Ajuda para quem de peixes nada percebe!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda out 03, 2005 8:47 pm

Olá a todos!

Venho aqui pedir a vossa ajuda para povoar o meu aquário, pois apesar de ter aquários à bastantes anos, nunca "atinei" com o tipo de peixes a conciliar e acabo sempre por renovar o stck várias vezes por ano :oops: :oops: .

Enão é assim, o meu aquário tem as seguintes características:

:arrow: Dimensões: comp 80 x alt. 40 x prof. 30 cm
:arrow: Filtro: Fluval 104
:arrow: Termoestato Tetra mas só sei que é para 80lts, não consigo ver a potência.
:arrow: Lâmpada: 18w (própria de aquário!)

Mando-vos aqui umas fotos do meu aquário ainda sem nada, está assim à 1 ano e agora decidi repovoá-lo.

Além da água, ainda lhe pus AquaSafe da Tetra, diz que é para neutralizar o cloro agressivo e metais pesados, e "torna a água da torneira própria para os peixes", não sei se fiz bem, mas tá feito! :p

Agora as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Espero sugestõe para "povoamento" com peixes de água quente, giros e que não dêem muito trabalho :p

Gostava muito de ter discus, mas dão tanto trabalho :roll: :oops: ... E tou um bocado farta dos guppys... Normalmente os que eu gosto, nas lojas dizem-me que têm de ser "filhos únicos" :roll:

Ajudem-me!!!

Muito obrigado,

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Franz
Membro
Registado: sábado jun 04, 2005 9:13 pm

segunda out 03, 2005 11:10 pm

Olá texuga,
Teu aquário tem 96 litors brutos e acho que o termostato está adequado.
A iluminação também está adequada pois não tens plantas e teu substrato não é fértil.
Com relação ao substrato, particularmente eu acredto que sendo colorido tira um pouco da ênfase que gosto de dar aos peixes.
Já que tens o aquário ha muito tempo já deve ter medido o Ph , é ácido ou alcalino ? estas pedras que escolhestes alcalinizam a água ?
Se quiser ter pouco trabalho opte por peixes resistentes de água alcalina e dura (são as mais comuns).

Alguns exemplos :

Platis (Xiphophorus maculatus )
Imagem

Tetra Ouro ( Hemigrammus rodwayi)
Imagem

Panchax ( Epiplatys lamottei)
Imagem

badis (Badis badis)
Imagem
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda out 03, 2005 11:27 pm

Franz Escreveu: Olá texuga,
Teu aquário tem 96 litors brutos e acho que o termostato está adequado.
A iluminação também está adequada pois não tens plantas e teu substrato não é fértil.
Com relação ao substrato, particularmente eu acredto que sendo colorido tira um pouco da ênfase que gosto de dar aos peixes.
Já que tens o aquário ha muito tempo já deve ter medido o Ph , é ácido ou alcalino ? estas pedras que escolhestes alcalinizam a água ?
Se quiser ter pouco trabalho opte por peixes resistentes de água alcalina e dura (são as mais comuns).

Olá!

Obrigado pela resposta.

O fundo do aquário é vidro moído, não é poroso e tem um efeito colorido que eu particularmente gosto, mas são gostos, claro!

O Ph ainda não medi, como já referi, estive 1 ano sem nada no aquário, enchi-o hoje :p !

Voltando ao "fundo" ou substracto, eu penso que não altera em nada o Ph, mas confesso que não sei...

Quanto aos peixinhos sugeridos, gosto bastante, mas será que dá para misturar os 3 tipos de peixes, os de fundo, de meia altura e os de superfície?

Já agora, os "charrocos", eu explico, os limpa fundos pintalgados pretos com uma grande ventosa na boca que se cola a tudo :oops: (desculpem a descrição rasca!), têm alguma incompatibilidade com as restantes espécies?

Eu gosto muito dos Neons, dos platys e dos peixes vidro, aqueles transparentes, e dos escalares grandes... Mas acho que estou aqui a fazer uma misturada incompatível! :p

