, aconselhavam a começar com um de 60 e com menos peixes e de espécies mais resistentes não?
Molly, Guppy, Neon, etc..!?
Secalhar, deviam dizer sim ao rapaz para aprender a controlar parâmetros em vez de lhe dizerem para comprar aquários maiores..
Enfim..
Se 60 litros são poucos, os grandes aquariofilistas e aquascapers como Amano e FAAO devem estar totalmente enganados quando criam scapes lindíssimas e inserem nelas 7/8 peixes sem problemas....
Não percebo como é que sugerem um mínimo de 100 litros para começar.
É pura idiotice, passe a expressão!
Com 60 litros já se consegue um habitat bastante bom mesmo, claro que não para 3 cometas, mas para outros peixes como néons e afins...
Secalhar, em vez de obrigarem o rapaz a ir buscar um aquário de 100 litros que lhe vai sair uma nota, aconselhavam a começar com um de 60 e com menos peixes e de espécies mais resistentes não?
Molly, Guppy, Neon, etc..!?
Secalhar, deviam dizer sim ao rapaz para aprender a controlar parâmetros em vez de lhe dizerem para comprar aquários maiores..
Enfim..
Se 60 litros são poucos, os grandes aquariofilistas e aquascapers como Amano e FAAO devem estar totalmente enganados quando criam scapes lindíssimas e inserem nelas 7/8 peixes sem problemas....
"Há duas coisas infinitas, o Universo e a estupidez humana.. E quanto à primeira, há dúvidas..."
Albert Einstein
Albert Einstein
Então se não percebe, eu vou explicar:Portwolf Escreveu:Não percebo como é que sugerem um mínimo de 100 litros para começar.
Primeiro, eu aconselhei um aquário com cerca de 100l. Pode ser 80l ou até pode ser 120l. Não disse, no mínimo.
Segundo, eu aconselho sempre aquários aproximadamente com esta litragem, porque quanto mais pequenos são os aquários, mais difícil se torna a estabilização de parâmetros.
Há aquários com 100l à venda em muitos sítios que não são um balúrdio ( embora a aquariofilia seja um dos hobbies mais dispendiosos que há e tem de se pensar nisto no começo, coisa que muita gente não faz ), por exemplo nas feiras de animais de estimação onde o preço das coisas costuma reduzir, em diversos sites, até uma pessoa que tenha um parecido pode dar.
Ora, se a/o user ClaudiaFG tem kinguios em globos, eu pelo menos, não espero que seja um/a grande entendido/a ( não pretendendo ofender ), acho bem aconselhar uma litragem bem grande, de modo a prevenir problemas futuros. E esses problemas sim, é que podem dar grandes despesas. Muitos maiores do que a aquisição do aquário ( que só é feita uma vez ).
Se a user não tem condições monetárias para adquirir um aquário de 100l, o que eu acho que faz melhor é devolver estes kinguios a um lugar onde eles sejam bem tratados e depois recomeçar preparada e com os devidos conhecimentos para manter um aquário como deve ser.
Nanos, por exemplo, só aconselho para pessoal já um pouco experiente.
Tenho diversos aquários e só um nano e digo, é bem mais complicado estabilizar os parâmetros. Tenho variações bem mais frequentes no nano do que nos outros maiores.