aguardo opinioes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Adiug
Registado: quinta set 08, 2005 10:35 am

quinta set 08, 2005 11:07 am

olá, (pela primeira vez e espero que muitas outras)
á 3 semanas atrás um amigo nosso deu ao nosso filho um kit aquario com 3 peixinhos. o garoto ficou radiante e eu tratei de me informar melhor acerca destes novos inquilinos lá de casa.
Não percebo muito bem de especies, já tentei e até subornei os peixinhos para que me mostrassem o BI mas eles nada. conclusão, suspeito que sejam kinguios (pelo que li por aqui na net).
o aquario é pequeno, acho que nem leva 15 litros (apesar de na embalagem dizer que os levava). já vi, também pelo que pesquisei que os peixitos devem ter um aquario maior e que o melhor seria mesmo um tanque. mas como eu a curto prazo não tenho possibilidades de tal coisa, vou mantê-los lá por mais um tempito (pode ser que o pai natal traga um aquario maior).
tenho feito tudo quanto me tenho informado mas apenas uma duvida me surge:
eu axo que não estou a retirar toda a sujeira que os peixitos fazem..., já li que caracois podem ajudar, mas tb sei que eles são grandes apreciadores de refeições, ao colocar lá caracois não estarei eu a dar-lhes uma refeição gratuita?
nunca medi o azoto os outros niveis que voces aconselham, será mesmo preciso comprar esses testes?
voltando ao problema da sujeira deles: se eu retirar parte da água que eles têm (aproveitá-la) depois colocá-los nessa água, e retirar o areão e lavá-lo e voltar a colocar a primeira água e mais a da mudança, irá fazer mal aos peixinhos?
eu nunca o fiz, num me atirem já pedras, só estou a perguntar se é uma maneira de limpar a sujeira.
bem fico a aguardar os vossos comentários
obrigado

o aquario tem
3 kinguios (axo eu)
areão de rio (axo eu - aquelas pedras grossas)
um filtro biológico de fundo ( dakeles k se metem no fundo e só funciona a ár)
uma bomba que debitar ar dentro do aquario
uma ancora (decoração)
duas plantas artificiais
uma luz ( não sei de kantos w, poucos axo que mas a lampada é das normais)
e acho que mais nada.
bom dia
paixao
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho

quinta set 08, 2005 10:13 pm

Ola.
Antes demais,Bem vindo ao forum.

Respondendo as tuas questões
eu axo que não estou a retirar toda a sujeira que os peixitos fazem..., já li que caracois podem ajudar, mas tb sei que eles são grandes apreciadores de refeições, ao colocar lá caracois não estarei eu a dar-lhes uma refeição gratuita?
Vai aspirando o areão em cada TPA(troca parcial de agua), existe material a venda em qq loja de aquariofilia para esse efeito. Quanto aos caracóis não os metas lá, é certo que eles até podem ser beneficos, mas qd se tornam uma praga... nem queiras saber.
nunca medi o azoto os outros niveis que voces aconselham, será mesmo preciso comprar esses testes?
Conheco casos de pessoas que nunca fizeram qq teste ao aquarios deles, e raramente têm problemas. Mas para um bom aquario e estabilizado é indispensavel os testes.

Conselho, troca as plantas artificiais por naturais, dá outro aspecto ao aquario :D

Boa sorte
Maiato
Membro
Registado: terça jan 28, 2003 1:43 pm

quinta set 08, 2005 10:19 pm

Antes de mais bemvindo à peixomania.

Em relação ao set-up que tens, tenho a minha opinião a dar, pela experiência que tenho esses filtros de fundo não são muito aconselháveis porque fazem com que todo o lixo fique lá depositado. ( mas é a minha opinião) ;)

Em relação à limpeza do areão tens duas hipóteses:

1ª - podes fazer como dizes e retirar a àgua e o areão do aquário e fazer uma limpeza geral.

2ª Podes pegar numa embalagem de silicone (aqueles tubos usados pelos picheleiros), limpa (para a limpar deixa o silicone secar e depois retira-o, tira a "peça que o empurra antes) e onde é roscado o bico por onde o silicane saí ligas uma mangueira com a mesma medida e tens um aspirador de areão.
Com este aspirador fazes a limpeza do areão

Imagem

Espero que esta imagem ajude.

No que diz respeito aos testes não são obrigatórios ( é como se os humanos nunca fizessem umas analises ou fossem ao médico de vez em quando) Mas pelo menos o Ph acho que deverias.

Mas de qualquer maneira deves sempre fazer uma análise completa à água que vais usar ( certas lojas de aquariofilia fazem esses testes), ou pelo menos NO2 NO3 pois pelo menos o NO2 pode ser fatal.

Como diz o Hugo podes colocar umas plantas naturais que ajudam a diminuir a quantidade de NO3, mas para isso tens mesmo de tirar o filtro de fundo.

Os caracóis ajudam na limpeza do areão, mas não qualquer um, apenas os melanóides o fazem(parecem pequenos búzios) mas a quantidade tem de ser controlada, os restantes comem mais plantas que outra coisa (isto falando de pequenos caracóis)
Responder

Voltar para “Peixes”