Tenho 3 Guppys (2 Femeas + 1 Macho). Ondem o macho morreu (sem que eu tivesse notado qualquer sintoma estranho). Hoje reparei que uma das femeas está á superfície, não come, tem uma respiração ofegante e as guelras parecem-me inchadas.
Eles (Guppys) estão à 15 dias no aquário, com 2 tricogaster e 2 colisas.
O PH da água está muito alto a 7,6. O que pode estar a acontecer?!
P.S.: Os outros peixes parecem-me bem, até andam a brincar uns com os outros e tudo, mas os guppys também brincavam antes de morrerem...
Acho que esta guppy não se safa :(
Morte de Guppys :(
Certo!
Esqueci-me de referir a filtragem.
Tenho um filtro externo e outro interno (ambos eheim). Tenho duas luzes uma delas propria para plantas (flora-glo) e 10 horas por dia.
Alimento-os 2 vezes ao dia com intervalos de 12 horas.
o aquário é de 160 litros e faz amanhã 2 semanas!
Esqueci-me de referir a filtragem.
Tenho um filtro externo e outro interno (ambos eheim). Tenho duas luzes uma delas propria para plantas (flora-glo) e 10 horas por dia.
Alimento-os 2 vezes ao dia com intervalos de 12 horas.
o aquário é de 160 litros e faz amanhã 2 semanas!
Isso é um aquário mesmo muito recente e o facto dos peixes morrerem de repente sem qq sinal de doença só me faz pensar em envenenamento por nitritos. Se for isto, com o tempo o problema é resolvido mas até lá podes tentar remediar o problema. Alimenta os peixes o menos possivel, baixa a temperatura da água para +/-24º para baixar o metabolismo dos peixes e evitar que o envenenamento seja mais rápido, principalmente os guppies que são peixes com um metabolismo muito rápido e que varia bastante com a temperatura da água. A pouca alimentação que deres tenta dar algo completo e equilibrado ( tenta a GALA da JBL ) e complementa com um multivitaminico. Se tens muitas plantas ... ainda são poucas
planta mais
compra uma almofada para absorver nitritos e nitratos para o teu filtro externo e tenta manter o Ph entre 6,8 e 7,2.
Boa sorte.

Boa sorte.
as almofadas compras numa boa loja de aquariofilia, onde moras?
nesse caso há uma opção que nem sempre é fácil
se pela teoria conseguires enfiar 20 peixes no teu aquário, só deves enfiar 4 
tens de ter um bom sistema de filtragem, mas acima de tudo conseguires criar com ele uma corrente fraca mas que movimente toda a água do aquário. tens de ter muito cuidado na alimentação de forma a evitar que bocados de comida não sejam ingeridos e vão parar ao fundo, tb tesn de alimentar menos vezes os peixes
eles não precisam de comer tanto como nós imaginamos
e só aspiras e com muito cuidado quando (não muito frequentemente ) tens de podar as plantas, não as folhas que estão a morrer mas todas as folhas mais velhas de cada pé para incentivar o crescimento de novas e conseguires manter as tuas plantas sempre fortes e saudáveis.
nesse caso há uma opção que nem sempre é fácil

tens de ter um bom sistema de filtragem, mas acima de tudo conseguires criar com ele uma corrente fraca mas que movimente toda a água do aquário. tens de ter muito cuidado na alimentação de forma a evitar que bocados de comida não sejam ingeridos e vão parar ao fundo, tb tesn de alimentar menos vezes os peixes