preciso de ajuda urgente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

sexta out 16, 2015 10:01 am

Boas,

Simples, precisa de 4 coisas:
-Bomba de ar
-Pedra difusora
-mangueira para ligar a bomba de ar á pedra difusora
-válvula anti-retorno que é colocado entre a bomba de ar e a pedra difusora mas fora de água, ou seja, serve para evitar que a água entre na bomba de ar, normalmente a meio do aquário mas do lado de fora.

Tem que ter em atenção à potência da bomba de ar, depende do volume do aquário e da pedra difusora. Existem diferentes pedras difusoras desde umas pequenas redondas até uma mais compridas em forma de paralelepípedo.
A diferença entre as duas é o efeito que pretende, ou uma pequena cortina de bolhinhas ou uma cortina mais larga.
carlosgraca
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: domingo out 11, 2015 3:03 pm

sexta out 16, 2015 10:48 am

Obrigado Vasco vou pesquisar sobre isso :)
Digame uma coisa hoje pretendo fazer o meu primeiro tpa, mas gostaria dr saber se para poder limpar bem o aquário prexiso de tirar os peixes do mesmo ou se posso fazer tudo com eles la mas com o devido cuidado e sim sabendo que tenho de tirar pouca água

Mas gostaria de limpar as pedras e nao sei como fazer
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

sexta out 16, 2015 11:21 am

Boas,

Os peixes só saem do aquário se estiverem mortos! Nunca se tira os peixes do aquário para fazer tpa.
Tire 1/3 de água do aquário, o volume minimo que deve tirar do aquário deve ser de 30%, ou seja, cerca de 40 litros.
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

sexta out 16, 2015 11:22 am

e deixe estar as pedras no sítio, utilize o sinfão para retirar a sujidade do fundo.
carlosgraca
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: domingo out 11, 2015 3:03 pm

sexta out 16, 2015 11:25 am

Tenho de adquirir um sinfao então pois nao tenho nada disso, ja me está a ficar bastante caro tudo que ando a comprar. Nao sabia que ers preciso tanta coisa para manter um aquário mas obrigado por toda a ajuda umal abraço, :)
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

sexta out 16, 2015 2:36 pm

Boas,

Sim o investimento inicial pode em alguns casos ser substancial, mas a manutenção é uma brincadeira.
carlosgraca
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: domingo out 11, 2015 3:03 pm

segunda out 19, 2015 8:00 pm

boas

vem ja passou uma semanita e meia desde que tenho os peixes e ate ver nao morreu mais nenhum tenho pena de os outros terem morrido , o meu aquario
quanto aos peixes que tenho sao mesmo muito sossegados nao sei porque mas conforme me explicou ja pode ser e deve ser mesmo do peixe ser calmo , eles nao aparentam ter problemas e estao bem mas durante todo o dia mal se mechem a agua esta praticamente sempre a mesma temperatura e tudo .

espero que seja mesmo deles andarem assim , durante a noite ja andam pelo aquario todo mas sempre no fundo so veem ca a cima quando dou comer .
obrigado por toda a ajuda

espero que os meus peixes se aguentem , embora a minha agua esteja a ficar muito escura deve ser suja bastante depressa até
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

terça out 20, 2015 8:47 am

Boas,

Água a ficar escura não é bom sinal, a não ser que tenha colocado turfa no filtro.
Qual é a potência do filtro?
carlosgraca
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: domingo out 11, 2015 3:03 pm

terça out 20, 2015 6:26 pm

boas potencia nao lhe sei dizer so indo ver , o filtro tem tado completamente normal , so agora a agua tem estado mais suja amarela apenas , secalhar pode ser dos flocos que ainda uso e dou aos peixes , amanha vou limpar o aquario .


como posso fazer para a agua aguentar mais tempo limpa e nao amarela ?
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

quarta out 21, 2015 6:19 am

Boas,

A potência do filtro é fundamental, se o filtro não for suficiente não lhe consegue limpar a água do aquário, entope e não filtra os detritos da água.
Numa das minhas primeiras mensagens indiquei qual seria a potência que deveria ter no filtro entre 400L/hora e 700L/hora e externo de preferência.
O filtro que tem actualmente é interno?
carlosgraca
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: domingo out 11, 2015 3:03 pm

quarta out 21, 2015 2:39 pm

sim é interno , capacidade ate 60 litros , sei que tenho mais de 100 dai se sujar mais depressa possivelmente .
carlosgraca
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: domingo out 11, 2015 3:03 pm

quarta out 21, 2015 2:42 pm

o que tenho agora é so de 260 l/h
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

quarta out 21, 2015 5:17 pm

Boas,

Pois você tem um duplo problema:
-Filtro abaixo das suas necessidades, deveria ter no minimo 400L/hora, ideal deveria ser de 700L/hora
-Dos tipos de filtros existentes o interno é um dos menos eficientes, deveria apostar num externo.

Tem duas soluções:
-Um novo filtro com a capacidade adequada
-Adiciona um novo filtro combinando a potência dos 2 de forma a chegar aos 700L/hora

Fica melhor servido com a primeira opção e externo, é muito melhor para limpar. Os internos por mais cuidado que tenha cai sempre alguma sujidade para o aquário.
O filtro que tem é adequado para um aquário entre os 50 e 80 litros.

O aquário e filtro que tem foi-lhe oferecido?
carlosgraca
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: domingo out 11, 2015 3:03 pm

quarta out 21, 2015 6:13 pm

na altura comprei o filtro a pensar que dava nao sabia a quantidade certa do aquario mas sim vou ter de trocar por outro adequado , sera que na loja aceitam troca por outro ? ainda nao tem 2 semanas de uso

senao gastei 20 euros para nada para ter de comprar outro
vasco1978
Membro
Mensagens: 77
Registado: quinta out 31, 2013 8:03 pm

quarta out 21, 2015 6:32 pm

Boas,

Fale com o dono, lave bem a esponja e o filtro e ponha tudo dentro da caixa, se você vai comprar outro não creio que vá ter problemas. Mas se vai mesmo trocar opte por um externo de 700L/hora.
O primeiro filtro externo que tive foi da Tetra EX-700 bom filtro, caixa com boa capacidade e nunca perdeu força. O volume da caixa onde estão as matérias filtrantes é muito importante, porque é na caixa onde ficam retidas as sujidades, entre 2 filtros de igual potência escolha aquele que tenha maior volume de caixa. O que lhe estou a descrever está nas especificações do filtro descritas na embalagem.
Procure por uma das seguintes marcas: Tetra, JBL, Eheim(esta é mais cara).
Mas desde já lhe aviso que vai lhe ficar próximo dos 100€, mas vai notar bem a diferença no aquário.
Responder

Voltar para “Peixes”