Desde já aproveito para agradecer a todos vocês pois foi através deste site que tomei conhecimento que o meu peixe não tinha as condições básicas, limitava-se a sobreviver. Assim que o soube tratei de mudar de aquário rapidamente pois tinha daqueles globos(prisões como vim a saber), só peço que não me julguem por isso por eu não fazia a minima deia do que estava a fazer e nunca me irei perdoar por ter dado 3 ANOS MISERÁVEIS ao meu peixe
conhecimentos básicos sobre peixes
-
esbugapeixe
- Registado: domingo out 13, 2013 12:16 pm
olá! será que me podiam ajudar em algumas coisas?
Desde já aproveito para agradecer a todos vocês pois foi através deste site que tomei conhecimento que o meu peixe não tinha as condições básicas, limitava-se a sobreviver. Assim que o soube tratei de mudar de aquário rapidamente pois tinha daqueles globos(prisões como vim a saber), só peço que não me julguem por isso por eu não fazia a minima deia do que estava a fazer e nunca me irei perdoar por ter dado 3 ANOS MISERÁVEIS ao meu peixe
no entanto agora comprei um aquário de 52x26x30 será suficiente? já agora podem me dizer de que coisas preciso para além da bomba de ar e do filtro? é preciso um termostato ? ou ele consegue ter uma boa qualidade de vida sem um? é preciso mais algum químico na água para alem do anti-cloro? e já agora podem me dizer qual a sua raça? ainda não sei deitar fotos as e possível vê la através da minha foto de perfil?[/img]
52x26x30 dá um total de 40,5 litros mais ou menos, bem, continua a ser pouco para um peixe que pode crescem até aos 20/30cm, mas é obviamente melhor que o globo, que, além do seu tamanho, a sua forma stressa constantemente o peixe. Como peixes de água fria não precisam de termostato, a menos que na sua zona faça mesmo muito frio. Químicos anti-cloro e se quiser acelerar a ciclagem (há vários artigos sobre a ciclagem incluindo alguns aqui) tem aceleradores biológicos. Quanto à espécie do peixe é um peixe-dourado da variedade Shubunkin.esbugapeixe Escreveu:olá! será que me podiam ajudar em algumas coisas?
Desde já aproveito para agradecer a todos vocês pois foi através deste site que tomei conhecimento que o meu peixe não tinha as condições básicas, limitava-se a sobreviver. Assim que o soube tratei de mudar de aquário rapidamente pois tinha daqueles globos(prisões como vim a saber), só peço que não me julguem por isso por eu não fazia a minima deia do que estava a fazer e nunca me irei perdoar por ter dado 3 ANOS MISERÁVEIS ao meu peixeno entanto agora comprei um aquário de 52x26x30 será suficiente? já agora podem me dizer de que coisas preciso para além da bomba de ar e do filtro? é preciso um termostato ? ou ele consegue ter uma boa qualidade de vida sem um? é preciso mais algum químico na água para alem do anti-cloro? e já agora podem me dizer qual a sua raça? ainda não sei deitar fotos as e possível vê la através da minha foto de perfil?[/img]
Agora, voltando a repetir, 40litros continua a ser pouco, eu diria que uns 100 litros é o mínimo, pois eles crescem e se crescem...
O melhor, se não puder dar essas condições, é dar o peixe a alguém que tenha um lago ou aquário de água fria grande, ou então a exposições que aceitem o peixe. Mas esse aquário de 40 litros dava para fazer uma coisa bonita com água quente, e, dependendo dos peixes, tinha a certeza que nenhum cresceria demais para o aquário.
Associação Portuguesa de Subbuteo
www.apsubbuteo.pt
Wanting to be someone else is a waste of the person you are - Kurt Cobain
www.apsubbuteo.pt
-
esbugapeixe
Muito obrigada pela ajuda , gracas a sua sugestao vou dar o meu peixe a minha tia pois ela tem um lago em csa onde ja teve alguns peixes vermelhosjoa0 Escreveu:52x26x30 dá um total de 40,5 litros mais ou menos, bem, continua a ser pouco para um peixe que pode crescem até aos 20/30cm, mas é obviamente melhor que o globo, que, além do seu tamanho, a sua forma stressa constantemente o peixe. Como peixes de água fria não precisam de termostato, a menos que na sua zona faça mesmo muito frio. Químicos anti-cloro e se quiser acelerar a ciclagem (há vários artigos sobre a ciclagem incluindo alguns aqui) tem aceleradores biológicos. Quanto à espécie do peixe é um peixe-dourado da variedade Shubunkin.esbugapeixe Escreveu:olá! será que me podiam ajudar em algumas coisas?
