Aquário!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
anima
Membro Júnior
Registado: quarta nov 16, 2005 2:34 pm

sexta mar 03, 2006 7:55 pm

Oi! :lol:

Sou novo aqui no forum, tenho um aquario de 30 litros com 1 peixe que nao sei a espécie mas é de água quente. O aquário já teve muito tempo com peixes de água fria, mas agora que morreram todos, vou povoar o aquário com peixes de água quente.

Aqui vão algumas fotos, eu sei que a qualidade nao é boa, porque foram tiradas com telemovel:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

:arrow: Qual a espécie do peixe e das plantas?

:arrow: Recomendam-me algumas espécies de peixes para ter no aquário?

Desde já obrigado!
lovingcats7
Membro
Registado: segunda ago 22, 2005 3:59 pm
Localização: Cadela, 2 Gatos, Aves, Peixes, 8 Porquinhos da Índia, 13 Hamsters e 1 Coelho Anão

sexta mar 03, 2006 8:33 pm

Olá anima.... Bem vindo

Olha quanto ás plantaas não te posso ajudar, pois não percebo nada de plantas :)
Mas kaunto ao peixe penso ser um néon azul (penço pois o meu ecrã tá um bocado estragado e não consigo ver bem.... Mas á apenas duas hipóteses: ou é um tetra cardinal (com uma risca azul e uma vermelha por baixo) ou um néon azul (com uma risca azul, uma vermelha por baixo e uma branca). Por isso vês e vais conseguir distinguir.

Quanto a mais peixes, o facto de teres esse peixe sozinho não é bom bom..... Qualquer uma das espécies mencionadas acima devem ter no minimo 7 peixes da mesma espécie, para se sentirem bem, percebes? E vais ver que um cardume de qualquer das espécies é bem bonito!

Espero ter ajudado.... Mais dúvidas, não exites... Pergunta aqui que certamente alguém te irá responder

Cumprimentos ;)
tgv_23
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 3:50 pm

sábado mar 04, 2006 10:32 am

oi

gostei do teu aquario
axo que é pelos fetos que tens ai
quanto ao peixe já foi referido os possiveis nomes

as plantas sao fetos-de-java

[url]http://www.aquahobby.com/garden/b_javafern.php[/url]

tenta meter uma foto que apanhe o aquario todo
e as medidas do aquarios , iluminação ........

fica bem
anima
Membro Júnior

sábado mar 04, 2006 1:37 pm

Oi!

Aqui ta uma foto que apanha o aquario todo, ou pelo menos quase todo:

Imagem

O aquário tem 30 litros (50x25x25), a iluminação acho que é uma lampada com 25 W, o filtro é de 200l/h e o aquecedor é de 75W.

Para além dessas 2 espécies de peixes, nao existem outras também boas para o meu aquário??

Então as plantas chamam-se fetos de java... é que eu já as tenho á muito tempo, mas nunca tiveram tão bonitas como agora, pelo menos acho eu.

Eu todos os anos custumo retirar toda a água do aquario, os peixes vao para bacias e as plantas, o filtro e o aquecedor também tiro. Depois de limpar os vidros e as pedras do fundo, meto tudo novamente. Isto de tirar as plantas e planta-las novamente nao faz mal a elas?

Outra coisa, nestes dias apareceu água em baixo do aquário, eu pensei que era o vidro a estalar, mas vim a saber que tinha cido eu a meter agua no aquário e ela tinha descido para lá. Posso colocar esferovite debaixo do aquário? já me disseram que evita o vidro estalar, é verdade?

Obrigado pela vossa ajuda!!!
tgv_23
Membro Veterano

sábado mar 04, 2006 2:37 pm

oi de novo

podes meter o esferovite na boa :)

quanto aos peixes que podes meter :
podes meter os peixes para limpar o aquario
e mais uns kuantos iguais a esse porque sozinho ninguem gosta de estar

os de limpeza sao os coridoras (limpa-fundos) e os ottos (limpa-vidros)

procura aqui : [url]http://www.aquahobby.com/b_gallery.php[/url]
e diz quais sao os que gostas mais ...
para ver se sao compativeis com o que tens

fica bem
anima
Membro Júnior

sábado mar 04, 2006 3:00 pm

Oi!

Eu gostei mais dos platis, dos neons azuis (iguais ao que eu tenho), dos limpa vidros (no site só diz limpa-vidros, nao sei se é o ottos) e das coridoras (lá no site tinha muitas espécies, mas pode ser uma qualquer). Estes peixes são compativeis???

