Novata com aquario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Suri
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 1:24 pm

quinta set 29, 2005 9:53 pm

Olá a todos

Em arrumações no minha arrecadação descobri um aquario com 47,5 cm largura, 29cm de profundidade e 31,5cm de altura. Diz que tem capacidade para 30L.
E tem uma lampada na tampa.

Também encontrei uma bomba filtradora.

Trouxe o aquario para casa e gostava de o povoar :)

Eu não percebo nada de peixes. O que me aconselham a comprar para por no aquario??

E poderiam conselhar-me alguns sites de aquariofilia e algumas lojas em Lisboa onde eu possa comprar os peixes, sff?

Obrigada pela atenção
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

quinta set 29, 2005 10:38 pm

Olá!!

E já montou o aquário!? E já o pôs a ciclar!?? Pelo menos 15 dias a água a circular pra ganhar as bacterias necessárias á vida aquática. Pode, claro, comprar um produto qualquer que eu não sei o nome, mas o Guppy062000 saberá, pra colocar logo no 1º dia e fica pronto para receber os novos habitantes.

Uma coisa que terá de comprar, mas depende de que tipo de peixes quer comprar é um TERMOESTATO que irá aquecer a água no caso de querer peixes tropicais.
Agora, pode sempre ler topicos que estão para trás que explicam como montar um aquario como deve de ser!! E pode utilizar qualquer motor de busca e procurar por "Peixes tropicais" "peixes de água quente" "como montar um aquário" ... coisas assim, e vao aparecer sites, a falar sobre o assunto. Também aconcelho a compar/ler uns livritos que se vendem nos super mercados na zona dos animais... Eu comprei lá os meus... Ou então numa loja de animais, também costumam ter...

Se mesmo assim continuar com duvidas, venha cá perguntar! :) ;)
Não se preocupe pra já que tipo de peixes quer.. Porcure saber como montar um aquario :) Tá?

Boa Sorte!!
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

segunda out 03, 2005 9:49 am

Olá Suri!!!!
vou ser sincero, num aquario dessas dimensões são poucos os peixes que podem ser mantidos aí em condições, e para tal vais precisar de um termostato (aquecedor) e de um filtro, uma vez que aquilo que tens é apenas uma bomba de ar.
quanto mais pequeno for o aquario, mais dificil é manter os parametros da água (pH, dureza, etc)
o meu conselho vai para fazer uma montagem diferente com camarões, diferentes espécies de caracóis e muitas plantas. pode ser alguma coisa tipo ZEN, que se enquadre coma decoração da casa ou um ambiente mais sombrio.
esta é a minha opinião, no entanto vai pesquisando mais, e se mesmo assim estiveres interessada em pôr peixes (mas não te admires que morram ao fim de um tempo) diz que tentamos aconselhar-te melhor.
Para mudares o mundo começa sempre por fazer aquilo em que acreditas.
tiagof_99
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2004 9:56 am

segunda out 03, 2005 3:14 pm

Ola!!!

O teu aquário deve ter 47.5 de comprimento o que dá realmente aproximadamente 30 litros, um aquário igual ao meu (só que o meu tem 50 cm de comprimento).

É um aquário ideal para quem começa, e para quem não tem muito tempo para dedicar aos peixes , pois fora as mudanças de água semanais ou mensais e a alimentação, não tem muito mais que se lhe diga.

Entre peixes de água fria e de água quente, deixo a decisão para ti. Mesmo asim, se quiseres peixes de água quente recomendo 3 platys/guppys, 2 corydoras, 4 neons e 1/2 ottos. Parece chinês, mas em breve vais saber que espécies são! Penso ser um pouco demais, mas se fizeres mudanças de água frequente penso que não vais ter problemas... :)

Espero ter ajudado.
hotrodder
Membro Veterano

terça out 04, 2005 5:24 pm

É um aquário ideal para quem começa, e para quem não tem muito tempo para dedicar aos peixes , pois fora as mudanças de água semanais ou mensais e a alimentação, não tem muito mais que se lhe diga.
:o :o :o

