caracoís

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
bluedoll
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 7:23 pm

segunda jul 29, 2002 12:41 pm

apareceram caracóis no meu aquario...
alguem que perceba k me ajude...
sao prejudiciais??
trazem algum beneficio??
devo retira-los imediatamente??
qual o motivo deste aparecimento??
n sao em excesso, mas mesmo assim tenho medo k façam mal ao meus peixes ou as plantas...
ajudem-me
cumprimentos
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda jul 29, 2002 12:56 pm

Oi Marta!

Os caracóis são benéficos por um lado pois comem os restos da comida dos peixes e limpam um pouco das algas formadas nos vidros, mas os resultados apenas são melhores com os grandes.

A desvantagem dos caracóis, é que a sua morte liberta substâncias nocivas para os peixes. Os caracóis pequenos não são problema em princípio, mas s grandes já o são e podem causar a morte de peixes.

Por experiência própria, não sei quais as consequências, já tive caracóis num aquário de guppies, mas eram pequenos e depois foram retirados.
Há quem compre caracóis para os aquários.
Fica agora a seu critério.

Cumprimentos,
bluedoll
Membro

terça jul 30, 2002 11:16 pm

obrigada pelos esclarecimentos...
como disse o seu aquario ja teve caracois mas foram retirados, ou seja, sera melhor eu retirar os k tenho no meu aquario?
eles sao pequenos...mas tou c receio, é um aquario pra fazer criaçao(penso k nao muda nada, mas prontos...) tenho receio que possam azer algo de mal...
mas axa k devo retira-los?
mais uma vez obrigada
bteteia
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Tartarugas, Peixes Tropicais, Cães, Gatos, Hamsters

sexta ago 02, 2002 1:31 pm

Olá!!

Eu tenho um aquário por vezes aparecem caracois pequenos (uns em forma de buzio pequenino e outros mais arredondados acastanhados).
Como lá foram parar? Trouxe-os qdo comprei peixes pois são bastante uteis para a remoção de algas que por vezes crescem e deixam tudo verde :) ...
Mas existem alturas em que estes se reproduzem a grande velocidade.. o que eu faço quando acho que já tenho mais caracois do que deveria é apanha-los e deitá-los pela pia a baixo :lol: (não é a coisa mais interessante de se fazer, mas é bem melhor do que prejudicar os meus peixinhos e o seu habitat) ...

Ass: Bteteia
bluedoll
Membro

sexta ago 02, 2002 4:44 pm

agredeço a vossa ajuda...
mas começo a ficar confusa lol
umas pessoas dizem k os caracois sao bons pa remover algas k ha peixes k gostam de os comer...
os que eu tenho sao TAO pequenos que... um dia k resolvi por-me a tira-los... conclusao so encontrei UM ... dahh
e agora passo montes de tempo a tentar encontrar mais e la de longe a longe encontro um ou outro...
existe algum produto ou maneira de os tirar?
umas pessoas dixem k sao "benéficos" outas dizem k sao "maléficos"...
mais uma vez obrigada
cumprimentos
bluedoll
Membro

sexta ago 02, 2002 4:46 pm

agredeço a vossa ajuda...
mas começo a ficar confusa lol
umas pessoas dizem k os caracois sao bons pa remover algas k ha peixes k gostam de os comer... outras dizem k sao portadores de basterias que julgam fazer mal aos peixes... eu ja nao sei... :(
os que eu tenho sao TAO pequenos que... um dia k resolvi por-me a tira-los... conclusao so encontrei UM ... dahh
e agora passo montes de tempo a tentar encontrar mais e la de longe a longe encontro um ou outro...
existe algum produto ou maneira de os tirar?
umas pessoas dixem k sao "benéficos" outas dizem k sao "maléficos"...
mais uma vez obrigada
cumprimentos
rsaraiva
Membro Veterano
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

segunda ago 05, 2002 7:56 am

esses caracois não são prejudiciais ( não forem muitos ), aparecem nos aquários através de ovos que vem juntamente em certas comidas para peixe. além de que são um bom sinal de que a água está em bom estado.
se forem poucos podes esmagar os caracois de vez em quando que os peixes vão adorar trincar neles, depois aspiras os restos do fundo. se achas que já são muitos o melhor mesmo é começares a retirar os sacaninhas antes que te limpem as plantas :)
bluedoll
Membro

segunda set 02, 2002 2:22 pm

desculpem a minha ausencia...mas estive sem internet... :(
pois é... os caraccóis continuam la...eu vou retirando-os quando os vejo e quando vejo que estao grandes...
o aquario em questao so tem alevins...sera que podera prejudicar a saude dos maus pequenotes?
n existe nada (produto ou qq coisa) que mos remova de vez??
ja sei como la apareceram... foi com umas plantas que comprei numa loja... porque conheço pessoas k tb ja la compraram plantas e notaram que vinham "carregadas" de pequenos caracois... identicos aos meus...
obrigada pela vossa ajuda...
rsaraiva
Membro Veterano

segunda set 02, 2002 2:59 pm

não te preocupes com isso, eles não fazem mal a ninguem :)
bluedoll
Membro

segunda set 02, 2002 3:06 pm

mas mesmo assim aconselhas a continuar a tira-los quando os vir??
obigada
rsaraiva
Membro Veterano

segunda set 02, 2002 3:33 pm

agora acho que já uma opção tua :)
os caracois não vão comer os alevins e tb não vão poluir a água.
devem ser caracois pequeninos e tb não vão fazer grandes estragos nas plantas. por isso, é mesmo uma questão de estética, ou deixas os gajos passearem por lá ou te dás ao trabalho de os tirar porque não gostas dos sacaninhas.
o aquário só tem alevins ... suponho que esse aquário seja o segundo aquário ( maternidade, hospital, etc...), se assim for os caracois até podem andar por lá a "limpar" as algas.
bluedoll
Membro

segunda set 02, 2002 3:48 pm

sim é isso... é aquario maternidade... entao vou deixa-los la andar e quando vir que ha amais... eu tiro... prontos !!
obrigada pela ajuda (em todos os sentidos) :lol:
o que eu mais tinha medo é que ouvi dizer que a morte do caracois é que era prejudicial...isto é, o morrerem no aquario libertada uma coisa qualquer k fazia mal ao peixes...
era este o meu medo mas sendo assim vou deixa-los la andar...
cumprimentos
rsaraiva
Membro Veterano

segunda set 02, 2002 3:55 pm

para a proxima lava as plantas antes de as meteres no aquário :)
é que podem trazer ovos de caracois, parasitas e algas :(
bluedoll
Membro

segunda set 02, 2002 4:57 pm

pois eu ja percebi que tem de ser assim...
desde que percebi k os caracois vieram nas plantas tenho o cuidado de as lavar e examinar antes de as por no aquario...
eu sei de k loja eles vieram e quando compro alguma coisa la tenho sempre muita atençao...
ja me xegam os k aqui tenho LOL
ja me tiraste os medos em relaçao aos caracois :)
Responder

Voltar para “Peixes”