Marisa
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Franz
Membro
Registado: sábado jun 04, 2005 9:13 pm

terça out 04, 2005 1:07 am

Olá,
Voltando ao "fundo" ou substracto, eu penso que não altera em nada o Ph, mas confesso que não sei...
O vidro não deve alterar o Ph da água, portanto acredito que ela será alcalina pois esta é a água potável mais comum servida.
Quanto aos peixinhos sugeridos, gosto bastante, mas será que dá para misturar os 3 tipos de peixes
Quando selecionei os peixes escolhi 03 tipos compatíveis , para temperatura em torno de 25º e Ph entre neutro e alcalino.
á agora, os "charrocos", eu explico, os limpa fundos pintalgados pretos com uma grande ventosa na boca...
POr aqui estes peixes são genéricamente chamados de cascudos, não são agressivos e bem compatíveis com a maioria dos peixes, o problema é que crescem muito a maioria chega a 20 ou 30cm de comprimento.
A maioria é de água ácida, porem adapta-se bem a águas neutras ou levemente alcalinas.
Não sei exatamente qual a espécie que tu falas, seria um destes ?
Imagem
Imagem
Eu gosto muito dos Neons, dos platys e dos peixes vidro, aqueles transparentes, e dos escalares grandes... Mas acho que estou aqui a fazer uma misturada incompatível!
Bem não todos estes peixes, considerando o Ph para combinar os peixes teria que ser :
Ph ácido : neon + escalares + vidro de cauda vermelha ( Prionobrama filigera).
ou
Ph alcalino : platy + gato vidro ( Kriptopterus bicirrhis) ou Vidro indiano ( Chanda ranga)
texuga
Membro Veterano

terça out 04, 2005 9:13 am

Franz Escreveu:
á agora, os "charrocos", eu explico, os limpa fundos pintalgados pretos com uma grande ventosa na boca...
POr aqui estes peixes são genéricamente chamados de cascudos, não são agressivos e bem compatíveis com a maioria dos peixes, o problema é que crescem muito a maioria chega a 20 ou 30cm de comprimento.
A maioria é de água ácida, porem adapta-se bem a águas neutras ou levemente alcalinas.
Não sei exatamente qual a espécie que tu falas, seria um destes ?
Imagem
ImagemÉ este!
Eu gosto muito dos Neons, dos platys e dos peixes vidro, aqueles transparentes, e dos escalares grandes... Mas acho que estou aqui a fazer uma misturada incompatível!
Bem não todos estes peixes, considerando o Ph para combinar os peixes teria que ser :
Ph ácido : neon + escalares + vidro de cauda vermelha ( Prionobrama filigera).
ou
Ph alcalino : platy + gato vidro ( Kriptopterus bicirrhis) ou Vidro indiano ( Chanda ranga)
Esta última parte é que já é algo complicada :o !

Quanto ao cascudo, eu não me importo que ele cresça muito, se crescer demais eu dou a alguém que tenha uma aquário maior que o meu, isto se ele durar tanto tempo!!!!

Obrigado

Xuga
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

terça out 04, 2005 3:23 pm

Boas texuga!!
antes de mais bem vinda ao forum dos peixes!!!

Agora a lavagem cerebral!!!

Antes de introduzires qualquer peixe no aquário deves deixar o aquario a ciclar. O qué é a ciclagem?? é o tempo que demora até se criarem bacterias desnitrificantes no aquario, estas bacterias vão transformar os residuos (comida e urina) em compostos azotados. qualquer coisa do género

comida :arrow: amónia (bastante tóxica) :arrow: nitritos (toxicos) :arrow: nitratos (menos toxicos e consumiveis pelas plantas)
este ciclo demora cerca de 2 semanas a 1 mês a completar-se e pode destruir-se quando o aquario tem peixes em excesso para a litragem.

Para fazeres o ciclo deves ligar o filtro e deixa-lo a trabalhar durante o tempo da ciclagem, durante este tempo podes introduzir um peixe ou dois para ajudarem ao ciclo. (sem comida e urina não há bacterias)

Neste momento é isto que tens que fazer, não te precipites, uma das principais caracteristicas que as pessoas deste hobby têm é paciencia, senão, corre mal.

Se tiveres alguma dúvida posta neste post, não abras outro, assim a informação fica toda junta e sewrve para outros. qualquer dúvida rápida podes esclarecer por msn.

Muito importante medires já os parametros da água (pH) para saberes que peixes vais pôr. Se precisares de ajuda ou aconsehamento não exites em pedir.

boa sorte
Para mudares o mundo come&ccedil;a sempre por fazer aquilo em que acreditas.
texuga
Membro Veterano

terça out 04, 2005 6:19 pm

Boas!

Obrigado pelas boas vindas! Realmente por aki sou novata, já não digo o mesmo nos cães e gatos :oops:

Ok, a lavagem cerebral funcionou :o ! ASSUSTEI-ME!!! Eu queria encher já o meu oceanário de peixesImagem...

Mas não faz mal! Eu espero :)

Já agora, onde me aconselham a comprar peixes aqui em Lisboa? Eu estava a pensar ir mesmo ao aquário Vasco da Gama, mas acho que só têm de água fria :?

Já agora, eu sempre adorei os aquários de água salgada. Qual a viabilidade de transformação do meu em água salgada? O que é que preciso de comprar mais e em termos de manutenção, quanto "trabalho" dá :oops: ?

