Tenho um telescópio (a Francisquinha – e se for macho que me perdoe) há cerca de um ano num aquário de 240L.
Está em água quente (cerca de 25º-26º) e é alimentado com comida de peixes de água quente.
O aqua tem um filtro Fluval 304 e neste momento ponho em média 200 gramas de carvão Fluval (100gr Fluval carbon e 100gr de Fluval Zeo-Carb). Embora já tenha usado 300gr - 350 gr de carvão.
De vês em quando (mês sim mês não) também uso um produto chamado Green X não sei se conhecem. Dizem que é para eliminar os nitritos. A verdade é que sempre que o ponho a água fica a brilhar.
O problema é que há cerca de dois, três meses que ela anda a flutuar muito. Ou seja vê-se que tem imensa dificuldade em nadar a meio da água ou no fundo.
Raramente chega ao fundo, quando antes passava o tempo todo a deliciar-se com os restos de comida que ficavam na areia. Inclusive dormia no fundo (agora dorme a flutuar). Sempre que chega ao fundo, passado uns segundos (nota-se que ele faz imensa força para mergulhar), se deixar de fazer força vai a cima com uma velocidade...
Ele come bem, não apresente qualquer sinal estranho na pele, e até cresceu bastante neste ano.
Todos os outros peixes do aquário (não tenho mais nenhum telescópio) nadam perfeitamente normal e dão-se bem com ela.
Ouvi dizer que carvão a mais provoca gases nos peixes. É verdade?
Poderá ser isso?
A verdade é que parece que ela está cheia de ar dentro.
Se me puderam ajudar... Não queria nada que ela morresse.