Limpa vidros e barbatanas... - Ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
tiloading
Membro Veterano
Registado: sábado jun 24, 2006 5:49 pm

domingo out 29, 2006 1:23 pm

Comprei um limpa vidros para o meu aqua de 11 litros que já tinha dois kinguios, pois estava a ganhar verdeto nos vidros e nas rochas de fundo. Durante as duas primeiras semanas tudo bem, o bichito vai limpando as pedras, apesar de não acabar com tudo completamente, mas já controla o problema. Mas começou agora a chupar as barbatanas do kinguio de barbatanas grandes. Ele até ficou com as pontas vermelhas, como sacos de sangue, exactamente como um chupão na pele. o que srá que posso fazer, por enquanto o limpa fundos esta numa bola com algumas pedras com verdeto para ter com o que se alimentar, mas será que há algumas olução para o juntar de novo e fazer parar de comer a cauda do Kinguio????

Obrigado ;)
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

domingo out 29, 2006 10:50 pm

Antes de mais, tens que mudar o mais rápido possivel os kinguios, 11l para 2kinguios é um espaço minimo.
Sabes que os kinguios podem atingir 30cm?

É limpa vidros ou limpa fundos?
Já agora que especie é?
Se não souberes a especie, tenta posta foto.
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda out 30, 2006 8:19 am

Existe uma variedade de limpa-vidros utilizada em aquários de água fria e lagos que em espaços apertados ataca os peixes em vez de limpar as algas.
Além disso quando chegam a fase adulta a alimentação vegetariana não é suficiente e quando falta a comida viram-se para os peixes.

Será que é um destes:
Gyrinocheilus aymonieri – Saugschmerle
Imagem

Gyrinocheilus aymonieri – Saugschmerle, Gold
Imagem
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
tiloading
Membro Veterano

segunda out 30, 2006 2:06 pm

Parece ser o da primeira foto...

Eu sei que é um aqua pequeno mas estou á procura de um grande, já tenho os dois kinguios á cerca de 4/5anos e já cresceram um bocado, por isso é melhor mesmo.....

O vendedor disse que este limpa vidros é de agua fria (estva num aqua de peixes vermelhos), e quando passei lá outra vez vi-os a comer um peixe vermelho morto e a atacar as barbatanas dos outros....

Será que o devo devolver á loja??? Não há outro peixes que limpe o verdeto do aqua?????

obrigado ;)
Aquapet
Membro Veterano

segunda out 30, 2006 11:48 pm

Se o aquário for maior não vão chatear tanto os peixes. :)
Com suplemento de spirulina o problema termina. :D

Se quizeres fico com ele, pois se estiver muito agressivo serve sempre para limpar aquários de piranhas ou ciclideos grandes enquanto eles não tiverem fome. :(
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
tiloading
Membro Veterano

terça out 31, 2006 2:41 pm

Andei a pensar... Será que ele tem fome? É que na loja disseram-me que ele se alimentava das algas e não preicsava de mais nada.... Pode ter sido por isso que ele mordiscou as barbatanas???

Ele não é agressivo. Quando estava muito atarefado a limpar as pedras do fundo (sem parar) se o outro peixe passava com as barbatanas perto, este subia logo a ver se se agarrava. depois o outro sacudia-se e o limpa-vidors largava-o. Mas não o persegue pelo aquário... O facto é que o aqua é pequeno e os bichitos estão sempre próximos uns dos outros.... :oops:

Não vai dar para o dar pois como já reparei moras em lisboa e eu sou do norte.... mais vale ir á loja e devolve-lo... (também não estou a dispensar uma fortuna... :p)
Com suplemento de spirulina o problema termina.
Não precebi. Isto é comida ou veneno?????? :oops: :p 8) ;)
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

terça out 31, 2006 8:19 pm

provavelmente não é fome o que ele tem e apenas se apega aos outros peixes porque o aquário é pequeno e o que o atrai é o muco que os outros peixes tem nas escamas....
Vamos fazer amigos entre os animais.
Aquapet
Membro Veterano

quarta nov 01, 2006 8:37 pm

Realmente a opinião do membro paulop é a causa mais provavel.
A spirulina é alimento. Trata-se de um suplemento vegetariano para peixes.
mg17
Registado: segunda set 18, 2006 11:26 am

quarta nov 08, 2006 5:10 pm

ola

experimenta mudar para otocinclus que também limpam os vidros e não atacam os outros peixes...

para além de só crescerem até 5cm, logo compativeis com o teu aqua...
Responder

Voltar para “Peixes”