Quero aproveita este tópico para colocar uma questão, tenho um peixe de água fria cor de laranja que ultimamente tem um comportamento demasiado estranho

Já o tenho à dois anos, e já tive deles da mesma espécie e não cresceram tanto quanto este, talvez foi por causa de ter mudado a marca da alimentação, comprei uma muito boa indicada mesmo para ele. O pior é que essa já acabou e estamos a dar-lhe uma de marca branca que tinhamos aqui guardada, mas logo que possa compro a que estava a dar. Eu sei que isto não se deve de fazer, mas neste caso teve de ser. Tenho outro peixe branco, quando a comprei dizia que era oranda, mas cheguei à conclusão que há pessoas da loja dos animais que não percebem nada do que vendem. Eu chamo-lhe "barriga de sapo", e tenho esse cor de laranja no mesmo aquário, já não me lembro da espécie ou do género dele, mas sei que não é carpa porque não tem as "barbas", é uma bastante parecida mas sem as "barbinhas". Às vezes o laranja ataca o outro e ele nunca tinha feito isso, atira-se ao vidro do aquário, e ultimamente vai sempre até à superficie mas ainda não percebi bem o que ele vai fazer. Tenho pedras no aquário e eles têm muito o hábito de as colocar na boca e deitar fora, ele faz isso, mas ultimamente atira-se a elas. Sei que não tenho um aquário nada grande também

leva apenas 10 litros. É um aquário completo com filtro, bomba de oxigénio, e com lâmpada.
Eu já tive 2 peixes neste mesmo aquário à cerca de 5 anos, e nunca lhes aconteceu isto, talvez por ser um macho e uma fêmea porque cheguei a ter ovos no aquário que entretanto ficaram entre os cortes do filtro.
A questão que coloco é: é agressividade? Talvez por serem dois machos? (Não sei distinguir um macho de uma fêmea). Será do aquário ser pequeno? Eu se conseguir colocar fotos coloco aqui uma,
A quem me responder agradeço muito.