pergunta sobre ph

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Rafacavaleiro
Membro Veterano
Registado: terça abr 01, 2003 4:31 pm
Localização: Pusky e Cusca(cães);Linda,Tita, Mia,Becas ,kiko, Teco,Tico (gatos)

quinta ago 12, 2004 5:57 pm

Olá a todos!

Desculpem a minha ignorancia, :roll: mas estou confusa....

Sabem-m dizer como é possivel uma agua com ph 6.6 aumentar para 7.8 de um dia para o outro apenas com um filtro a funcionar?Sem mais nada dentro do aquario... :evil:

Como é q se consegue um ph estavel? :|

desde já agradeço a atenção.
vap
Membro
Registado: sábado mai 15, 2004 7:27 pm
Localização: 3 cães, aves diversas, 5 tartarugas, peixes, 1 porquinho da índia

sexta ago 13, 2004 12:08 am

olá Rafaela!

Sim. É possivel o pH aumentar de um dia para o outro. E vou dizer as diversas formas que podem levar a esse aumento:

- caso tenha utilizado água com uma elevada concentração de CO2; por exemplo água de um furo. Estas normalmente têm uma elevada concentração desse gás dissolvida quando são extraidas do furo, o que faz com que tenham um pH relativamente baixo, mas passado pouco tempo o gás é libertado e o pH tem tendência para aumentar.

- se usou algum anti-cloro para tratar a água do aquário; existem alguns anti-cloros que fazem aumentar o pH, embora não digam nada disso no rotulo! Mas o que é certo é que acontece...

Fora isto...não estou a ver porque é que seja! A não ser que tenha alguma pedra ou rocha decorativa de origem calcária dentro do aquário!? Acho que não é o caso, pois disse que o aquário não tem nada dentro!

Espero ter ajudado.
Cumprimentos
Vanessa
Rafacavaleiro
Membro Veterano

sexta ago 13, 2004 8:56 am

Olá Vanessa!

Obrigada pela resposta. Ajudou sim senhora.
A água q coloquei é do furo, logo acontece aquilo que descreveu! :?
E eu q ja estava toda contente por ter a agua do furo com ph baixo... É q é mais facil aumentar do q baixar o ph! :?

Já agora aproveito para perguntar outra coisa,
eu andei a investigar umas coisas e li um artigo q falava de um produto para estabelizar o ph nos 7.
Isso será bom? temos que conseguir ph 7 e depois é que colocamos esse produto?
vap
Membro
Registado: sábado mai 15, 2004 7:27 pm
Localização: 3 cães, aves diversas, 5 tartarugas, peixes, 1 porquinho da índia

sexta ago 13, 2004 2:10 pm

Rafaela:

Há realmente uma série de produtos que fixam o pH, não só nos 7, mas em qualquer valor, chama-se "solução tampão". O que essa soluções fazem é aumentar o KH, isto é a capacidade tampão da água.

Eu, em tempos, utilizei uma dessas soluções e devo cofessar que não obti os resultados esperados, pois essa solução aumentou-me o pH em vez do fixar! :o ( agora não lhe sei explicar porquê!)

vanessa
Rafacavaleiro
Membro Veterano

sexta ago 13, 2004 2:45 pm

obrigada mais uma vez vanessa!

Isto realmente é ir tentando.... :roll: depois de ter os peixes é q já ñ se pode fazer nada! ;)

espero ter mais sorte desta vez. :)

obrigada pela ajuda.

beijinhos
Responder

Voltar para “Peixes”