Peixes Agua fria

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
lmigueljg
Registado: segunda dez 12, 2005 4:03 pm

segunda dez 12, 2005 4:36 pm

Ola!

Estou a precisar de uma ajudazinha, à 3 meses atras xeguei de ferias e uns amigos a kem deixei as chaves de casa p/ irem regando as plantas presentearam-me com 2 lindos peixinhos de agua fria que se têm aguentado numa saladeira de vidro que leva uns 6 litros de agua. Mudo a agua todas as semanas e adiciono o anti-cloro.
Mas agora passado este tempo axo que o "pimenta" e a "mostarda" merecem um habitat melhor e como ja consegui juntar uns euritos vou comprar um aquario rectangular dentro das minhas possibilidades, vi um de 40cm (40eur). E as minhas duvidas sao as seguintes (eu sei que sao perguntas mto basicas, mas eu não kero correr o risco de errar):
- Usando o filtro em peixes de agua fria é necessário mudar a agua de qto em qto tempo?
- Existe algumas pedrinhas e plantas especificas para agua fria ou é tudo igual?
- Será que posso misturar outros peixinhos (os que tenho sao os tipinhos Peixes cor de laranja) ?

Obrigado!
tgv_23
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 3:50 pm

segunda dez 12, 2005 5:10 pm

oi

vamos lá ver as duvidas bem

1º - o aquario : deves procurar e comparar os preços..
tens que ver a capacidade do aquario para o tipo de peixes que tens.

2º - podes mudar a agua de semana a semana e mudas pouco ou
de 15 em 15 dias e aí já mudas mais
mas tambem depende do tamanho do aquario

3º - as plantinhas podes arranjar umas elodeas (egeria densa), hygrofila polisperma,... entre outras de facil manutenção

4º - as pedrinhas que é o areao deve ser de 4/5 mm ou areao de rio (mas se fores a uma loja de animais eles indicam-te o ideal)

consoante o tamanho do aquario podes meter +/- ornamentos que sao grutas feitas de pedras entre outros....

5º podes misturar outros peixes se o aquario for grande porque esses peixes que tens crescem um pouco ainda..
esse aquario de 40 cm deve variar entre os 15 e os 25 litros axo (depende das outras medidas)

fica bem

vai colocando as duvidas que vais tendo que o ppl aqui ajuda-te na boa :)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda dez 12, 2005 5:30 pm

Não querendo abusar do tópico do lmiguel, aproveito para colocar uma questão. Tenho 2 peixes de água fria que vão fazer 4 anos neste Natal. O meu problema actual reside no crescimento absurdo que têm tido. Não posso dizer a raça dos bichinhos, vergonhosamente ainda não pesquisei. Sei que ela já parece um carapau médio, é toda branca com bolas laranjas e ele é bem mais pequeno que a fémea e tem uma barbatana caudal lindissima, género asa de borboleta. Já mudei duas vezes de aquário e os meus peixes continuam a aumentar pavorosamente de tamanho, crescem a um ritmo quase alucinante. Disseram-me que estes peixes poderíam viver até aos 30 anos e que o crescimento era feito com base no tamanho do aquário, ou seja, cresceriam enquanto o aquário assim o permitisse. Não me parece que eles saibam disso, continuam a crescer e crescer, para ficarem com uma ideia ela terá agora os seus 25 cm e ele por volta dos 15 e continuam a crescer... A continuar assim o ritmo ponderei em levá-los para o Aquário da expo, onde de certeza terão condições bem melhores... Alguém me dá alguma indicação sobre o crescimento destes peixes?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
lemur
Membro
Registado: terça nov 15, 2005 11:00 pm
Localização: 5 Caes ( 1 casal de Dogues alemães, 1 braco alemão, 2 rafeirinhas) 6 gatos todos srd, vários peixes.

segunda dez 12, 2005 8:52 pm

boa noite,

Os teus peixinhos como são? O maior tem uma especie de bigodes? E o mais pequeno é mais redondinho?

bjs
lemur
Membro
Localização: 5 Caes ( 1 casal de Dogues alemães, 1 braco alemão, 2 rafeirinhas) 6 gatos todos srd, vários peixes.

boa noite,

Os teus peixinhos como são? O maior tem uma especie de bigodes? E o mais pequeno é mais redondinho?

