Filtro mata peixes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
hamster
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta dez 04, 2002 12:10 pm

Olá!
Há 2 meses atrás comprei um aquário pequeno de água quente. Preparei o aquário com o termostato, bomba de oxigénio, pedras para o fundo e ao fim de alguns dias comprei os peixinhos (2 guppys, 2 neons, 1 limpa fundos, 1 limpa vidros). Ao fim de pouco tempo tive filhotes dos guppys, dos quais sobreviveram 2 após uma temporada na maternidade.
Há 2 semanas atrás já os pequeninos estavam soltos no aquario com os adultos e estavam a crescer felizes. Todos estavam felizes!
O pior vem agora! Há 1 semana decidi comprar um filtro para limpar as impurezas da água, informei na loja da dimensão do aquario e deram-me um determinado filtro. Cheguei a casa li atenciosamente as instruções e nada indicava de algum perigo. Ao fim de algumas horas reparei que o comportamento dos peixes estava alterado então decidi retirar o filtro. No dia seguinte os primeiros a morrerem foram os pequenos, a seguir os neons, 1 guppy e a caminho está a ir o limpa vidros. :(
Foi um choque horrível devolvi o filtro na loja mas fiquei sem saber o que se passou no meu aquário. Gostaria que me esclarecessem, sff.

P.S. Peço desculpa pelo testamento mas achei que seria melhor explicar tudo. Obrigada.
ecogirl
Membro
Registado: quarta out 23, 2002 11:02 pm

quarta dez 04, 2002 9:04 pm

Oi!!!
Eu nao sou mt perita em coisas de aquario, tenho um a cerca de um ano e posso contar-t o k me aconteceu c um peixinho meu, o meu filtro tem uma posiçao p regular a intensidade k eu kero akilo trabalhe, eu tinha akilo c mt intensidade e um peixinho meu morreu pk ficou la preso.
Mas como tu tiraste o filtro axo k nao foi p causa de filtro, talvez a agua nao tivesse nas melhores condiçoes e os peixes nao aguentaram.
Nao sei se sabes (mas presumo q sim) tens k ter cuidado com o ph, cloro, outros metais q possam aparecer na agua e tens k trocar alguma parte da agua do aquario, eu ate tenho produtos para limpar os excrementos dos peixes.
Espero k a minha resposta te ajude a esclarecer o assunto nalgum ponto k eu tenha mensionado.
fica bem
jokas ;)
alfena
Membro
Registado: quinta jul 25, 2002 9:07 pm

quarta dez 04, 2002 10:59 pm

-Boa noite.

- Tinhas que por o filtro no aquário antes de introduzires os peixes, isto independentemente do tipo de filtro que utilizas-te, e com ele a trbalhar, juntamente com o aqueçedor, esperar uma semana antes de pores os peixes.
- Não sei qual é a capacidade de H2O do teu aquário, mas o filtro que te recomendo, é o filtro biológico de esponja tipo cahimbo,( especialmente indicado para aquários com a capacidade até 80 l de H2O), ou o filtro biológico de fundo( neste caso terias que mudar todo o conteúdo do aquário).
kya
Membro Júnior
Registado: domingo jun 30, 2002 9:25 pm

quarta dez 04, 2002 11:22 pm

olá! :)

Eu ando para aki em vias de montar um akua.. e tenhu duvidas em relação aos filtros..

gostvaa de saber as diferenças entre um filtro biologico e um convencional? :| não sei bem o k kada um difere... Em principio vou montar um akua de 60 a 80 cm de komprimento... na sei kual o filtro k deva utilixar...
rsaraiva
Membro Veterano
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

quinta dez 05, 2002 5:29 pm

Acho que o filtro não foi a causa da morte dos peixes, apenas acelerou um processo normal em aquários novos.
Vou explicar muito depressa ... a decomposição de comida, excrementos e outras matérias formam amónia que em contacto com a agua forma hidróxido de Amónia.
Este hidróxido é muito tóxico e em grandes concentrações chega a ser corrosivo mas é neutralizado por ácidos dissolvidos na água. As Nitrosomonas ( bactérias aeróbicas ) transformam este hidróxido em ácido nitroso que se dissolve na água libertando iões de nitrito ( nitritos ).
Estes tb são muito tóxicos e provocam a morte dos peixes. Bem ... depois dito vem as nitrobactérias transformam os nitritos em nitratos que são absorvidos pelas plantas e algas.
O teu aquário devia ser uma bomba relógio cheio de amónia que por mero acaso estava a ser equilibrada pelo ph da água mas não ia ser por muito tempo. A utilização do filtro deve elevado a concentração de oxigénio na agua e as bacterias devem ter começado um processo normal que no teu caso veio desequilibrar tudo e os peixes morreram :(
Vai buscar o filtro de novo e deixa tudo como está até começares a ver algas nos vidros, é uma forma mais ou menos segura de verificares que este ciclo já se completou. Depois vai introduzindo peixes, mas não todos de uma vez, tenta um ou dois em cada semana.
Se meteres vários peixes no mesmo dia, vai existir no aquário mais matéria para decompor e o sistema não tem tempo para se equilibrar.
rsaraiva
Membro Veterano
Registado: segunda mai 27, 2002 9:27 am

quinta dez 05, 2002 5:39 pm

kya, existem 3 tipos de filtragem: mecanica, biológica e quimica.
Para um aquario grande como o que estás a pensar instalar, o melhor é o filtro externo onde possas ter os 3 tipos de filtragem.
A mecanica é composto por esponjas de várias densidades onde restos de comida, excrementos, pequenos pedaços de plantas que morrem, etc, ficam retidos.
Deve ser limpo uma vez por semana para evitar que o que fica retido se dissolva na água.
A biológica é +/- o processo que falei no post anterior e é feita com massa filtrante que permite colonização de bactérias. Encontras nas lojas, pequenos aneis de porcelana ou outro material semelhante.
Deve ser trocado de 3 em 3 meses e nunca totalmente, deves deixar uma parte da anterior massa para ajudar a colonizar a nova.
A quimica é feita com massas filtrantes para finalidades especificas. Tens o carvão activo que absorve tudo mas hoje em dia já não é uma boa opção porque absorve mesmo tudo e há muita coisa que não queres que seja absorvida ( ex: ferro, potássio essencial para as plantas ).
Encontras tb massas para absorver nitritos/nitratos, fosfatos, silicatos, etc .... é um pouco caro mas só tens de usar o que necessitas mesmo.
hamster
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta dez 06, 2002 9:24 am

Obrigada pelas vossas respostas.
Realmente alguma coisa se passou no meu aquário. Naturalmente que estou a pensar a meter o filtro novamente e em relação à grande quantidade de peixes eu não preciso de me preocupar porque só me restaram 3.
Obrigada.
ruines
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 4:06 pm
Contacto:

quinta dez 12, 2002 5:47 pm

o fikltro é muito importante não há aquario que funcione mito tempo semfiltro e sem mudanças de 10% de agua semanais..é a base do sucesso em aquarofilia...a mudnça da agua 1 e o filtro em segundo

Agua ja sem contaminates (cloro e etc...)
Nuno
ruines
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 4:06 pm
Contacto:

quinta dez 12, 2002 5:55 pm

o fikltro é muito importante não há aquario que funcione mito tempo semfiltro e sem mudanças de 10% de agua semanais..é a base do sucesso em aquarofilia...a mudnça da agua 1 e o filtro em segundo

Agua ja sem contaminates (cloro e etc...)
Nuno
Responder

Voltar para “Peixes”