Obrigado, e sim, prometo não abrir mais tópicos com dúvidas!

Xuga
tgv_23
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 3:50 pm

terça out 04, 2005 6:52 pm

oi

bem eu so percebi as ultimas 2 mensagens bem lol

para ciclares o aqua melhor arranja uns caracois ou umas ampulárias

agora o vidro que tá no fundo .....se meteres lá a mão e apertares um coi esse "vidro" não te cortas ou magoas ??
é que ixo pode fazer mal aos peixes de fundo..

quanto aos peixes
podes escolher uns viviparos (mollies, espadas, platies)
são bonitos e ....

podes arranjar uns ottos e uns corydoras

agr

se o aquario não vai ter plantas verdadeiras
podes sempre arranjar mais falsas e até umas cenas que deitam ar (já nem me lembro do nome)

se tiveres duvidas nao exites

fica bem
hotrodder
Membro Veterano

terça out 04, 2005 7:03 pm

Obrigado pelas boas vindas! Realmente por aki sou novata, já não digo o mesmo nos cães e gatos
eu sei, por acaso até tens um cão que eu adoro (dobberman) e já participei em posts contigo)
Já agora, onde me aconselham a comprar peixes aqui em Lisboa?
Em Lisboa tens várias lojas, a aquaplante em Benfica (ao pé do cemitério), a agua viva na Estrela (podes dizer que vens da minha parte), a naturline na Aboboda (perto de cascais), etc.
Já agora, eu sempre adorei os aquários de água salgada. Qual a viabilidade de transformação do meu em água salgada? O que é que preciso de comprar mais e em termos de manutenção, quanto "trabalho" dá ?
Para já não te aconselho a água salgada, pressupõe um investimento muito grande, escumadores, bombas, iluminação, rocha viva, etc, (muito grande mesmo) e uma maior dedicação, é mais dificil manter parametros da água, e os peixes são mais caros, é diferente. Se gostas mais de água salgada podes pesquisar na net por cíclideos, concerteza vais gostar das suas cores estonteantes.
Obrigado, e sim, prometo não abrir mais tópicos com dúvidas!
podes abrir, mas assim é mais dificil para quem quiser montar um aquario novo, como tu, pois a info dispersa-se.

agora o vidro que tá no fundo .....se meteres lá a mão e apertares um coi esse "vidro" não te cortas ou magoas ??
o tgv_23 focou uma questão essencial que me passou ao lado, esse areão não fere os peixes???

estou a montar um aquario de 80cm tambem, se quiseres adiciona-me ao msn para veres fotos ou tirares duvidas
texuga
Membro Veterano

terça out 04, 2005 7:18 pm

hotrodder Escreveu:
Obrigado pelas boas vindas! Realmente por aki sou novata, já não digo o mesmo nos cães e gatos
eu sei, por acaso até tens um cão que eu adoro (dobberman) e já participei em posts contigo)
;) Grande cão sim sr!!! Mas a minha Tsunami, a S. Benardo tb dá para apaixonar!!!
o tgv_23 focou uma questão essencial que me passou ao lado, esse areão não fere os peixes???
[/quote]

Não, não magoa, eu comprei-o numa loja de animais e quando o lavo faço-o com as mãos e nunca me cortei ;) Já tive peixes no aquário com este areão e nunca tive problemas.

Ah, e já vos menti :oops: Os peixes não morreram todos, há 1 em casa dos meus pais, que a única coisa que fazem é dar de comer, lavar de vez em quando o filtro interior e 1 vez por ano lavar o aquário, e os peixes não morrem :o Se calhar são SRD's 8) 8) É daqueles com 2 barbas compridas e às pintas em tons de laranja e prateado :p !

Xuga
texuga
Membro Veterano

quinta out 06, 2005 12:10 pm

Boas,

Desculpem ter puxado o tópico para cima, mas é só para dizer que já tenho 4 peixinhos no meu aquário paa fazer a ciclagem, 2 falsos neons e outros 2 que me esqueci do nome... :oops:

Fui à loja que o hotrodder nos aconselhou e ficámos clientes :lol: . 5*****

Xuga

P.S.- Quando soltar os peixinhos, tiro 1 foto o ponho aqui, pode ser que alguém me saiba dizer o nome deles.
tiagof_99
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2004 9:56 am

quinta out 06, 2005 12:55 pm

Oi!!!

Acho que devias por kribensis!
hotrodder
Membro Veterano

sexta out 07, 2005 1:42 pm

Oi!!!

Acho que devias por kribensis!
Em que é que te baseaste????
Responder

Voltar para “Peixes”