A vossa opinião -

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

terça nov 26, 2013 2:08 am

Olá a todos, como estão? Sou nova aqui pelo fórum dos peixes.
Como quero adquirir um aquário para ter os meus peixes, tenho andado a pesquisar bastante a cerca dos vários tipos de aquários, das várias espécies de peixes e das necessidades de cada espécie.

Este tópico serve mais como desabafo, e mais tarde, depois de terminar as minhas pesquisas, colocarei aqui dúvidas e solicitarei a vossa ajuda para adquirir os meus peixinhos.

A situação que me preocupa é em relação ao tamanho do aquário para cada peixe. Eu lembro de ter 6/7 anos e ter o clássico peixe dourado num aquário pequeno rectangular, por acaso nunca tive globos. Acho que muitas e muitas famílias deste país continuam a ter o clássico, peixe dourado num aquário mínimo, sem terem a consciência de que o peixe vai crescer..

Eu tenho a sensação de que quando uma família vai comprar o primeiro peixinho de estimação são levados a escolher os peixes dourados porque é aquele que mais se vê nas situações de globos e os peixes que as lojas mais dizem que são os indicados para a família... a minha pergunta é: quando uma pessoa entra numa loja de animais, escolhe um aquário de xL e um ou dois peixes dourados ou até mais, porque é que ninguém diz que os peixes crescem ate aos 30cm?

Por outro lado acho que as pessoas que não percebem muito destes assuntos, ou não estão muito dentro do mundo da aquariofilia, não têm a noção que os peixes crescem, não têm a noção de que o peixe não vai ficar como nós os vemos na loja...

Não quero estar a meter toda a gente no mesmo saco e é claro que a pessoa que quer adquirir o animal tem que fazer uma pesquisa grande em casa, mas quem o impede de comprar um ou mais goldfish para um aquário de 35L?
porque é que continuam a dizer, em algumas lojas, que estes peixes são ideais.

Não sei o que vocês acham disto, se concordam comigo ou não...

Digo-vos pessoal, tenho aprendido muito com vocês, com os tópicos com este fórum, com a arca, eu não sabia 70% daquilo que sei agora... já comprei livros e tudo... e graças a Deus que não adquiri os peixes nem o aquário antes de pesquisar, não teria sido certo, e eu vejo que não estava preparada para isso. E já visitei várias lojas de animais, onde coloquei as minhas dúvidas e questões e onde as respostas foram sempre: este aquário seria suficiente, ou então: pode juntar vários da mesma espécie, ou : nesse aquário cabem 5 peixes como esse... e coisas do género...

Enfim, digam-me o que acham...
Cumps.
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

terça nov 26, 2013 9:45 am

a maior parte dos lojistas, esta a fazer o trabalho deles, ou seja VENDER...
O resto do estudo tem que partir do comprador
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
joa0
Membro Veterano
Registado: segunda jun 25, 2012 6:31 pm

terça nov 26, 2013 12:53 pm

Os lojistas, muitas vezes que até tem aquários em casa e até sabem que este peixe é agressivo, que aquele vai crescer demais, que o outro come as plantas, etc... Mas o que eles querem são os €€€€. Se for preciso, em vez de simplesmente não dizer nada, dizem até: ah não eles crescem de acordo com o tamanho do aquário, ah pois sabe que esse peixe que seu amigo tem e é agressivo é uma excepção, etc...

Depois á os outros que simplesmente não sabem o que estão a falar e dizem informações erradas baseada em mitos, as pessoas ao comprar vão na conversa porque como o lojista tem uma loja de animais sabe concerteza do que está a falar....

De entre estes dois venha o diabo e escolha....
Associação Portuguesa de Subbuteo
www.apsubbuteo.pt

Wanting to be someone else is a waste of the person you are - Kurt Cobain
alexandra_m
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Contacto:

terça nov 26, 2013 2:33 pm

Metendo-me no meio da conversa.
O que quer dizer peixe agressivo? Agressivos entre eles? Devoradores de plantas?
Eu tenho 4 cometas e não vejo agressividade. Por isso é q fiquei espantada e curiosa.
joa0
Membro Veterano
Registado: segunda jun 25, 2012 6:31 pm

terça nov 26, 2013 6:03 pm

Há espécies de peixes que são agressivos porque comem outros e lutam por território por exemplo. Não digo cometas mas outros peixes. Como não conheço muitas espécies de água fria não lhe poderei dizer peixes agressivos de água fria mas por exemplo de água quente talvel os mais conhecidos são os ciclideos (estou a generalizar há ciclideos pacificos, mas grande parte são territoriais).

Tambem existem peixes que gostam de desenraizar plantas ou invertebrados que as comem.
Associação Portuguesa de Subbuteo
www.apsubbuteo.pt

Wanting to be someone else is a waste of the person you are - Kurt Cobain
alexandra_m
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Contacto:

terça nov 26, 2013 6:05 pm

Ok. É que os meus cometas não são e como nunca tive outros peixes.
Obrigada pela resposta.
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

terça nov 26, 2013 7:56 pm

Antes demais agradeço as vossas respostas.
De facto acho que a maioria quer é vender... o que é uma pena porque poderiam fazer muito mais vendas se fossem sérios e se as pessoas ficassem com uma boa opinião deles (lojas de animais).

Eu dei o exemplo do peixe dourado porque é o mais frequente, mas existe outro exemplo, os bettas...

Felizmente neste ultima loja que fui explicaram-me algumas coisas, mas não pude esclarecer tudo porque o senhor da loja estava com pressa... :P

O facto é que nas lojas dizem-nos que um determinado aquario dá para x peixes e apercebo-me agora que não é como diziam...
Responder

Voltar para “Peixes”