bjs
lemur
Membro

boa noite,

bjs
LuMaria
Membro Veterano

terça dez 13, 2005 9:19 am

Olá Lemur,

Não. Nenhum deles tem bigodes e também não são redondos. Suponho que são normalissimos peixes de água fria. Iguais aos existentes no lago da Expo. Sei que lá são enormes até porque as condições assim o permitem, no meu aquário parece quererem atingir iguais proporções.
Sei que são macho e fémea da mesma espécie porque já procriaram duas vezes.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

terça dez 13, 2005 3:10 pm

Bem, desconfio bem que o que tenha no aquário são carpas, mais próprias para lagos do que para aquários, (koi), apesar de se darem bem em ambos:

Imagem

Os de aquário são mais deste tipo (goldfish)

Imagem

Aqui tem uns artigos sobre estes peixes:

http://www.aquarticles.com/articles/ponds/#Koi
LuMaria
Membro Veterano

terça dez 13, 2005 3:19 pm

:D Olá,

Não realmente depois de ver bem não são, ou não me parece que sejam, carpas... Vou passar uma foto deles para o computador assim que possivel. Eu só gostava mesmo é que o crescimento deles parasse, caso contrário tenho que lhes arranjar uma outra casa o que lamento, pois já à 4 anos que convivo com eles.
LuMaria
Membro Veterano

terça dez 13, 2005 3:29 pm

OK, afinal parece que são Carpas, encontrei esta foto na net:

Imagem

Quando os comprei eram minimos, agora são enormes.

Significa que lhes devo oferecer um habitat melhor? Vão continuar a crescer?
lmigueljg
Registado: segunda dez 12, 2005 4:03 pm

quarta dez 14, 2005 1:09 am

Mais uma pequena duvida:

O filtro deve estar sempre ligado? Ou podemos desligar e manter ligado so X horas por dia?

Os meus meninos estao super-felizes no seu novo habitat! :)

Tb sabem-me dizer se os peixes "olhos de telescopio" se dao bem com os outros peixes de agua fria ?
mariabogas
Membro Veterano
Contacto:

quarta dez 14, 2005 11:52 am

Já foi ao Aquário Vasco da Gama ? Nos lagos cá foram tem as carpas e isso já lhe deve dar ideia do seu crescimento.

Além de que são absolutamente vorazes !

Quanto ao aquário de água fria, pode ter filtro permanentemente ligado e até termóstato, que eles não se importam nada e ajuda a manter a água em melhores condições.
mariabogas
Membro Veterano
Contacto:

quarta dez 14, 2005 11:52 am

Já foi ao Aquário Vasco da Gama ? Nos lagos cá foram tem as carpas e isso já lhe deve dar ideia do seu crescimento.

Quanto ao aquário de água fria, pode ter filtro permanentemente ligado e até termóstato, que eles não se importam nada e ajuda a manter a água em melhores condições.
LuMaria
Membro Veterano

quarta dez 14, 2005 12:13 pm

mariabogas Escreveu: Já foi ao Aquário Vasco da Gama ? Nos lagos cá foram tem as carpas e isso já lhe deve dar ideia do seu crescimento.

:D Pois eu sei! Mas a minha pergunta é: Em aquário não travam o seu crescimento? Se assim for, o melhor então a fazer é proporcionar-lhes outro habitat, certo?

E obrigado pela ajuda Mariabogas ;)
mariabogas
Membro Veterano
Contacto:

quarta dez 14, 2005 1:59 pm

Francamente, sou totalmente contra a libertação de peixes ou outros animais, como tartarugas, em lugares como lagos ou jardins ou ...

Tal como sou contra a apanha de animais desses locais e colocá-los dentro de aquários e afins.

É tão simples como isto. Estes animais são criados nas nossas casas, ambientes controlados e sem estarem sujeitos a perdadores, diferenças do clima, concurrência, falta de alimentação, doenças, ...

As probabilidades de sobreviverem nestes sitios é muito pequena.

Também os peixes e répteis adaptam-se aos donos e até nos reconhecem.

Tenho um casal de peixes (ciclideos americanos) que quando me vêm aproximam-se do vidro, pedem comida e começam numa exitação total (demorei 2 anos a conseguir esta confiança). Vem um estranho e rapidamente se escondem e eu não consigo mostrá-los como deve ser.

É bastante engraçado ! Eu estudei bastante esta espécie e a mudança de local e donos pode pura e simplesmente provucar-lhes a morte, devido ao stress a que ficam sujeitos.

Isto aplica-se a quase todos os animais !

Bem, voltando aos seus peixes. Qual o tamanho do aquário em que os mantem ? Tem filtro ? Termóstato ? Alimentação ?
Responder

Voltar para “Peixes”