alevins de betta

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
pikanha
Membro
Registado: segunda jan 02, 2006 9:36 pm

segunda jan 02, 2006 9:50 pm

num aquario de reprodução de bettas devo ter um filtro a funcionar???
se tiver, isso não ira matar os alevins que quando naecerem teram cerca de 3mm???

[color=darkred][/color][size=18][/size][url][/url]
tang
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

terça jan 03, 2006 4:52 am

não senão mata os alevins.
sempre criei os meus bettas sem qualquer tipo de bomba ,senão destroi o ninho de bolhas de ar do macho.
so quando os alevins ja nadam sozinhos é que introduzia uma bomba de ar com uma pedra difusora
dj_mouse
Membro Júnior
Registado: quarta jan 04, 2006 6:54 pm

quarta jan 04, 2006 7:11 pm

Boas,

Tang gostaria de saber como reproduzes os teus bettas e se possível umas fotos do aqua de reprodução.

Obrigado
dj_mouse
Membro Júnior

quarta jan 04, 2006 7:58 pm

Boas,

Tang gostaria de saber como reproduzes os teus bettas e se possível umas fotos do aqua de reprodução.

Obrigado
tang
Membro Veterano
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

quinta jan 05, 2006 12:38 am

lamento mas não tenho fotos porque ja me deixei da água doce e passei para os salgados
mas reproduzia num aquario de 30cm com algumas pedras grandes no fundo e sem areão.
A femea so se pode por no aqurio depois de o macho ter feito o ninho de bolhas de ar e se ela apresentar uma barriga p'ro gordinha.
Caso ela não queira acasalar ele vai ataca-la daí as pedras para ela se esconder.Depois da desova ela deve ser retirada do aquario senão ele mata-a.
Ele cuida dos alevins durante 2 semans.
quando os alevis deixarem de apresentar o saco vitelino podem ser alimentados com artemia recem nascida ou gema de ovo cozida esfarelada.
Mas é melhor a artémia.
bigjoe
Registado: sexta jan 06, 2006 5:55 am

sexta jan 06, 2006 6:38 am

Boas,
uma boa maneira de estimular o seu betta a construir um bom ninho é o seguinte:
Um dia vc coloque ele perto da fêmea por uns minutos e no outro dia coloque um espelho em frente a ela por uns minutos.
repita por uma semana.
A altura da água deve ser 6 cm pois a fêmea desova no fundo do aqua e o macho depois dela desovar, pega ovo por ovo(de 500 a 1000 ovinhos)com a boca e coloca um em cada bolha, por isso que a coluna de água deve ser baixa, pois se não ele pode até morrer(Se a femea estiver ajudando deixe, se ele começar a bater nela depois da desova separe imediatamente).
Ele ficará vigiando os ovos até eclodirem.
Depois de nascidos os alevins ficarão na posição vertical se alimentando do saco vitalino durante dois dias, quando começarem a nadar, os que nadaren passarão a representar uma ameaça para os outros aos olhos do pai, e ele deve ser retirado do aquário, pois vai começar a comer os que nadarem.
Depois coloque um compressor com regulador e deixe só um pouco de ar no aquário, pois eles ainda não tem o labirinto desenvolvido para respirar fora da água, e a cada dia almente um cm a altura da água(nunca almente muito rápido, pois pode esmaga-los).
Alimente-os com infusórios(Folha de alface seca colocada em um copo de água sem cloro durante quatro dias, uma colherinha 3 X ao dia), ou se conseguir, alimente com micro vermes que é ótimo.
Depois de uns 20 dias a taxa de amônia vai subir muito, pois eles tentam por instinto soltar amônia para matar o outro próximo dele, para garantir o território e o alimento dele, por isso troque a água 10% a 20% 3 X ao dia.
Depois é só prazer ve-los crescer e separar quando começar as brigas.
Boa sorte.
bigjoe

