Ciclo Aquário de 80L ??? Como fazer???

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
balista7
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: terça dez 20, 2011 11:07 pm

segunda jan 27, 2014 12:11 pm

Boas!!! Tenho um aquário de 80 litros e gostaria que me ajudassem com o ciclo para colocar lá uns peixinhos de água quente... Ainda não sei que tipo de peixes vou comprar mas não queria muitos... tipo uns 2 ou 3 maiores que guppies talvez... Mas para isso tenho de criar um ciclo para esses meus peixes certo? Como fazer? Deixo o aquário a funcionar com as bombas ligadas durante algum tempo e de semana a semana vou vendo com os testes de nitrato e ph se está bem? tenho de comprar algo tipo plantas? Ajudem aqui o noob sff :D
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda jan 27, 2014 12:32 pm

A ciclagem deve ser feita com tudo ligado e a funcionar normalmente, sem peixes. Eu sempre fiz as minhas ciclagens com uma duração de quase um mês. Este tópico pode servir-lhe de ajuda: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151

Faz bem não sobrelotar o aquário, é um dos erros mais comuns e que levam ao falhanço da maior parte dos projectos.

É muito importante e só traz benefícios colocar plantas naturais. Há plantas muito fáceis de manter (exemplos: cabomba, elódea, valisnéria, rabo-de-raposa, anúbia, musgo de Java, etc.), que não necessitam de grandes cuidados, apenas um bom substrato (que em certas plantas nem necessita de ser fértil, o que até pode causar um boom de algas caso os nutrientes não sejam devidamente absorvidos). Fornecem oxigénio, abrigo natural, ajudam à própria biologia do aquário e ficam muito bonitas.
balista7
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: terça dez 20, 2011 11:07 pm

segunda jan 27, 2014 1:04 pm

Eu já tinha lido esse tópico... no entanto agradeço... Só queria ter a certeza de como fazer o ciclo de azoto e como... deixo estar o aquário ligado durante umas 4/6 semanas e faço testes no final destas semanas de modo a verificar se os resultados estão correctos?
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda jan 27, 2014 1:35 pm

O ideal é verificar os parâmetros mais ou menos uma vez por semana, para detectar irregularidades se houver e descobrir a causa destas a tempo.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 27, 2014 7:30 pm

E vai optar por que espécies?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

balista7
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: terça dez 20, 2011 11:07 pm

quinta jan 30, 2014 10:44 pm

Ainda não sei que espécies irei optar... como tinha dito anteriormente gostaria de no máximo 2/3 peixes bonitinhos no aquário... Obrigado pela informação
balista7
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: terça dez 20, 2011 11:07 pm

sexta mar 21, 2014 1:09 pm

Boa tarde malta!

Depois de andar a fazer testes durante algumas semanas, creio penso eu, daí vir ao forum poder comprar alguns peixes( ainda não sabendo qual a espécie a comprar) ... os resultados dos testes que fiz ao meu aquário são:

ph 7,5

NO2 nitritos 0.0mg/L

Amónia Nh4Nh3 0,3 mg/L

Acham que com estes resultados preciso de alterar alguma coisa no aquário? Poderei comprar peixes?obrigado
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 21, 2014 4:04 pm

Se os níveis de amónia ainda não estão a 0, ainda não está ciclado.
Pode acelerar a coisa, compre um condicionador e acelerador do ciclo como o Aquasafe da Tetra ou o Toxivec da Sera.
Nesta fase inicial compre peixes resistentes, sugiro platys ou espadas, um trio de femeas e um macho.
Plantou?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

balista7
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: terça dez 20, 2011 11:07 pm

sexta mar 21, 2014 6:03 pm

DinoDane eu enganei-me minha amónia assim como os nitritos estão a 0mg, nem sei como ía dar 0.3 eu só comparei as cores...
Eu ainda não sei as espécies que vou optar... mas gostaria de 3 4 no máximo, não sei tipo os Nemo´s ou outros se voces me puderem aconselhar... mas guppy platys etc... não quero!
Se puderem deixar algumas sugestões! Obrigado
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 21, 2014 6:45 pm

Os nemos, Balista...?
Os peixes-palhaço são peixes de água salgada...

Eu já sugeri agora pela sua resposta não sei que mais lhe diga a não ser... pesquise espécies de água doce compatíveis com pH alcalino, fáceis de manter e levando em consideração a litragem que tem...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

balista7
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: terça dez 20, 2011 11:07 pm

sábado mar 22, 2014 12:17 am

Exato... Nemo não dá... não percebo muito de peixes... vou lendo e por isso decidi ir com calma e perguntar sempre antes de comprar ou fazer alguma asneira... nemo não é para água doce... Não tenho plantas no meu aquário... discus pelo que percebi e li é melhor para quem tem experiência ... vou procurar algumas espécies porque guppy neon platy não queria muito... preferia uns 3 peixes de porte maior ...
balista7
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: terça dez 20, 2011 11:07 pm

