sexta mai 31, 2002 1:41 am
Viva,
Os fungos sao caracterizados por serem manchas disformes de uma "substancia" que pode ser esponjosa, ou apenas uma leve penugem de cor clara... ao passo que o Ictio, apresenta-se como pequenos pontos brilhantes de dimensoes reduzidas. (parecem cabeças de alfinete)
Se possuis um peixe contaminado, o ideal será atacar a doença o mais cedo possivel. Pessoalmente, so confio numa marca de medicamentos: Waterlife. Nao sao medicamentos baratos, mas sao os mais funcionais e aqueles que menos efeitos secundarios para o aquario possuem. (muitos medicamentos estragam as plantas, matam as bacterias do filtro, etc)
Para o caso dos fungos, o Mixazyn é o ideal, sendo o Protozyn o mais indicado para o Ictio.
Para ambos os casos, a tradicional adiçao de sal grosso de cozinha na proporçao de uma colher de sopa para cada 15 litros pode ajudar, desde que os peixe em questao nao sejam sensiveis a esse tratamento (ex: corydoras, discus, apistogrammas..)
Ainda relativamente a este assunto, aqui fica uma dica:
Tal como nos humanos, para os peixes, a melhor cura é sem duvida a prevenção!
Estas (doenças), em regra geral existem sempre nos aquarios (até nos mais saudaveis). Mas, so se manifestam nos peixes quando estes nao possuem a respectiva imunidade! Imunidade essa, que está relacionada com os mais diversos factores como o stress, parametros quimicos e fisicos da agua, qualidade da mesma, etc...
O que quero com isto dizer, é que, mantendo um aquario com peixes compativeis entre si e os parametros quimicos da agua, consegue-se facilmente evitar as condiçoes q levam ao aparecimento de doenças.
Espero que a resposta tenha sido util
David