Boas!
estou a construir um filtro externo caseiro, e gostaria de saber o que lá devo ou nao por! estou a pensar em usar fibra larga para agarrar as impurezas maiores e depois lá acrilica para agarrar as mais pequenas e depois ter tambem cilindros de ceramica para a filtração biologica. devo construir tb um filtro de ultra violetas? li algures que funciona muito bem a remover bacterias fungos parasitas e algas!
Filtro Ultra Violeta
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda mai 10, 2004 7:37 pm
- Contacto:
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 2:44 pm
São dois assuntos diferentes:
[DIY] Filtro Exterior
[DIY] Filtro UV
O Filtro UV é colocado depois do Filtro exterior e se possivel na vertical para evitar residuos na parte de cima da lampada UV. No Aquário Vasco da Gama teem um muito bem montado na secção de quarentena de exemplares da nossa costa.
Quando ao Filtro exterior caseiro tens pelo menos um artigos sobre o assunto noutro forum Português e vários em foruns Brasileiros e no forum inglês Forum- Ciclideos ( http://www.cichlid-forum.com/ ).
O ultimo é o melhor por isso coloquei o link.
[DIY] Filtro Exterior
[DIY] Filtro UV
O Filtro UV é colocado depois do Filtro exterior e se possivel na vertical para evitar residuos na parte de cima da lampada UV. No Aquário Vasco da Gama teem um muito bem montado na secção de quarentena de exemplares da nossa costa.
Quando ao Filtro exterior caseiro tens pelo menos um artigos sobre o assunto noutro forum Português e vários em foruns Brasileiros e no forum inglês Forum- Ciclideos ( http://www.cichlid-forum.com/ ).
O ultimo é o melhor por isso coloquei o link.
-
- Membro Júnior
- Contacto:
mas posso ligar o filtro UV em serie com o externo nao posso? que tipo de lampada (referencia/marca) devo usar e qual a potencia adequada?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 2:44 pm
Podes liguar em série.
Agora quando mais devagar a água passar no filtro UV mais tempo de radiação recebe a água que passa nele e melhor funciona.
No mercado existem lampadas U.V. o importante é o tempo de vida util com U.V.
Quando a potência, não sei porque nunca explorei muito a assunto. Tinha uma lampadas de 15 watt´s para um aquário de 200 litros reais e penso que era mais que suficiente. Ou seja provavelmente uma menos potente era suficiente para o aquário em questão.
Agora quando mais devagar a água passar no filtro UV mais tempo de radiação recebe a água que passa nele e melhor funciona.
No mercado existem lampadas U.V. o importante é o tempo de vida util com U.V.
Quando a potência, não sei porque nunca explorei muito a assunto. Tinha uma lampadas de 15 watt´s para um aquário de 200 litros reais e penso que era mais que suficiente. Ou seja provavelmente uma menos potente era suficiente para o aquário em questão.
-
- Membro Júnior
- Contacto:
pois, mas no mercado existem varios tipos de lampadas uv. pelo que me apercebi as lampadas devem de uv-C nao A nem B, qual a marca da lampada qie compraste? e ja agora a referencia sabes? de que cor era a lampada?