Caros amigos, tenho um aquario novo para montar, tem o tamanho e 100cm+30cm+40cm, agua doce quente, preciso de ajuda, para um aquario deste tamanho quantos quilos de areão é necessario tendo em conta que vai levar plantas naturais, e qual o melhor tipo de plantas para começar (nada de nomes tecnicos!!!), tambem a quantidade de plantas, em relação a decoraçao (rochas e outros) para nao encher muito o aquario, que tipo de rochas e sua quantidade deverá levar para ficar uma decoração minimamente bonita.
Um abraço a todos.
Alberto Santos
Montagem de aquario novo.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Olá!!
Antes demais, sê bem-vindo.
É a primeira vez que tens aquário?
Não te sei precisar bem a quantidade, mas eu tenho uns 5 cm de areão.
Quanto a plantas...Vai depender da iluminação que tiveres, se e muito ou pouca.
Que lampadas tens e de quanto são?
Podes colocar troncos, construir esconderijos com pedras de xisto ou rochas, mesmo a pedras da praia podes colocar(não esquecer que tens que ferver tudo).
Quanto á quantidade de decoração...vai depender de ti.
As plantas crescem sempre, por isso não acho necessário encheres muito o aquário com plantas.
Eu num aquário de 50/60 litros tenho um tronco, e 5 plantas, mas ela têm estado a crescer...
Mas isto sou eu, que não gosto de aquário muito plantado.
De qualque maneira, smepre podes consultar este site, que te indica mais ou menos as plantas e se pecisam de muita ou pouca luz.
http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... riaplantas
Espero ter ajudado.
Antes demais, sê bem-vindo.

É a primeira vez que tens aquário?
Não te sei precisar bem a quantidade, mas eu tenho uns 5 cm de areão.
Quanto a plantas...Vai depender da iluminação que tiveres, se e muito ou pouca.
Que lampadas tens e de quanto são?
Podes colocar troncos, construir esconderijos com pedras de xisto ou rochas, mesmo a pedras da praia podes colocar(não esquecer que tens que ferver tudo).
Quanto á quantidade de decoração...vai depender de ti.
As plantas crescem sempre, por isso não acho necessário encheres muito o aquário com plantas.
Eu num aquário de 50/60 litros tenho um tronco, e 5 plantas, mas ela têm estado a crescer...
Mas isto sou eu, que não gosto de aquário muito plantado.
De qualque maneira, smepre podes consultar este site, que te indica mais ou menos as plantas e se pecisam de muita ou pouca luz.
http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... riaplantas
Espero ter ajudado.
-
- Registado: terça mar 14, 2006 5:27 am
Olá
Nao é a 1 vez que tenho um aquario, tenho um de 50cm à 5 anos, mas sem plantas naturais ou grande decoração, e agora quero montar um maior e já com plantas naturais e uma decoração mais decorativa!!!! Bem quanto ao aquario novo ainda nao o tenho em meu poder, portanto nao sei bem que iluminaçao ele tras.
Nao é a 1 vez que tenho um aquario, tenho um de 50cm à 5 anos, mas sem plantas naturais ou grande decoração, e agora quero montar um maior e já com plantas naturais e uma decoração mais decorativa!!!! Bem quanto ao aquario novo ainda nao o tenho em meu poder, portanto nao sei bem que iluminaçao ele tras.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

De qualquer maneira, o site que te dei, podes escolher.
Eu como tenho pouca iluminação tenho 2 anubias anãs, musgo de java, feto de java e uma anúbia afzelii.
Já pensaste que tipo de peixes vais ter?
-
- Registado: terça mar 14, 2006 5:27 am
São os mesmos que tenho agora (molly, platy, limpa fundos, limpa vidros, 1 lagostim!) mais um ou outro que compre, nomeadamente botias.
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado abr 29, 2006 12:17 pm
[quote]Caros amigos, tenho um aquario novo para montar, tem o tamanho e 100cm+30cm+40cm, agua doce quente, preciso de ajuda, para um aquario deste tamanho quantos quilos de areão é necessario [/quote]
Para plantas naturais tens de ter substracto fértil, e por cima o areão ... o que te aconselho são 2cm de substracto fértil e 5cm de areão ... ficas no total com 7 cm ... em kilos deve andar á volta de 5 kg de substracto e 15 de areão
[quote]e qual o melhor tipo de plantas para começar (nada de nomes tecnicos!!!), tambem a quantidade de plantas,[/quote]
Plantas ... tudo depende da iluminação como já foi referido ... mas as mais fáceis de manter são as que requerem pouca iluminação, tais como ... echinodorus, fetos de java, anubias, vallisnérias etc... procura saber que iluminação requerem as plantas ... tudo o que seja vermelha requer muita luz, por isso põe as plantas vermelhas por enquanto de lado.Em relação á quantidade ... é ao teu gosto ... eu gosto de plantados ... e um plantado é um plantado (muitas plantas) mais de 50% do aqua são plantas ...
[quote]em relação a decoraçao (rochas e outros) para nao encher muito o aquario, que tipo de rochas e sua quantidade deverá levar para ficar uma decoração minimamente bonita[/quote]
isso já é ao teu gosto ... tens de ter em conta é para a rocha não ser calcária e o tronco não pode ser um qualquer, tudo isto pode afectar os parâmetros da água ... tens a rocha de basalto que é uma das minhas preferidas ...
Silly_Bublle disse :
[quote]mesmo a pedras da praia podes colocar[/quote]
Tem cuidado ... normalmente são calcárias ... muito cuidado ... se colocares faz um teste primeiro ... para saberes se altera os parametros da água
Para plantas naturais tens de ter substracto fértil, e por cima o areão ... o que te aconselho são 2cm de substracto fértil e 5cm de areão ... ficas no total com 7 cm ... em kilos deve andar á volta de 5 kg de substracto e 15 de areão
[quote]e qual o melhor tipo de plantas para começar (nada de nomes tecnicos!!!), tambem a quantidade de plantas,[/quote]
Plantas ... tudo depende da iluminação como já foi referido ... mas as mais fáceis de manter são as que requerem pouca iluminação, tais como ... echinodorus, fetos de java, anubias, vallisnérias etc... procura saber que iluminação requerem as plantas ... tudo o que seja vermelha requer muita luz, por isso põe as plantas vermelhas por enquanto de lado.Em relação á quantidade ... é ao teu gosto ... eu gosto de plantados ... e um plantado é um plantado (muitas plantas) mais de 50% do aqua são plantas ...
[quote]em relação a decoraçao (rochas e outros) para nao encher muito o aquario, que tipo de rochas e sua quantidade deverá levar para ficar uma decoração minimamente bonita[/quote]
isso já é ao teu gosto ... tens de ter em conta é para a rocha não ser calcária e o tronco não pode ser um qualquer, tudo isto pode afectar os parâmetros da água ... tens a rocha de basalto que é uma das minhas preferidas ...
Silly_Bublle disse :
[quote]mesmo a pedras da praia podes colocar[/quote]
Tem cuidado ... normalmente são calcárias ... muito cuidado ... se colocares faz um teste primeiro ... para saberes se altera os parametros da água