olá, (pela primeira vez e espero que muitas outras)
á 3 semanas atrás um amigo nosso deu ao nosso filho um kit aquario com 3 peixinhos. o garoto ficou radiante e eu tratei de me informar melhor acerca destes novos inquilinos lá de casa.
Não percebo muito bem de especies, já tentei e até subornei os peixinhos para que me mostrassem o BI mas eles nada. conclusão, suspeito que sejam kinguios (pelo que li por aqui na net).
o aquario é pequeno, acho que nem leva 15 litros (apesar de na embalagem dizer que os levava). já vi, também pelo que pesquisei que os peixitos devem ter um aquario maior e que o melhor seria mesmo um tanque. mas como eu a curto prazo não tenho possibilidades de tal coisa, vou mantê-los lá por mais um tempito (pode ser que o pai natal traga um aquario maior).
tenho feito tudo quanto me tenho informado mas apenas uma duvida me surge:
eu axo que não estou a retirar toda a sujeira que os peixitos fazem..., já li que caracois podem ajudar, mas tb sei que eles são grandes apreciadores de refeições, ao colocar lá caracois não estarei eu a dar-lhes uma refeição gratuita?
nunca medi o azoto os outros niveis que voces aconselham, será mesmo preciso comprar esses testes?
voltando ao problema da sujeira deles: se eu retirar parte da água que eles têm (aproveitá-la) depois colocá-los nessa água, e retirar o areão e lavá-lo e voltar a colocar a primeira água e mais a da mudança, irá fazer mal aos peixinhos?
eu nunca o fiz, num me atirem já pedras, só estou a perguntar se é uma maneira de limpar a sujeira.
bem fico a aguardar os vossos comentários
obrigado
o aquario tem
3 kinguios (axo eu)
areão de rio (axo eu - aquelas pedras grossas)
um filtro biológico de fundo ( dakeles k se metem no fundo e só funciona a ár)
uma bomba que debitar ar dentro do aquario
uma ancora (decoração)
duas plantas artificiais
uma luz ( não sei de kantos w, poucos axo que mas a lampada é das normais)
e acho que mais nada.
bom dia
aguardo opinioes
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
- Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho
Ola.
Antes demais,Bem vindo ao forum.
Respondendo as tuas questões
Conselho, troca as plantas artificiais por naturais, dá outro aspecto ao aquario
Boa sorte
Antes demais,Bem vindo ao forum.
Respondendo as tuas questões
Vai aspirando o areão em cada TPA(troca parcial de agua), existe material a venda em qq loja de aquariofilia para esse efeito. Quanto aos caracóis não os metas lá, é certo que eles até podem ser beneficos, mas qd se tornam uma praga... nem queiras saber.eu axo que não estou a retirar toda a sujeira que os peixitos fazem..., já li que caracois podem ajudar, mas tb sei que eles são grandes apreciadores de refeições, ao colocar lá caracois não estarei eu a dar-lhes uma refeição gratuita?
Conheco casos de pessoas que nunca fizeram qq teste ao aquarios deles, e raramente têm problemas. Mas para um bom aquario e estabilizado é indispensavel os testes.nunca medi o azoto os outros niveis que voces aconselham, será mesmo preciso comprar esses testes?
Conselho, troca as plantas artificiais por naturais, dá outro aspecto ao aquario

Boa sorte
Antes de mais bemvindo à peixomania.
Em relação ao set-up que tens, tenho a minha opinião a dar, pela experiência que tenho esses filtros de fundo não são muito aconselháveis porque fazem com que todo o lixo fique lá depositado. ( mas é a minha opinião)
Em relação à limpeza do areão tens duas hipóteses:
1ª - podes fazer como dizes e retirar a àgua e o areão do aquário e fazer uma limpeza geral.
2ª Podes pegar numa embalagem de silicone (aqueles tubos usados pelos picheleiros), limpa (para a limpar deixa o silicone secar e depois retira-o, tira a "peça que o empurra antes) e onde é roscado o bico por onde o silicane saí ligas uma mangueira com a mesma medida e tens um aspirador de areão.
Com este aspirador fazes a limpeza do areão

Espero que esta imagem ajude.
No que diz respeito aos testes não são obrigatórios ( é como se os humanos nunca fizessem umas analises ou fossem ao médico de vez em quando) Mas pelo menos o Ph acho que deverias.
Mas de qualquer maneira deves sempre fazer uma análise completa à água que vais usar ( certas lojas de aquariofilia fazem esses testes), ou pelo menos NO2 NO3 pois pelo menos o NO2 pode ser fatal.
Como diz o Hugo podes colocar umas plantas naturais que ajudam a diminuir a quantidade de NO3, mas para isso tens mesmo de tirar o filtro de fundo.
Os caracóis ajudam na limpeza do areão, mas não qualquer um, apenas os melanóides o fazem(parecem pequenos búzios) mas a quantidade tem de ser controlada, os restantes comem mais plantas que outra coisa (isto falando de pequenos caracóis)
Em relação ao set-up que tens, tenho a minha opinião a dar, pela experiência que tenho esses filtros de fundo não são muito aconselháveis porque fazem com que todo o lixo fique lá depositado. ( mas é a minha opinião)

Em relação à limpeza do areão tens duas hipóteses:
1ª - podes fazer como dizes e retirar a àgua e o areão do aquário e fazer uma limpeza geral.
2ª Podes pegar numa embalagem de silicone (aqueles tubos usados pelos picheleiros), limpa (para a limpar deixa o silicone secar e depois retira-o, tira a "peça que o empurra antes) e onde é roscado o bico por onde o silicane saí ligas uma mangueira com a mesma medida e tens um aspirador de areão.
Com este aspirador fazes a limpeza do areão

Espero que esta imagem ajude.
No que diz respeito aos testes não são obrigatórios ( é como se os humanos nunca fizessem umas analises ou fossem ao médico de vez em quando) Mas pelo menos o Ph acho que deverias.
Mas de qualquer maneira deves sempre fazer uma análise completa à água que vais usar ( certas lojas de aquariofilia fazem esses testes), ou pelo menos NO2 NO3 pois pelo menos o NO2 pode ser fatal.
Como diz o Hugo podes colocar umas plantas naturais que ajudam a diminuir a quantidade de NO3, mas para isso tens mesmo de tirar o filtro de fundo.
Os caracóis ajudam na limpeza do areão, mas não qualquer um, apenas os melanóides o fazem(parecem pequenos búzios) mas a quantidade tem de ser controlada, os restantes comem mais plantas que outra coisa (isto falando de pequenos caracóis)