domingo mar 23, 2014 1:52 am

Dinodane estive a pesquisar um pouco... e verifiquei que peixes como Discus é preciso experiência ... os escalares que era outro tipo de peixes que eu gostaria de ter não sei se é boa opcção? Quanto ao numero de peixes eu disse que gostava de 3 ou 4 mas caso fossem grandes sei lá tipo uns 10 cm cada +/- ... Então tive a verificar e posso optar penso eu e daí a minha dúvida estar exposta aqui no tópico por : barbos... platty´s... cascudos...colisa... espadas... neon e tetras... limpa vidros... corydora e viuvas... mas dentro destas espécies existem espécies ativas e pacificas... será que é possivel ter misturado este tipo de espécies? ou apenas pacificas ou só ativas? Neste caso vou optar por ter mais alguns peixinhos... só não sei é porque espécies optar...
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mar 23, 2014 8:34 pm

Deve pensar na coisa da sequinte forma:
Os peixes ocupam níveis de natação diferentes, pelo que pode povoar o seu aquário por aí.
Peixes de fundo: coridoras : pode colocar umas 5, nunca menos que 3, precisam da companhia da sua espécie. São animais muito curiosos, eu gosto muito de as observar. Tem muitas espécies à venda no comércio, as mais vulgares são as paleatus, as aeneus, as julii, as aeneus albinas.
Peixes de meia água: tetras, escalares, colisas, platys, espadas. Agora tem de ter em atenção o tamanho em adulto dos peixes. Os escalares crescem muito (excedem os 10 cm de que fala em adultos) e são territoriais, portanto há que optar, ou coloca 3 escalares e nada mais, ou opta por um cardume de 10 tetras ou rasboras e por um par de colisas lalia.
Se optar pelos espadas ou platys, tem que levar em linha de conta que são vivíparos e reproduzem-se prontamente, portanto se colocar 2 ou 3 fêmeas e um macho em breve terá alevins, por isso o melhor é não colocar mais peixes. Nunca se coloca o mesmo nº de machos e de fêmeas para não as stressar.

Não aconselho barbos, são peixes nervosos e agressivos.
Não aconselho limpa-vidros, só se forem ottos.
Não aconselho cascudos, crescem demasiado para a litragem que tem.
Não aconselho discus, são caros e muito sensíveis, e o aqua é pequeno.
Não aconselho comprar todos ao mesmo tempo porque a ciclagem ainda é recente. Comece pelas coridoras ou pelos platys ou espadas, estas espécies são menos sensíveis que as outras e na semana seguinte coloque os outros.

Plante o aquário com plantas verdadeiras, ajudam muito a manter a química da água favorável para os peixes, tem muita coisa bonita e fácil de manter à venda: feto de java, cabomba, valisnéria, musgo de java, anúbias, elódea.

Não exceda a lotação que lhe referi. 80 litros não é muito e na aquariofilia quanto maior, mais fácil. Eu pessoalmente não gosto de ver muitas espécies diferentes misturadas, prefiro ter 3 ou 2 grupos de espécies diferentes, mas isso já vai do gosto de cada um, desde que não tenha peixes a mais e não escolha espécies agressivas.

Espero ter ajudado.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

balista7
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: terça dez 20, 2011 11:07 pm

segunda mar 24, 2014 2:48 pm

Muito obrigado Dinadane está-me a ajudar bastante... tal como eu tinha dito quero montar um aquário e que prolongue e não um em que meta os peixes e passado algum tempo eles morrem... por isso quero fazer tudo certinho... Tenho algumas dúvidas: sei que não posso comprar logo os peixes todos... mas ao comprar primeiro as coridoras, compro logo as 5 de uma vez? Vou optar por comprar plantas verdadeiras só tenho medo é que criem caracóis ... mas compro primeiro as plantas e só depois as coridoras ou posso comprar logo as 2 coisas? Eu acho as colisas bonitas... elas dão se bem em aquários de 60 litros? ou tenho de as meter no de 80 litros? Posso juntar colisas com platty's ou espadas? ou é só melhor colisas com corydoras e pronto já chega? E ao optar por platty's/espadas posso juntar espadas/platty? ou é só melhor um macho e 3 fêmeas da especie escolhida e já é suficiente? Obrigado mais uma vez...
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mar 24, 2014 5:46 pm

Olá.

Pode adquirir logo as coris e as plantas. Mas como vai levantar substrato a plantar e água vai turvar um pouco, pode plantar primeiro (lembre-se de retirar os vasos), deixar a água "assentar" e introduzir as coridoras no dia seguinte.

As plantas não "criam" caracóis. Podem trazer caracóis, mas isso é outra coisa, eles não aparecem do nada. Lave muito bem as plantas em água corrente e não compre se vir que os aquas onde estão têm caracóis.

Mas tem dois aquas? é que baralhou-me com a coisa dos 60 litros. Não tinha dito que era de 80? Quanto mais água, melhor se dão os peixes...

Pode juntar colisas com platys ou espadas mas lembre-se que estes últimos são vivíparos, por isso ou opta só por ter fêmeas ou a lotação do aquário vai disparar.

Eu prefiro não misturar platys com espadas porque hibridizam entre si.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Peixes”