comportamento dos anabantideos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
josegois
Membro Júnior
Registado: terça set 21, 2004 10:19 am

domingo dez 05, 2004 12:13 am

Gostava da opinião de pessoal experiente sobre isto. Há pouco comprei dois colisas machos (um penso ser o c. lalia e o outro será um chuna ? o corpo é laranja e a cabeça e dorso anterior são azulados) São peixes muito timidos -passam o tempo todo atrás das plantas e raramente saiem; só quando não estou frente ao aquário. Se apareço escondem-se logo. Ainda não os vi comer e estava mesmo preocupado . partilham o aqua com cardinais, tetras rosa, pristellas (é assim q se escreve?) e rasboras arlequins que são uns histéricos e uns porcos a acomer. mas já lá vão mais de 15 dias e continuam vivos, por isso devem comer. No áqua há um betta macho de uns 3 cm e o colisa laraja corria com ele das plantas. o betta é muito pacífico.
este betta também faz coisa estranhas- para peixe da superficie ele passa muito, mas muito, tempo a rondar o fundo , a meter-se por entre as plantas e até deitado debaixo do filtro ou em cima das plantas. Eu já tive n enfartes pensando q estava morto.
Mudei os colisas para outro aqua onde estariam mais á vontade pois lá so há um betta grande de 5cm uma rã e um otocinclus. Ora o betta não tolerou os colisas, especialmente o laranja. Fazia a sua "dança", abria os operculos e perseguia o pobre colisa sem piedade. Tive que devolver os colisas ao aqua anterior onde continuam escondidos. :o
É normal anabantideos machos de especies diferentes não se tolerarem ???
Peçod esculpa pelo tamanho da mensagem :oops: :oops: :o :?: :o
Anita_29
Membro
Registado: sexta nov 19, 2004 2:27 pm

segunda dez 06, 2004 10:46 pm

Olá JoseGois

Eu não sou propriamente experiente, mas cá vai a minha opinião :D

Que eu tenha conhecimento o betta luta, ou com machos da sua espécie ou então com guppys e precisamente colisas.

Li isso em

http//www.aqua.brz.net/faq/bet.htm#a1

As colisas são Gouramis (para o caso de estranhares a terminologia), é logo a 2ª pergunta da FAQ.

Se calhar o betta mais pequenito não se pega com o colisa precisamente por ser bem mais pequeno.

Quanto a este estar constantemente no fundo, sendo um peixe da camada superior, não estranhes, tenho montes de bettas (machos e fêmeas, crio a título pessoal, não de negócio) e alguns têm esse comportamento, sentem-se mais à vontade escondidos.

Reparaste se no período em que colocaste as colisas no outro aquário esse comportamento se manteve? É que o peixe também pode estar assustado.

Fica bem :)
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

terça jan 18, 2005 7:33 pm

Olá. Tenho um aquári há duas semanas, tenho duas colisas fêmeas e um macho no dia seguinte comprei um betta azul lindo, disseram-me na loja que é muito raro haver fêmeas à venda o que me entristeceu. No aquário as colisas nadam muito e vivem felizes apesar de as fêmeas andarem um pouco escondidas, o betta tanto gosta de andar pela frente do aquário como se esconde numa gruta do tronco mas não se ligam (as colisas e o betta).
Rickardo
Membro
Registado: domingo jul 13, 2003 5:54 pm

quarta jan 19, 2005 1:06 am

Eu não sei nde que zona és, mas eu sou do porto e aqui há montes de bettas femea à venda, exsitem em quase todas as lojas e em varias cores tambem claro que não tão exuberantes como os machos, já as vi azuladas que são as mais vulgares, vermelhas e agora começaram a aparecer umas cor de rosa ou brancas ainda não tive oportunidade de as ver bem. acho que é uma questão de procurares que arranjas com relativa facilidade
Cromo2
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 10:39 am

sábado jan 22, 2005 10:43 pm

Quando são especies similares é normal.
Responder

Voltar para “Peixes”