Calor excessivo!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

segunda ago 15, 2005 2:24 pm

Boas!
Tenho dois aquário de água quente com várias espécies de peixes: Guppies, Neons, Carpa Negra, Platis, Betta... os peixes em ambos os aquários são bastantes saudáveis... No entanto estou a ter problemas devido ao calor... A temperatura da água subiu imenso e mesmo com o aquecimento desligado está nos 28ºc quando os peixes estão habituados à temperatura de 26ºc... A verdade é que 2 peixes já se ressentiram e tenho medo que esteja a afectar os outros, nomeadamente uma guppi que está na maternidade... Alguém tem alguma solução?

Obrigada!
Taito
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

segunda ago 15, 2005 5:03 pm

Oi taito!
a temperatura de 28ºC não é suficiente para os seus peixes se ressentirem (com excepção da carpa que desconheço mas que deve ser de aguas ditas frias), eu já tive a água em torno dos 40ºC, desliguei o termostato, e mm assim ela não baixava dos 35ª o verão todo.
Se mesmo assim aschas preocupante podes antes de amis desligar o teu termostato (lele não deve acender se a temperatura estiver acima daquela para a qual ele esta programado, mas mesmo assim.....
depois se quiseres podes ligar popr cima do aquário umas ventoinhas de pc, atenção que tens que ter um transformador.
se precisares de mais dicas ou tiveres duvidas diz

abraço
Para mudares o mundo começa sempre por fazer aquilo em que acreditas.
Taito
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 15, 2005 6:24 pm

hotrodder, antes de mais obrigada pelas dicas!
Sim, realmente o que me preocupa é a Carpa e um Cometa (um Telescópio já morreu...), pois são de águas "frias". A água quente não faz mal aos peixes de água fria pois sentem um pouco de calor,nada mais e, até desenvolvem melhor... Mas realmente sempre tive a temperatura mais baixa para equilibrar as necessidades dos peixes tropicais com os de água fria... Outra coisa que me estava a preocupar era a oscilação de temperatura...

No entanto, com o que disse fico mais descansada e se a temperatura subir mais pedirei ao meu marido para colocar as tais ventinhas de pc com o transformador!

A guppy que está na maternidade preocupa-me pois parece-me cheia como as outras das outras vezes... mas algo de estranho se passa com esta... Parece que está a "descamar" ( no entanto não parece nenhuma doença que conheça) e está muito cheia e sem que a barriga esteja mais escura perto da cauda como é costume... E já está há muito tempo nestas condições sem que nasçam os filhotes... Será que não consegue? Nunca aconteceu nada deste género com nenhuma guppy...

Peço desculpa pelo testamento... Mas é que até este Verão sempre tem corrido tudo bem...
tgv_23
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 3:50 pm

segunda ago 15, 2005 7:42 pm

boas
quantos a temperatura se os aquarios nao forem muito grande pode ir mudando a agua
por exemplo arranjar uma garrafa com agua "gelada", 2 tubos de ar , 2 coisinhas que servem para dividir e controlar a entrada de ar (agr nao me lembro do nome ), outra garrafa vazia maior k a 1ª
depois mete 1 tubo de ar na garrafa com agua "gelada" k esta mais alta do k o akuario e mete o "controlador de ar" para controlar a saida de agua para o akuario..... depois faz o contrario ao mesmo mete outro tubo no akuario com o controlador e a agua a sair para uma garrafa k esta mais baixa que o akuario

nao sei se esta bem explicito :oops:

mas o pior é kom os peixes de agua fria ...

