ola! eu abri este topico para me explicarem (por favor) sobre filtros e o mais importante, quais os tipos de filtragem??? o meu diz k tem mecanica e biologica (o meu so tem uma esponja mas diz k tem filtragem biologica)
la diz isto:
(...) efectua a filtragem mecanica por meio de uma esponja microporosa cilindrica intermustavel(...)
(...) A esponja tambem actua como um substrato para a cultura de bacterias, as quais ajudam a decomposiçao biologica dos componentes azotados toxicos, tais como o amoniaco e os nitritos(...)
entao tem uma filtragem boa? a filtraçao biologica do meu filtro é boa ou á materias proprios para a filtragem biologica??? eu tive a ler o k o paixao disse k meteu no seu filtro, entao tem a filtragem completa???
eu sei k sou chato mas...
filtros-tipo de filtros-tipos de filtraçao
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 06, 2003 2:53 pm
Viva.
Filtragem mecânica serve apenas para reter particulas em suspensão na agua (tipo bocados de folhas por exemplo). Filtragem biológica já é outra coisa muito diferente. Aqui já vai a propria quimica da agua para decompor amonia em nitritos e nitritos em nitratos através de bactérias
O Ideal é um filtro fazer as duas coisas, e de preferencia que seja capaz de "mover" no minimo umas 3x o volume total do aquário por hora. No caso de alguns peixes mais "porcalhões" esse volume de agua por cada hora ainda deve ser maior (5 a 10x).
Eu no meu filtro (Rena XP3) uso apenas materias filtrantes mais economicas. esponjas com poros de 2 tamanhos diferentes. Nos 2 primeiros niveis a esponja q tem poros maiores e nos 2 ultimos níveis as esponjas q têm poros menores, e cerâmicas nos 2 níveis do meio.
Filtragem mecânica serve apenas para reter particulas em suspensão na agua (tipo bocados de folhas por exemplo). Filtragem biológica já é outra coisa muito diferente. Aqui já vai a propria quimica da agua para decompor amonia em nitritos e nitritos em nitratos através de bactérias

O Ideal é um filtro fazer as duas coisas, e de preferencia que seja capaz de "mover" no minimo umas 3x o volume total do aquário por hora. No caso de alguns peixes mais "porcalhões" esse volume de agua por cada hora ainda deve ser maior (5 a 10x).
Eu no meu filtro (Rena XP3) uso apenas materias filtrantes mais economicas. esponjas com poros de 2 tamanhos diferentes. Nos 2 primeiros niveis a esponja q tem poros maiores e nos 2 ultimos níveis as esponjas q têm poros menores, e cerâmicas nos 2 níveis do meio.