Desde já aproveito para agradecer a todos vocês pois foi através deste site que tomei conhecimento que o meu peixe não tinha as condições básicas, limitava-se a sobreviver. Assim que o soube tratei de mudar de aquário rapidamente pois tinha daqueles globos(prisões como vim a saber), só peço que não me julguem por isso por eu não fazia a minima deia do que estava a fazer e nunca me irei perdoar por ter dado 3 ANOS MISERÁVEIS ao meu peixeno entanto agora comprei um aquário de 52x26x30 será suficiente? já agora podem me dizer de que coisas preciso para além da bomba de ar e do filtro? é preciso um termostato ? ou ele consegue ter uma boa qualidade de vida sem um? é preciso mais algum químico na água para alem do anti-cloro? e já agora podem me dizer qual a sua raça? ainda não sei deitar fotos as e possível vê la através da minha foto de perfil?[/img]
Agora, voltando a repetir, 40litros continua a ser pouco, eu diria que uns 100 litros é o mínimo, pois eles crescem e se crescem...
O melhor, se não puder dar essas condições, é dar o peixe a alguém que tenha um lago ou aquário de água fria grande, ou então a exposições que aceitem o peixe. Mas esse aquário de 40 litros dava para fazer uma coisa bonita com água quente, e, dependendo dos peixes, tinha a certeza que nenhum cresceria demais para o aquário.
Relativamente aos peixes de agua quente vou seguir essa sugestao, mas vou esperar algum tempo ate poder comprar os behs necessarios a sua sobrevivenciao.é preciso mais alguma coisa para alem do filtro, da bomba e do termostato?
E quantosmpeixes devo colocar 2 a 3, ou um pequeno cardume de neons?
Ainda bem que escolheu essa opção, é mesmo o melhor para ele!
Quanto ao material precisa também de calha de iluminação mas não posso ajudar pois a minha foi recomendada por um lojista conhecido. Isto é o necessário para o aquário funcionar mas precisa de mais materiais para o manter: testes de água; sifão; um balde/alguidar em que nunca tenham estado químicos; limpador magnético ou algo que sirva para limpar os vidros do aquário;substrato fértil (caso queira ter plantas que é sempre melhor).
As pedras se quiser pôr, não precisa de comprar em lojas, pesquise as rochas que não alteram o ph da água e veja se existem na sua zona.
Quanto ao número de peixes difere completamente de espécie para espécie, por exemplo, pode por uns 8 neons mas 1 óscar já é demais, porque os neons crescem até aos 3/4cm e os óscares até 40cm. Como disse pode por neons mas tem mais opções, trata-se de pesquisar por espécies que goste e verificar se podem estar num aquário de 40 litros.
Quanto ao material precisa também de calha de iluminação mas não posso ajudar pois a minha foi recomendada por um lojista conhecido. Isto é o necessário para o aquário funcionar mas precisa de mais materiais para o manter: testes de água; sifão; um balde/alguidar em que nunca tenham estado químicos; limpador magnético ou algo que sirva para limpar os vidros do aquário;substrato fértil (caso queira ter plantas que é sempre melhor).
As pedras se quiser pôr, não precisa de comprar em lojas, pesquise as rochas que não alteram o ph da água e veja se existem na sua zona.
Quanto ao número de peixes difere completamente de espécie para espécie, por exemplo, pode por uns 8 neons mas 1 óscar já é demais, porque os neons crescem até aos 3/4cm e os óscares até 40cm. Como disse pode por neons mas tem mais opções, trata-se de pesquisar por espécies que goste e verificar se podem estar num aquário de 40 litros.
