Ascite Infecciosa (septicemia hemorrágica ): A doença é própria dos ciprínideos: Barbus, Brachydanio, Danio, Tanichthys. Sinais: olhos saltados ou olhos fundos, ânus avermelhado e prolapsado (deslocado do seu lugar habitual, caído), líquido amarelado (em alguns casos aquoso ou claro) na cavidade abdominal, fígado amarelado ou castanho-amarelado ou cinza-esverdeado, inflamação do intestino e bexiga natatória. TRATAMENTO: Devemos criar condições para uma boa resistência e imunidade e as boas condições de higiene decidem o curso da doença. Isolar o peixe doente.
In
http://www.aquallun.com.br/doencas.htm
Hidropsia - Doença causada por uma bactéria, Aeromonas Punctatos, o peixe fica com o abdomêm muito inchado, pára de se alimentar. nada em circulos, pode ficar com escamas eriçadas, destruição de nadadeiras, manchas vermelhas em todo o corpo.
Muito díficil a cura, ainda não é conhecida um remédio realmente eficaz para essa doença.
NB: Recebi um e-mail de um amigo internauta "Henning Albert Boilesen", datado de 01/07/2002 - 15:46 hs, que tinha o seguinte conteúdo: "Tratei com sucesso meus peixes que estavam com Hidropisia com terramicina 500 mg, sendo uma cápsula para cada 40 litros de água, repetindo a dose após três dias".
In
http://www.aquariofilia.bio.br/doencas.htm
Fica bem