Aquário iniciante

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
JoanaSS89
Registado: quarta nov 06, 2013 7:42 pm

sábado nov 09, 2013 1:54 am

Olá Boa noite,

Adquiri um aquário de 60x30x30 cm, o qual tem neste momento substrato para as plantas e areia, uns troncos e fetos de java. Em termos de peixes tenho 3 guppys (1 macho e 2 fêmeas), 4 néons, 1 corydora e 1 plecostomo (acho que é assim que se diz xD). Gostava de saber se está equilíbrado ou se posso acrescentar mais alguns peixes, e se sim, quais?
joa0
Membro Veterano
Registado: segunda jun 25, 2012 6:31 pm

sábado nov 09, 2013 12:24 pm

Se tem substrato para as plantas e só tem musgo de java pode adiconar outras plantas não muito exigentes.
Em termos de peixes, o plecostumus é grande demais para esse aquário e as corydoras são peixes de cardume. Eu tirava o plecostumus e juntava mais duas ou três corydoras. Mais nada, porque com guppies o aquário vai ficar com muito mais peixes brevemente.

P.S: Editei porque reparei que era feto de java e não musgo de java. Mas continuo a dizer o que disse antes. Pode adicionar outras plantas aí, como por exemplo cabomba, sagitárias, anúbias, etc... A maior parte das plantas que se vendem em lojas de animais de "shopping" são fáceis de manter.
Associação Portuguesa de Subbuteo
www.apsubbuteo.pt

Wanting to be someone else is a waste of the person you are - Kurt Cobain
JoanaSS89

sábado nov 09, 2013 7:59 pm

Ok, obrigado pela ajuda.
Em relação as plantas provavelmente iriei ocmprar anubias, tentei arranjar erva guppy, mas o senhor da loja diz que é difícil arranjar, e realmente nunca vi numa loja a venda...
Por acaso em relação aos peixes não sabia que os corydoras eram peixes de cardume. Sei que o plecostumus costuma ficar bastante grande, mas como pensei que demorasse bastante tempo, achei que não havia problema. Até pensei mais tarde arranjar talvez um aquária maior... Achas que ele fica bem naquele aquário durante uns meses? ou vai entrar em stress? é que ele tb não é muito grande, deve ter uns 5/6cm.
Outra pergunta posso arranjar corydoras de outras variantes? tipo panda ou assim? A que tenho neste momento é toda branca de olhos vermelhos.

Muito obrigado pela ajuda =)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo nov 10, 2013 12:59 pm

Faço minhas as palavras do joa0.
Eu tirava o plecostumus e juntava mais duas ou três corydoras. Mais nada, porque com guppies o aquário vai ficar com muito mais peixes brevemente.
Sim, o pleco leva algum tempo a crescer... mas chega aos 30 cm e mais.

Quanto às corys, a albina que tem é uma variedade da cory bronze, é sempre melhor adicionar da mesma espécie mas pode ter um par de pandas, ou paleatus, por ex.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

joa0
Membro Veterano

domingo nov 10, 2013 6:14 pm

JoanaSS89 Escreveu:Ok, obrigado pela ajuda.
Em relação as plantas provavelmente iriei ocmprar anubias, tentei arranjar erva guppy, mas o senhor da loja diz que é difícil arranjar, e realmente nunca vi numa loja a venda...
Por acaso em relação aos peixes não sabia que os corydoras eram peixes de cardume. Sei que o plecostumus costuma ficar bastante grande, mas como pensei que demorasse bastante tempo, achei que não havia problema. Até pensei mais tarde arranjar talvez um aquária maior... Achas que ele fica bem naquele aquário durante uns meses? ou vai entrar em stress? é que ele tb não é muito grande, deve ter uns 5/6cm.
Outra pergunta posso arranjar corydoras de outras variantes? tipo panda ou assim? A que tenho neste momento é toda branca de olhos vermelhos.

Muito obrigado pela ajuda =)
A dinodane já disse tudo sobre o pleco e sobre as corys.

O que é erva guppy?
www.apsubbuteo.pt

dinodane
Membro Veterano

domingo nov 10, 2013 7:02 pm

Será musgo de java? Também não sei o que é.

JoanaSS89

domingo nov 10, 2013 10:14 pm

Têm aqui uma imagem da chamada "erva guppy": http://www.aquariofilia.net/forum/index ... pic=171801
mas tal como o responsável pelo post tb não sei o nome científico dela... Parece-me boa para proteger os guppys alevins que nasçam depois :) até penso que seja dai que venha o nome. Foi daquelas coisas que encontrei ao pesquisar na net para montar o aquário.
Quanto às corydoras é mesmo isso o que vou fazer :)

Obrigado pela ajuda.[/img]
dinodane
Membro Veterano

domingo nov 10, 2013 11:33 pm

Não conheço mas o musgo de java é mais bonito. Além disso, é fácil de encontrar e protege os alevins na mesma.

joa0
Membro Veterano

segunda nov 11, 2013 5:27 pm

Não conhecia a planta mas também pelas fotos não dá para ver grande coisa. Para os guppies se esconderem não é necessário ter plantas com folhas pequeninas em grande número. Até um aquário meio-despido com umas grutas e algumas plantas chega. Não sobrevivem tantos claro, mas sobrevivem sempre alguns.
www.apsubbuteo.pt

Responder

Voltar para “Peixes”