www.apsubbuteo.pt
www.apsubbuteo.pt
-
esbugapeixe
joa0 Escreveu:Ainda bem que escolheu essa opção, é mesmo o melhor para ele!![]()
muito muito obrigada
-
Susana94
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)
Quero aproveita este tópico para colocar uma questão, tenho um peixe de água fria cor de laranja que ultimamente tem um comportamento demasiado estranho
Já o tenho à dois anos, e já tive deles da mesma espécie e não cresceram tanto quanto este, talvez foi por causa de ter mudado a marca da alimentação, comprei uma muito boa indicada mesmo para ele. O pior é que essa já acabou e estamos a dar-lhe uma de marca branca que tinhamos aqui guardada, mas logo que possa compro a que estava a dar. Eu sei que isto não se deve de fazer, mas neste caso teve de ser. Tenho outro peixe branco, quando a comprei dizia que era oranda, mas cheguei à conclusão que há pessoas da loja dos animais que não percebem nada do que vendem. Eu chamo-lhe "barriga de sapo", e tenho esse cor de laranja no mesmo aquário, já não me lembro da espécie ou do género dele, mas sei que não é carpa porque não tem as "barbas", é uma bastante parecida mas sem as "barbinhas". Às vezes o laranja ataca o outro e ele nunca tinha feito isso, atira-se ao vidro do aquário, e ultimamente vai sempre até à superficie mas ainda não percebi bem o que ele vai fazer. Tenho pedras no aquário e eles têm muito o hábito de as colocar na boca e deitar fora, ele faz isso, mas ultimamente atira-se a elas. Sei que não tenho um aquário nada grande também
leva apenas 10 litros. É um aquário completo com filtro, bomba de oxigénio, e com lâmpada.
Eu já tive 2 peixes neste mesmo aquário à cerca de 5 anos, e nunca lhes aconteceu isto, talvez por ser um macho e uma fêmea porque cheguei a ter ovos no aquário que entretanto ficaram entre os cortes do filtro.
A questão que coloco é: é agressividade? Talvez por serem dois machos? (Não sei distinguir um macho de uma fêmea). Será do aquário ser pequeno? Eu se conseguir colocar fotos coloco aqui uma,
A quem me responder agradeço muito.
Eu já tive 2 peixes neste mesmo aquário à cerca de 5 anos, e nunca lhes aconteceu isto, talvez por ser um macho e uma fêmea porque cheguei a ter ovos no aquário que entretanto ficaram entre os cortes do filtro.
A questão que coloco é: é agressividade? Talvez por serem dois machos? (Não sei distinguir um macho de uma fêmea). Será do aquário ser pequeno? Eu se conseguir colocar fotos coloco aqui uma,
Eu preocupava em arranjar um aquário decente para ele, visto que é um peixe que pode crescer até 20/30cm. Depois, esse outro peixe que diz ser gordo, tem os olhos para cima ou para fora? Se sim ele pode não comer o necessário porque não avista a comida tão rapidamente como o outro. Peixes destes em 10 litros morrem cedo demais e devia preocupar-se em arranjar um aquário com 100/150 litros, um lago ou dá-lo a uma pessoa ou instituição que tenha instalações para o manter.Susana94 Escreveu:Quero aproveita este tópico para colocar uma questão, tenho um peixe de água fria cor de laranja que ultimamente tem um comportamento demasiado estranhoJá o tenho à dois anos, e já tive deles da mesma espécie e não cresceram tanto quanto este, talvez foi por causa de ter mudado a marca da alimentação, comprei uma muito boa indicada mesmo para ele. O pior é que essa já acabou e estamos a dar-lhe uma de marca branca que tinhamos aqui guardada, mas logo que possa compro a que estava a dar. Eu sei que isto não se deve de fazer, mas neste caso teve de ser. Tenho outro peixe branco, quando a comprei dizia que era oranda, mas cheguei à conclusão que há pessoas da loja dos animais que não percebem nada do que vendem. Eu chamo-lhe "barriga de sapo", e tenho esse cor de laranja no mesmo aquário, já não me lembro da espécie ou do género dele, mas sei que não é carpa porque não tem as "barbas", é uma bastante parecida mas sem as "barbinhas". Às vezes o laranja ataca o outro e ele nunca tinha feito isso, atira-se ao vidro do aquário, e ultimamente vai sempre até à superficie mas ainda não percebi bem o que ele vai fazer. Tenho pedras no aquário e eles têm muito o hábito de as colocar na boca e deitar fora, ele faz isso, mas ultimamente atira-se a elas. Sei que não tenho um aquário nada grande também
leva apenas 10 litros. É um aquário completo com filtro, bomba de oxigénio, e com lâmpada.
www.apsubbuteo.pt
www.apsubbuteo.pt