se tiver bomba de ar e as pedras difusoras no akuario pode arranjar um tubo grande (ex:2.5m) à venda no Modelo com uma pedra e dois "controlador de saida de ar e dividisao" e vai liga esse tubo à bomba e ao tubo k ja esta no akuario , depois é so enrolar o tubo e meter numa caixa com gelo
o ar passa por la e vai ficar frio e as bolhas frias vao arrefecer a agua

a temperatura dos meus akuarios agr ta no 30º hj ja chegou aos 32º
e tao tds bem :)

a guppy nao a posso ajudar muito porque aconteceu-me k tinha uma guppy ja kuase a ter e no dia seguinte tava morta mas fikei sem saber se teve alguns alevins ainda :(
aldaa
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am

segunda ago 15, 2005 8:48 pm

Vinte e oito grau não é uma temperatura assim tão elevada. Ainda por cima tendo em conta que eles estavam a 26º. Uma subida ligeira de dois graus não faz assim tanta diferença.
Tenho dois peixes de água fria a 27º (á dois meses) um deles é um telescópio (a minha Francisquinha que comprei numa loja á um ano atrás, ainda bem pequenina, cheia de fungos e quase a morrer). De inverno estava a 25º agora passou para os 27º, por dois graus não me preocupei nem vejo sinais para isso. Tenho também dois Platis que gostam da temperatura igual á dos Guppies. Também não tive problemas.
Será que o problema não é outro? Será que não tem alguma doença contagiosa no aquário? A água estará boa? Tem oxigénio? Viu o PH por exemplo?

Se mesmo assim achar que é da temperatura, já experimentou arrefecer a divisão onde está o aquário? Tipo abrir as janelas á noite, e fechar as janelas e os estores durante o dia?
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

segunda ago 15, 2005 10:46 pm

Penso que a sua guppie deve sofrer de hidropsia:

O que é?
A Hidropsia não é uma doença, mas um conjunto de sintomas e sinais que surgem no decorrer de certas doenças. Ocorre quando há retenção de líquidos na cavidade abdominal, músculos e pele dos peixes, com consequências para todos os seus orgãos. Quando isto ocorre, o nivel de proteínas do sangue diminui muito, o sangue se dilui, fica aquoso. Ocorre insuficência dos rins e do coração do peixe. Ele não consegue eliminar água de seu organismo. Incha. As escamas, que estão presas a ele só por uma parte, se levantam, eriçam. Sobrevem lesões nas guelras, intestinos, etc. "A degeneração do coração e dos rins é causada por toxinas que podem ser de origem fermentativa, tumoral ou parasitária". Muita gente considera a hidropsia como uma doença, por isto vemos vários autores, cada um apontando uma causa. Mas ela não tem só uma causa, porque não é uma doença. É uma síndrome.

este excerto foi tirado de um outro site, www.aquahobby.org

http://www.aquahobby.com/articles/b_dropsy.php

é díficil de tratar, por isso aconselho a que retire a sua guppie para um aquario hospital de modo a não prejudicar os outros peixes.

P.s- não tem que pedir desculpa ;) não fez nada de mal

abraço
Para mudares o mundo começa sempre por fazer aquilo em que acreditas.
Taito
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 16, 2005 12:49 pm

[quote=hotrodder]
Penso que a sua guppie deve sofrer de hidropsia:
é díficil de tratar, por isso aconselho a que retire a sua guppie para um aquario hospital de modo a não prejudicar os outros peixes.
[/quote]

Vou já retirar a Guppy para o aquário hospital... Espero que não seja tarde para os outros... Como se trata? Em casa tenho Punktol400 e DessaMor para as infecções bacteriológicas e fungos... Por vezes também trato com sal... Será o indicado, usar o DessaMor?

Obrigada a todos pelas dicas... Quanto às sugestões de todos os foristas obrigada! Ah e a persianas estão fechadas de dia com as janelas sempre abertas e nem assim... Como a Carpa e o Cometa não demonstram qualquer problema e quanto à oxigenação da àgua também está tudo OK só posso acreditar que se calhar tudo foi uma coincidência e o telescópio terá morrido por uma outra causa... O estranho é que não apresentava qualquer sinal de doença exterior...A não ser de um dia para o outro que ficou branco e acabou por falecer... Foi muito rápido para ser uma doença... Terá sido essa hidropsia ? Espero que não...
Responder

Voltar para “Peixes”