Plantas para aquario
Comprei quatro plantas numa loja de animais para o meu aquario, mas acontece que agora estao a aparecer caracois pequenos nos vidros. É logico que eram as plantas que os tinham, mas como me livro deles pra sempre? Li sobre a tecnica da alface dá bons resultados?
Queria tambem ajuda sobre o substrato, a melhor tecnica, forma e produtos a usar para ter sempre plantas saudaveis. Indiquem sites de preferencia portugueses, ja que existente bons sites brasileiros mas fazem menções a produtos nao comercializados em portugal.
Obrigado[/b]
Queria tambem ajuda sobre o substrato, a melhor tecnica, forma e produtos a usar para ter sempre plantas saudaveis. Indiquem sites de preferencia portugueses, ja que existente bons sites brasileiros mas fazem menções a produtos nao comercializados em portugal.
Obrigado[/b]
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Eu não tenho substrato nenhum para as minhas, mas há quem use turfa e tem bons resultados. Basta colocares a turfa debaixo do areão só no local onde vais plantar a plantinha.
Plantei as minhas directamento no areão e no tronco e estão-se a desenvolver muito bem. Estão muito saudáveis e cheias de rebentos novos.
Já agora que plantas compraste?
Também tenho uma colónia de caracois no meu aquário e já me disseram para colocar folha de couve, no aquario, do dia para a noite para me livrar deles, dizem que é tiro e queda.

Plantei as minhas directamento no areão e no tronco e estão-se a desenvolver muito bem. Estão muito saudáveis e cheias de rebentos novos.
Já agora que plantas compraste?
Também tenho uma colónia de caracois no meu aquário e já me disseram para colocar folha de couve, no aquario, do dia para a noite para me livrar deles, dizem que é tiro e queda.

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
- Contacto:
Ou metes alface, ou esmagas com o dedo os caracois e depois dás aos peixes. Os meus comiam, depois de eu os matar, nem o meu Pleco de 35 cm dáva conta deles. Perguiçouso o bicho!
As minhas plantas também as tenho enterradas no areão.
Apenas ponho de vez em quando um fertelizante (liquido)

