iniciante em aquariofilia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
cr206
Registado: quinta jul 11, 2013 1:51 am

sexta set 06, 2013 10:48 pm

boa noite decidi abrir este tópico pk nunca e demais a ajuda de quem entende da matéria depois de muito pesquisar aqui pelo fórum descobri que isto de ter uns peixinhos ainda tem muito que se lhe diga... há 3 anos adequiri para a minha filha um aquario retangular de 10l e um peixinho laranja e branco(não sei a espécie) foi uma prenda para a minha filha que ela cuidou bem durante todo este tempo e como ela gosta muito dos peixinhos decidi então adequirir um aquario um pouco maior 100l que pretendo começar a dar vida, para já não passa de 4 paredes de vidro mas daqui por umas semanas quero ver-lo povoado de peixes li por aqui que existe vários tipos de plantas que devemos ter em atenção para serem compatíveis com os peixes e ai entra na parte que não percebo nada...
queria começar com algo fácil para ir ganhando pratica tipo agua doce e fria.
que tipo de plantas e peixes deveria optar?
que tipos de material devo usar para cobrir o fundo e servir de alimento para as plantas?
que tipo de filtro usar?
neste momento so tenho o aquario 100l a bomba de oxigénio com duas pedras difusoras um motor para fazer circular a agua e uma lâmpada flurescente branca, este material vinha todo com o aquario...
todas as ajudas são bem vindas...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo set 08, 2013 2:38 pm

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

joa0
Membro Veterano
Registado: segunda jun 25, 2012 6:31 pm

segunda set 09, 2013 8:31 am

cr206 Escreveu:há 3 anos adequiri para a minha filha um aquario retangular de 10l e um peixinho laranja e branco(não sei a espécie) foi uma prenda para a minha filha que ela cuidou bem durante todo este tempo
se é um peixe-vermelho esse aquário é muito pequeno para ele!, na verdade, 10l é pequeno para todos os peixes!
e como ela gosta muito dos peixinhos decidi então adequirir um aquario um pouco maior 100l que pretendo começar a dar vida, para já não passa de 4 paredes de vidro mas daqui por umas semanas quero ver-lo povoado de peixes li por aqui que existe vários tipos de plantas que devemos ter em atenção para serem compatíveis com os peixes e ai entra na parte que não percebo nada...
queria começar com algo fácil para ir ganhando pratica tipo agua doce e fria.
Se quer começar com algo fácil escolha água doce e quente.
que tipo de plantas e peixes deveria optar?
Isso depende do biótopo/comunitário que quer fazer, 100l litros já dá para alguns, mas primeiro é preciso pesquisar porque em parte é gosto pessoal.
que tipos de material devo usar para cobrir o fundo e servir de alimento para as plantas?
Nem todas as plantas são de enterrar, mas as que são precisam de substrato fértil e algumas de fertilização Co2.
que tipo de filtro usar?
O melhor mesmo são os filtros externos com filtragem mecânica, química e biológica, e ter também um dentro do aquário para criar mais circulação.
neste momento so tenho o aquario 100l a bomba de oxigénio com duas pedras difusoras um motor para fazer circular a agua e uma lâmpada flurescente branca, este material vinha todo com o aquario...
todas as ajudas são bem vindas...
cr206
Registado: quinta jul 11, 2013 1:51 am

