Falta de escamas?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

domingo set 11, 2005 4:01 pm

Olá!

Tenho um cometa pequeno (4 cms máximo) num aquário de água fria, a água tem Aquasafe e tenho feito mudanças parciais a cada semana. Não dou comida a mais e o peixe é o único. As plantas são de plástico e o aqua tem 10L.
O bicharoco parece que tem falta de algumas escamas. Poderá estar a ficar doente? Há alguma coisa que eu possa fazer? Algum produto que se possa por na água?

Desde já Obrigada!
Inês
Maiato
Membro
Registado: terça jan 28, 2003 1:43 pm

domingo set 11, 2005 10:37 pm

Com as poucas indicações que dás é dificil diagnosticar uma doença.

Nos últimos dias utilizas-te alguma rede para o capturar, para efectuares as mudanças de àgua ? Por vezes o uso de redes origina ferimentos nos peixes.

Se o unico problema é a falta de escamas~, estou a lembrar-me de nenhuma doença que provoque tal facto.

Analisa bem se não existem uns tufos tipo algodão ou umas manchas vermelhas nas zonas onde faltam as escamas.

As plantas artificias não poderão ter provocado isso :?:
amorevida
Membro Júnior
Registado: domingo ago 21, 2005 8:38 am
Localização: Cães: Kikas(F), Lucy (F) - Peixes: Goldie, Lila (cometas laranjas)

quarta set 14, 2005 10:58 pm

eu já reparei que essas redes por vezes provocam perdas de escamas, até nos meus cometas, e são tão grandes como os teus..
sei que estes peixes têm uma doença frequente, originada por microbios que lhes atacam a bexiga.. por isso nas mudanças de água é aconselhável acrescentar 2gr sal marinho por litro de água..

por outro lado, sem falar de doenças, a solidão também deve ser crítica nesse teu peixe.. eles gostam de companhia, de preferência da própri espécie... e quanto às plantas, até é melhor que sejam artificiais, pra resistirem às suas "focinhadas"..

melhoras ao teu menino

Patrícia
ines_faria
Membro Veterano

quinta set 15, 2005 10:33 pm

Pois, mas essa falta de escamas apareceu antes de ter utilizado o arede. De resto ele parece estar bem, não lhe noto nada mais de estranho.Vou ver se consigo encontrar outro cometa pequeno, para fazer companhia a este pequeno.
Obrigada pela dica do sal grosso!

Inês
rasteirinho
Membro Júnior
Registado: sexta out 07, 2005 10:26 pm

sexta out 07, 2005 11:00 pm

olà
ines_faria
(desculpe là estar aproveitar do seu post para meter o meu mas preferi meter aqui por este ja ser um post sobre falta de escamas.)

eu hoje comprei uma carpa koi e depois de meter no aquario apercebi-me que faltavam escamas, so tem uma linha de escamas em cima, outra no meio e outra no ventre mas tem falta de escamas entre as escamas de cima, as do meio e as de baixo.
parece "polido"

[quote=Maiato]
..Se o unico problema é a falta de escamas~, estou a lembrar-me de nenhuma doença que provoque tal facto.

Analisa bem se não existem uns tufos tipo algodão ou umas manchas vermelhas nas zonas onde faltam as escamas.
...
[/quote]

fico mais descansado sabendo que nao deve ser doença e tambem
observei e nao vi tufos tipo algodão ou umas manchas vermelhas nas zonas onde faltam as escamas.
eu penso que é do facto do peixe ter estado em "aquario" de pedra na loja aonde o comprei e voces?
ines_faria
Membro Veterano

sábado out 08, 2005 7:26 pm

Eu continuo sem ver sinais de doença e o peixe está "fino". ;)
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

domingo out 09, 2005 5:03 pm

rasteirinho Escreveu: eu hoje comprei uma carpa koi e depois de meter no aquario apercebi-me que faltavam escamas, so tem uma linha de escamas em cima, outra no meio e outra no ventre mas tem falta de escamas entre as escamas de cima, as do meio e as de baixo.
parece "polido"

fico mais descansado sabendo que nao deve ser doença e tambem
observei e nao vi tufos tipo algodão ou umas manchas vermelhas nas zonas onde faltam as escamas.
eu penso que é do facto do peixe ter estado em "aquario" de pedra na loja aonde o comprei e voces?
Será que é mesmo falta de escamas? É que por referires "parece polido" lembrou-me que existem carpas Koi que têm escamas madrepérola o que às vezes pode confundir ;) tenta observar bem de perto, sob diferente iluminação se possível.

Nas lojas da especialidade há uns líquidos que ajudam a cicatrizar e um outro para evitar que se propaguem bactérias na água. É que se for uma perda de escamas extensa, pode atraír alguam infecção :?

Essa da loja ter um "aquário" de pedra, é exactamente o quê??? :o :o :o

Cumprs :D :D
rasteirinho
Membro Júnior

domingo out 09, 2005 10:37 pm

ola
eu queria dizer tanque de cimento ou pedra

essas fotos devem dar para ver +/- o que quero dizer
http://lil.amstaff.free.fr/koi/DCAM4957.JPG
http://lil.amstaff.free.fr/koi/DCAM4978.JPG
http://lil.amstaff.free.fr/koi/DCAM4981.JPG

ja agora que peixe é o que està ao lado da carpa?
http://lil.amstaff.free.fr/koi/DCAM4958.JPG
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 09, 2005 11:15 pm

É exactamente o que eu dizia!!!

A carpa tem as escamas todas e bem lindas por sinal, tem escamas madrepérola como é vulgarmente chamado :lol: :lol: :lol:

Tá inteirinho! Quando crescer mais ainda vai ficar mais bonito ;)

O peixe que está ao lado é apelidado de vários nomes, o vulgar peixe dourado, peixe japonês e mais correctamente Kinguio.

cumps :D :D
rasteirinho
Membro Júnior

domingo out 09, 2005 11:59 pm

obrigado

ja agora deixo uma foto da minha tattoo de uma carpa que tive mas dei a amigo por motivos de viagem
Imagem
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 10, 2005 12:05 am

rasteirinho Escreveu: obrigado

ja agora deixo uma foto da minha tattoo de uma carpa que tive mas dei a amigo por motivos de viagem
Deu a carpa ou a tatoo?!!!

:lol: :lol: :lol:

Brincadeira ;) :D
rasteirinho
Membro Júnior

segunda out 10, 2005 12:39 am

:lol:

;)
Responder

Voltar para “Peixes”