As minhas plantas também as tenho enterradas no areão.
Apenas ponho de vez em quando um fertelizante (liquido)
Catarina Duarte
Bianca - 23/01/1993 ~ 05/10/2009
E estou a pensar comprar mais duas, o que aconselham para baixa-média luminusidade?
Como se chama esse fertilizante que usas Catarina1?
Ja agora sabem de algum site que tenha esquemas de como dispor plantas e ornamentos no aquario?
Como se chama esse fertilizante que usas Catarina1?
Ja agora sabem de algum site que tenha esquemas de como dispor plantas e ornamentos no aquario?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Em relação á escolha das plantas, aconselho-te este site:
http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... riaplantas
A mim aconselharam dar o Plant Gro, da Nutrifin, mas não utilizei sequer.
Tal como o gezzmo disse, os caracois são optimos comedores de algas, por isso não me livrei ainda deles.
Eu tenho anubias anãs, musgo de java, feto de java e anúbias afzelii.
http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... riaplantas
A mim aconselharam dar o Plant Gro, da Nutrifin, mas não utilizei sequer.
Tal como o gezzmo disse, os caracois são optimos comedores de algas, por isso não me livrei ainda deles.
Eu tenho anubias anãs, musgo de java, feto de java e anúbias afzelii.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
- Contacto:
Olha, não te consigo dizer o nome do fertelizante, pois não tenho o aquario comigo e todo o material utilizado, mas penso que seja qualquer coisa AZOO .
a embalagem é verelha.
Sobre a disposição das plantas no aquario, eu mesmo coloco espalhadas, ás vezes não ficam bem , mas elas também não param de crescer e por isso tou sempre a mudar de sitio.
Bjs
a embalagem é verelha.
Sobre a disposição das plantas no aquario, eu mesmo coloco espalhadas, ás vezes não ficam bem , mas elas também não param de crescer e por isso tou sempre a mudar de sitio.
Bjs
Catarina Duarte
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
- Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho
Catarina1 é Azoo sim... pelo menos eu cheguei a usar tb essa marca mais concretamente o produto AZOO PLANT AUXINS.
Agora mudei para a nutrafin Plant gro e estou tb satisfeito. Aliás não me queixo de nenhum produto da nutrafin, até agora 5 estrelas.
Quanto ao substracto, concordo com a Silly_Bublle. Acho a turfa um bom elemento para se ter um substracto rico, tive a experiência de ter um substracto sem turfa e agora com turfa e a diferença é enorme. Até podes por turfa no local todo... ou seja fazeres uma primeira camada de areao (3 cm) depois uma camada muito fina de turfa( pq se meteres a mais... corres o risco de acidificar muito a água) e por fim complementas com mais uma camada de areão.
Agora mudei para a nutrafin Plant gro e estou tb satisfeito. Aliás não me queixo de nenhum produto da nutrafin, até agora 5 estrelas.
Quanto ao substracto, concordo com a Silly_Bublle. Acho a turfa um bom elemento para se ter um substracto rico, tive a experiência de ter um substracto sem turfa e agora com turfa e a diferença é enorme. Até podes por turfa no local todo... ou seja fazeres uma primeira camada de areao (3 cm) depois uma camada muito fina de turfa( pq se meteres a mais... corres o risco de acidificar muito a água) e por fim complementas com mais uma camada de areão.
-
- Membro Veterano
Ramires numa boa loja de aquariofilia arranjas isso. Quanto ao tratamento!?!?o que eu utilizo é turfa granulada que não implica nenhum tratamento... apenas uma ligeira cautela a nivel da quantidade para não acidificar em demasia a água.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 05, 2004 3:50 pm
boas
ja agora faço uma pergunta em relação à turfa:
depois se quiseres mudar o layout do aquario como fazes? a turfa vai-se desfazer e é só tirar essa agua e limpar o areao ?
-------------------------------------
há quem uso um "termostato" de fundo que é um fio comprido para aquecer o areao e para as raizes não ficarem frias...
e podes fazer um DIY de CO2 para elas
mas tens que ter cuidado senão com turfa e CO2 o ph desce tambem
mais ... plantas as em cima indicadas sao fixes e umas higrofilas axo que tambem se enquadram
fica bem
ja agora faço uma pergunta em relação à turfa:
depois se quiseres mudar o layout do aquario como fazes? a turfa vai-se desfazer e é só tirar essa agua e limpar o areao ?
-------------------------------------
há quem uso um "termostato" de fundo que é um fio comprido para aquecer o areao e para as raizes não ficarem frias...
e podes fazer um DIY de CO2 para elas
mas tens que ter cuidado senão com turfa e CO2 o ph desce tambem
mais ... plantas as em cima indicadas sao fixes e umas higrofilas axo que tambem se enquadram
fica bem
-
- Membro Veterano
Tgv por vezes quando uma pessoa aspira demasiado o fundo do aquario a turfa tem tendencia a sair da sua camada e qd isso acontece vem para superficie ficando a boiar. Eu qd decidi mudar o layout do meu aqua mais pequeno, limpei o areão (que tb continha turfa) e não tive qq problema ao retirar a turfa ela própria vinha ao de cima na agua do alguidar e depois ia saindo. A extracção da turfa do areão não é um processo complicado, alías até é bem simples e normal. Se quiseres até podes manter a água... eu fiz isso, guardei 2/3 da agua do aquario e só acrescentei o que faltava. Problemas??? Felizmente não tive nenhum 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 05, 2004 3:50 pm
boas
paixao :
obg pelas informações
eu pensava que com o tempo a turfa se ia desfazendo e se a tirassemos com poucos cuidados ia-se soltar e deixar a agua turva
ja agora quais sao os preços +/-?
fiquem bem
paixao :
obg pelas informações
eu pensava que com o tempo a turfa se ia desfazendo e se a tirassemos com poucos cuidados ia-se soltar e deixar a agua turva
ja agora quais sao os preços +/-?
fiquem bem
-
- Membro Veterano
Ola bom dia.
Tgv em parte tens razão pois a turfa também se desfaz, mas é só com muito tempo, e quando digo muito tempo falo em anos. Nos dois primeiros anos, não se deve notar qualquer diferença entre o primeiro dia em que foi colocada e até a presente data. Quanto a água turva, isso ela fica se meteres turfa a mais, vai ganhar aquele tom amarelada (sinal que puseste turfa a mais e como tal a agua está acidificada), caso contrário nem notas a coloração na àgua.
Bem, a nivel de preços... sabemos que tudo o que seja para fazer um substracto rico, é caro... a turfa que pus foi a minha namorada que tinha comprado e ela gastou na altura 25€ por um saco de 5kg ou 10kg não me recordo agora do peso, mas é uma questão de confirmar isso.
Tgv em parte tens razão pois a turfa também se desfaz, mas é só com muito tempo, e quando digo muito tempo falo em anos. Nos dois primeiros anos, não se deve notar qualquer diferença entre o primeiro dia em que foi colocada e até a presente data. Quanto a água turva, isso ela fica se meteres turfa a mais, vai ganhar aquele tom amarelada (sinal que puseste turfa a mais e como tal a agua está acidificada), caso contrário nem notas a coloração na àgua.
Bem, a nivel de preços... sabemos que tudo o que seja para fazer um substracto rico, é caro... a turfa que pus foi a minha namorada que tinha comprado e ela gastou na altura 25€ por um saco de 5kg ou 10kg não me recordo agora do peso, mas é uma questão de confirmar isso.