Tiago, uma das primeiras regras da aquariofilia é que quanto maior é o aquário mais fácil é a sua manutenção!
Num aquário desses que nem sequer tem filtro, os peixes estão condenados à partida. Para pôr peixes nesse aquário terias que fazer mudanças de água dia sim, dia não, e ou os parametros da água da torneira eram os mesmos que os do aquário, ou então destabilizavas o aquário todo. Se não fizessses as tpa´s, o mais provavel era o pH baixar demais.
3 platys/guppys, 2 corydoras, 4 neons e 1/2 ottos
:o :o :o

platys/guppies são peixes de águas alcalinas, coridoras e neons de águas ácidas, os neons e as coridoras são peixes de cardume, os neons devem ser pelo menos 6 e as coridoras 4.
os osttos são dispensáveis num aquario sem algas, provavelmente morreriam à fome, além de que são em número excessivo para o tamanho do aquário em questão.

devemos tratar os peixes com o respeito que merecem, tentando oferecer-lhes as melhores condições e as que estão mais proximas das que encontram nos seus habitats naturais. Para quem não sabe, vai ser proibida a colecta de peixes de aquário no Brasil, com as implicações que essa lei tem. Penso que cada vez mais devemos tornar este hobbie uma ciÊncia.

abraço

P.s- Tiagof, não foi nenhuma crítica, apenas uma chamada de atenção.
tgv_23
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 3:50 pm

terça out 04, 2005 7:59 pm

oi

para não complicar muito e simplicar mais.....

arranjar um filtro cascata ou mochila(chamem o que quiserem)
com menos de 35€ arranjar um bom e fica com + esse espaço que um interno ocuparia....

depois
podes arranjar um termostato com menos de75W por 20€ ou um para tartarugueiras de 25 que é 18 (eu axo um roubo, devia ser quanto menos potencia, menos dinheiro)

decoração:umas pedras a fazer de toca, mais o resto da tua imaginação...

plantas:
umas elodeas e fetos de java que aguentam bem pouca luz

os peixes ( compra poucos de cada vez )

pode ser 2 cory's anões
viviparos:
podes ir para 2/3 trios (2/3 machos e 4/6 femeas)

tens mollies,platies,guppies, espadas
montes de cores e feitios
....e secalhar 2 ottos

p.s. : lembra-te que em pouco tempo tens filhotes no aquario por ixo poucos peixes

axo que tá tudo

depois com a practica e se arranjares outro aquario maior este pode ficar para um casal de ciclideos .......

boa sorte e se tiveres duvidas como ves o ppl ajuda-te :)
Suri
Membro

sábado out 08, 2005 5:39 pm

Muito obrigada a todos pelos conselhos :)

Tive agora a ler tudo e, de facto, tenho mt que me informar.
Realmente de momento tudome parece chinês, mas nada que uma boa pesquisa (agora com os nomes que voces me deram) não resolva.

Só mais uma coisa: ainda que eu ponha poucos peixes e mesmo que troque a água dia sim dia não, os peixes vão morrer rapidamente??

Mais uma vez obrigada a todos pelos optimos conselhos!
tgv_23
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 3:50 pm

sábado out 08, 2005 7:03 pm

oi

não percebi esta parte : "Só mais uma coisa: ainda que eu ponha poucos peixes e mesmo que troque a água dia sim dia não, os peixes vão morrer rapidamente?? "

tás a referir se meteres peixes logo no dia em que montaste o aquario?
ninguem aconcelha isso

podes começar por arranjar umas plantas e ir montando um layout ( uma paisagem no aquario) e arranjar uns caracois ou ampularias...

se não axo que estás a deitar dinheiro fora ......

fica bem
Suri
Membro

domingo out 09, 2005 12:00 am

Não me estava a referir a por os peixes todos no dia em que montasse o aquario. Mas foi aqui dito que que
""Num aquário desses que nem sequer tem filtro, os peixes estão condenados à partida. Para pôr peixes nesse aquário terias que fazer mudanças de água dia sim, dia não, e ou os parametros da água da torneira eram os mesmos que os do aquário, ou então destabilizavas o aquário todo""

Isto deixou-me confusa por isso perguntei se eu fizesse as mudanças de água se os peixes iriam sobreviver e estar confortáveis.

De momento já estou a montar algumas coisas no aquario, mas os peixes só mesmo quando tiver as certeza de que lhes posso dar um bom habitat.
hotrodder
Membro Veterano

domingo out 09, 2005 3:47 pm

Suri, esse aquario é pequeno demais para pôr peixes, como já tinha dito, é bom para aquario hospital ou maternidade, de resto só invertebrados. se precisares de ajuda ou outro tipo de esclarecimentos podes-me adicionar ao msn
Responder

Voltar para “Peixes”