sexta jan 06, 2006 6:40 am

Boas,
Um dia vc coloque ele perto da fêmea por uns minutos e no outro dia coloque um espelho em frente a ela por uns minutos.
repita por uma semana.
A altura da água deve ser 6 cm pois a fêmea desova no fundo do aqua e o macho depois dela desovar, pega ovo por ovo(de 500 a 1000 ovinhos)com a boca e coloca um em cada bolha, por isso que a coluna de água deve ser baixa, pois se não ele pode até morrer(Se a femea estiver ajudando deixe, se ele começar a bater nela depois da desova separe imediatamente).
Depois de nascidos os alevins ficarão na posição vertical se alimentando do saco vitalino durante dois dias, quando começarem a nadar, os que nadaren passarão a representar uma ameaça para os outros aos olhos do pai, e ele deve ser retirado do aquário, pois vai começar a comer os que nadarem.
Depois coloque um compressor com regulador e deixe só um pouco de ar no aquário, pois eles ainda não tem o labirinto desenvolvido para respirar fora da água, e a cada dia almente um cm a altura da água(nunca almente muito rápido, pois pode esmaga-los).
Alimente-os com infusórios(Folha de alface seca colocada em um copo de água sem cloro durante quatro dias, uma colherinha 3 X ao dia), ou se conseguir, alimente com micro vermes que é ótimo.
Depois de uns 20 dias a taxa de amônia vai subir muito, pois eles tentam por instinto soltar amônia para matar o outro próximo dele, para garantir o território e o alimento dele, por isso troque a água 10% a 20% 3 X ao dia.
Boa sorte.
bigjoe

sexta jan 06, 2006 6:40 am

Boas,
repita por uma semana.
Boa sorte.
bigjoe

sexta jan 06, 2006 6:41 am

Boas,
repita por uma semana.
Boa sorte.
dj_mouse
Membro Júnior

sexta jan 06, 2006 6:47 pm

Boas BigJoe,

É assim eu estou a pensar reproduzilos numa daqueles caixas da vodafone onde os telemóveis veem. Vou colocar um termostáto para tartarugueiras que são pequenos, porque um dos normais não cabem lá. Depois coloco metade de uma garrafa de 1.5L . Quandon a água estiver á temperatura ideal coloco a fêmea na garrafa e o macho à solta dentro do aquário, para estar sempre a ver a fêmea mas sem a magoar, depois qundo este começar a fazer o ninho de bolhas solto a fêmea. Quando o macho começar a atacar a fêmea tiro esta do aquário, depois quando os alevins começarem a nadar retiro o macho, e alimento os alevins com artémias. A que temperatura devo manter os alevins no aquário?

Será esta opção boa para reproduzir bettas?

Obrigado
tang
Membro Veterano

sábado jan 07, 2006 3:31 am

essa de betas a desovar no fundo do aquario para mim é nova.
o macho enrola o corpo dele á volta do dela numa especie de abraço enquanto isso ela vai libertar uma pequena quantidade de ovos.
depois ele solta-a e vai apanha-los enquanto vão caindo,e é muito rapido a faze-lo.este processo vai se repetir até ela não ter mais ovos,portanto não é necessário os tais 6cm de água.
eu sempre os criei com o aquario cheio
bigjoe

sábado jan 07, 2006 6:42 am

Boas Tang,
talvez eu possa ter me expressado mal, mas quando do abraço nupcial, a fêmea não desova no fundo, ela libera os ovos que vão para o fundo do aquário, e é muito menos cansativo para o macho dar viagens de 6 cm, do que viagens de 15 ou 20 cm, alguns até morrem nessa operação. A minha intenção é poupar a matriz.
Eu começei a criar bettas depois de pesquisar muito na internet, eu sou autodidata nessa área, e sigo a risca os manuais, e tem dado certo, mas fico muito feliz em saber que da certo com o aquário cheio.
Agora estou começando com Killies, que aqui no Brasil não é ainda muito difundido, se tiveres alguma expêriencia e puder me passar eu ficaria muito grato. Obrigado.
tang
Membro Veterano

sábado jan 07, 2006 3:20 pm

killies não sei nada deles a minha experincia em peixes ficou-se pelos betas e escalares.Entretanto deixei os peixes de agua doce e só tenho marinhos.
Erbium
Membro Júnior
Registado: terça abr 22, 2003 2:49 pm

quarta jan 11, 2006 10:35 am

Concordo com o que o tang disse.
é muito menos cansativo para o macho dar viagens de 6 cm, do que viagens de 15 ou 20 cm, alguns até morrem nessa operação. A minha intenção é poupar a matriz.
A recomendação de pouca altura de água acho que é mais devido a os alevins não suportarem elevadas pressões, se a coluna de água ultrapassar os 15cm a pressão pode ser excessiva.

O filtro para além do referido facto de estragar o ninho também tem outro aspecto que é derivado de os alevins serem muito pequenos a comida a fornecer nos primeiros dias deverá ser infusórios e/ou comida em pó que seria "absorvida" pelo filtro.

Deixo aqui uns videos que fiz de uma desova de dia 30 de Dezembro ;)
Bettas_1.avi (349.03 KB) - Desova e o macho a apanhar os ovos até ao fundo.
Bettas_2.avi (328.45 KB) - Femea "acorda" e vai também "ver" os ovos.
Responder

Voltar para “Peixes”