segunda set 09, 2013 8:32 pm

desde já um muito obrigado a quem passou por ca para ajudar...
depois de ter aberto este tópico continuei a absorver informação sobre a aquariofilia e já comecei a entender um pouco mais , no fim de semana aproveitei também para comprar algum material vou deixar ca então as informações sobre o que adequiri e o que pretendo para o aquario...
então ca vai:
aquario 80x45x30=108l
2 termostatos de 100w
lâmpada t8 6700k(pretendo subestituir mas mais para a frente)
bomba para o filtro 400l/h
filtro è uma caixa que vem colada na parte de traz do aquario mas dentro do mesmo, onde pretendo colocar carvao activo +cerâmica + espoja+ la de vidro ou rocha não sei bem...
bomba de oxigénio +dois reguladores de caudal + 2 pedras difusoras
subestrato:JBL Manado
areao do rio apanhado por mim já foi lavado congelado e fervido fiz também o teste do vinagre e não reagiu
pequeno tronco de madeira
xisto negro
pretendo la colocar uns guppys e neons também gostava de por alguns escalares mas tenho receio que não sejam compatíveis...
plantas tava a pensar nas anubias cabombas e elodeas sem usar o co2.
isto de absorver muita informação num curto espaço de tempo da grande confusão... se me podessem ajudar a por as ideias no sitio era porreiro os peixinhos so os pretendo colocar la para 18 de outobro ate la vou tentar fazer e entender a ciclagem comprei também testes para ver como esta a qualidade da agua (pH), (KH).(gH),(NO2),(NO3)e(CL2)...
joa0
Membro Veterano
Registado: segunda jun 25, 2012 6:31 pm

segunda set 09, 2013 9:34 pm

cr206 Escreveu:desde já um muito obrigado a quem passou por ca para ajudar...
depois de ter aberto este tópico continuei a absorver informação sobre a aquariofilia e já comecei a entender um pouco mais , no fim de semana aproveitei também para comprar algum material vou deixar ca então as informações sobre o que adequiri e o que pretendo para o aquario...
então ca vai:
aquario 80x45x30=108l
esse aquário dá para os peixes que quer (escalares,guppies, neons)
2 termostatos de 100w
penso que só seja preciso um mas isso vê-se quando se testar as temperaturas
lâmpada t8 6700k(pretendo subestituir mas mais para a frente)
não vou falar porque não sei, as lâmpadas para o meu foram aconselhadas por um lojista conhecido
bomba para o filtro 400l/h
já comprou? a bomba devia ter no mínimo 500l/h mas se comprou também não ser problema de maior
filtro è uma caixa que vem colada na parte de traz do aquario mas dentro do mesmo, onde pretendo colocar carvao activo +cerâmica + espoja+ la de vidro ou rocha não sei bem...
bomba de oxigénio +dois reguladores de caudal + 2 pedras difusoras
tudo bem
subestrato:JBL Manado
esse é o fértil certo?
areao do rio apanhado por mim já foi lavado congelado e fervido fiz também o teste do vinagre e não reagiu
ok, são quantos quilos, a camada total (areão+substrato fértil) deve ser +- 7cm.
pequeno tronco de madeira
é de que madeira? madeiras resinosas não podem ser usadas e os troncos tem de ter um tratamento mais profundo que as pedras.
xisto negro
tudo bem, não interfere...
pretendo la colocar uns guppys e neons também gostava de por alguns escalares mas tenho receio que não sejam compatíveis...
idealmente, os guppies gostam de ph um pouquinho alcalino e os neons um pouquinho acido, podem conviver com ph neutro mas eu optaria por:
casal de escalares pequenos
cardume de cardinais adultos
cardume de narizes de bêbado
corys sterbais

plantas tava a pensar nas anubias cabombas e elodeas sem usar o co2.
feto de java, musgo de java, cabomba, anúbias, sagitárias, etc, etc... há imensas
isto de absorver muita informação num curto espaço de tempo da grande confusão... se me podessem ajudar a por as ideias no sitio era porreiro os peixinhos so os pretendo colocar la para 18 de outobro ate la vou tentar fazer e entender a ciclagem comprei também testes para ver como esta a qualidade da agua (pH), (KH).(gH),(NO2),(NO3)e(CL2)...
sobre a ciclagem nem vale a pena falar porque o que não falta são artigos sobre isso
Associação Portuguesa de Subbuteo
www.apsubbuteo.pt

Wanting to be someone else is a waste of the person you are - Kurt Cobain
Responder

Voltar para “Peixes”