Eu nao gosto de lebistes (guppies) porque eles morrem muito, um amigo meu tem muitos e eles morrem com muita facilidade!
tgv_23
Membro Veterano

sábado mar 04, 2006 4:38 pm

oi

axo que não há problema se o ph se mantiver proximo do 7

podes comprar um trio(1 macho e 2 femeas) de platies e mais uns quantos neons..
2 ottos e 2 coridoras

acho que chega

fica bem
Última edição por tgv_23 em sábado mar 04, 2006 8:35 pm, editado 1 vez no total.
tiagobarreira
Membro Júnior
Registado: quarta fev 01, 2006 1:36 am

sábado mar 04, 2006 5:04 pm

Ola boas tardes.
Tens uma aquario como disseste que leva 30Litros brutos retirando 5Litros de areao e essa toca que tens ai tens uns 25L de agua (um pouco mais).
Sabendo que os Neons sao peixes de cardume e tendo tu um aquario tao pequeno ou colocas mais Neons no minimo 4 no total ou entao opta por outra especie que gostes mais.
Tens que ter em conta que por cada litro de agua podes ter ate 1cm de peixe adulto, os neons caso consigas que eles cresçam ate uma fase final podem ir dos 3 aos 5cm. Mas agora as especies que queres colocar ja é contigo. Podes sempre meter os ottos e as cory pq sempre ajudam na limpeza do aquario, mas nao metas muitos pq senao é peixe a mais para agua a menos, com o tempo vais percebendo o que eu estou a dizer.
Em relaçao as plantas o aquario tem iluminaçao? Quantos W? Como ja disseram que tens ai um Feto de Java e é uma planta que nao necessita de muitos cuidados por isso com essa nao te preocupes, depois podes colocar Anubias ate o proprio musgo de java caso queiras "forrar" ai o teu esconderijo ou uma eventual rocha que queiras colocar (a melhor é a rocha vulcanica por esta ser porosa é bom para ajudar na fixaçao) e da um efeito giro ao aquario, mas gostos sao gostos claro. Para saberes mais sobre plantas podes sempre pesquisar na net ou ires a sites do tipo www.tropica.com que tem la uma grande variedade de plantas e podes saber se sao faceis ou nao de manter vivas. Caso optes por plantas mais rigorosas ai ja vais ter que pensar em iluminaçao mais forte, CO2 que isso podes ser tu a fazer e fertilizante para o fundo e pras plantas.
Espero que tenha conseguido ajudar em qq coisa. Se tiveres mais duvidas coloca que todos vamos tentar ajudar.

Cumprimentos

Tiago Barreira
anima
Membro Júnior

sábado mar 04, 2006 8:19 pm

Oi!

Sim, tem iluminação (lampada de 25 W). É o ideal?
tgv_23
Membro Veterano

sábado mar 04, 2006 8:30 pm

oi
é bom essa quantidade de luz para o aquario que tens

se meteres mais peixes e mais plantas
tens que ter mais cuidados

das plantas podem aparecer algas
e com os peixes os nitratos aumentam
mas nada que não se resolva com umas trocas de agua

fica bem
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

sábado mar 04, 2006 8:30 pm

Olá!

Já agora falo também!
O Tiago foi muito completo na ajuda. Aproveita as dicas.
Mas é do tipo. Neons convém no minimo serem 6. Não 7. Claro que 1 faz a diferença depois mais tarde (tamanho adulto).
Agora sobre os peixinhos de Limpeza.
Podes colocar 2 Corydoras, a espécie que tu quiseres. E dois Octto Affinis, que são limpa vidros que ficam pequeninos. Se fores a uma loja perguntar por limpa vidros, NUNCA, mas NUNCA aceites Plecostumos. São peixes que podem chegar aos 60cm. São bonitos, mas é pa quem tem um"Oceanário" em casa. Claro que estou a brincar. A mim deram-me um com um ano de idade e já tinha qualquer coisa como 18 cm. Passaram uns bons anos comigo, até que o fui dar ao Aquário Vasco da Gama, ele já tinha 35 cm (Largura do meu aquário).
Se gostas tanto de Neons, aposta nos Neons, a sua reprodução não é nada facil, por isso, nunca vais ter o aquário lotado de peixes. E além disso, o aquário fica lindo. O teu aquário está muito bom, está muito verde o que é optimo. E vez como o teu Neon fica bem aí? Podes comprar mais uns quantos e vais ve-los a nadar uns atrás dos outros.

Mas nunca esquecendo os peixitos de limpeza...

Outra coisa que não falaram.
Tu dizes que de ano a ano limpas o aquário todo. Isso está errado, na minha opinião. O meu aquário tem 8 anos e nunca o limpei por completo. Basta tirares 15% da água, de 15 em 15 dias. Ou de semana a semana. Tenta arranjar um aspirador (Proprio para aquários, á venda em qualquer loja de animais ou super mercado)

Bem... Se não me tivessem chamado pra jantar continuava a escrever, mas não pode ser! lol...

Bjs
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
anima
Membro Júnior

domingo mar 05, 2006 2:27 pm

Oi!

Muito obrigado, a vossa ajuda tem sido óptima!

Sobre os neons, já percebi e vou comprar mais 3 ou 4, mas também gostava de ter "platis" e já que falaste na reprodução dos neons, os platis reproduzem-se facilmente em aquario?

Quanto aos peixes de limpeza, 1 limpa-vidros nao chega? Fiquei um pouco assustado com os plecostumus... então sem ser esses plecostumus quais é que compro? os ottos? Deve ter sido um pouco triste para ti deixar o teu plecostumus, mas ele no Aquario vasco da gama tem uma melhor qualidade de vida e tu podes ir ve-lo nao é?

Quanto as plantas, sim elas tao muito bonitas, nunca tiveram assim tao bonitas!!!

As mudanças eu sempre fiz como tu disseste quando tinha peixes de agua fria, mas como o aquario é pequeno e da para tirar peixes e plantas, eu fazia essa mudança total!! :lol:
Responder

Voltar para “Peixes”