Nova aqui e aquário novo ;)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
JoaninhaM
Membro Júnior
Registado: segunda fev 19, 2007 3:35 pm

segunda fev 19, 2007 3:48 pm

Olá! Queria fazer umas perguntas para ter a certeza q estou a fazer as coisas certas ou n :P

Comprei um aquário de 30l e deixei em tratamento durante 15 dias. Depois comprei os peixinhos :D A minha dúvida é se acertei nas espécies ou seja se as posso ter todas juntas! Eles ja estao há uma semana no aquário e ainda não tive nenhum problema e pelo menos parecem todos mto saudáveis:)

Tenho:
4 neons, 2 casais de guppys, 1coridora, 2 "limpa-vidros", 1 peixe zebra, 1 peixe vidro e 1 peixe cobra

Estes ultimos q referi n sei se sao assim designados mas espero q percebam!

* Joana
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda fev 19, 2007 4:52 pm

Olá.

Tens excesso de população num aquário; peixes com diferentes ph's no mesmo aquário; peixes que andam em cardume sozinhos, como é o caso da coridora e os neons convém serem no minimo 6, pois também são peixes de cardume.

Não sei que peixe é o de vidro nem o zebra... será um danio zebra?
Vê se consegues encontrar os peixes que tens aqui:
http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... eriapeixes

Antes de adquirires os peixes tens que te informar primeiro do temperamento dos peixes, se são compatíveis ou não; tens que ver se são compatíveis a nível de ph, e por fim tens que calcular quantos peixes podes ter num aquário de 30l.
Existe uma regra que maior parte dos aquariofilistas utilizam que é 1l de água por cada centímetro de peixe, ou seja, se o peixe chegar aos 5cm esse peixe precisa de 5l.
Os neons crescem até 5cm, o que só esses precisam de 20l; os guppys chegam aos 5cm (são considerados os coelhinhos dos aquarios e em breve iram aumentar) precisas de mais 20l; coridora sozinha não é aconselhável é peixe de cardume, mais 5l; os limpa vidros a que te referes, se forem os Otocinclus, são mais 10l; o peixe cobra em adulto atinge 11cm e aconselham um aquário de 60l; os outros dois não calculo porque não sei quais são...

Outra coisa a ter atenção é o Ph.
Que Ph tens?
Por exemplo, os neons são de Ph acido, os guppys de Ph alcalino...
JoaninhaM
Membro Júnior

segunda fev 19, 2007 5:27 pm

O peixe de zebra é esse q disseste, o peixe-vidro ou peixe-espelho vou colocar umas fotogs para ver se sabes qual é!

Eles agora estão pequeninos mas eu tenho um aquário de 60l onde tenho peixes de água fria e um outro de 120l q está desmontado mas que poderei vir a utilizá-lo se precisar!

Decidi comprar este mais pequeno pq sempre qis ter um no meu quarto, sei que se calhar não me devia ter precipitado a comprar os peixes mas para já penso que eles estão bem! Posso mais tarde mudá-los para o maior?

Tenho medido o pH frequentemente e está neutro (entre os 7-7.2)

Tenho outra pergunta.. Estou a alimentá-los 2 vezes por dia em doses não muito grandes. Estou a fazer bem ?

Obrigada
Silly_Bublle
Membro Veterano

segunda fev 19, 2007 5:43 pm

Danio zebra também é um peixe de cardume.

Eu tenho meu aquário no quarto, um de 60l,não é muito grande, mas pensei muito e pesquisei muito antes de adquirir os peixes.

Podes mudá-los para um aquário maior, mais tarde, mas antes disso tens que o montar e deixar a ciclar durante um mês.

É um pouco difícil resistir. Na aquariofilia tem que se ter muita calma e ter muita paciência.

Que consideras doses não muito grandes?
Estás a dar flocos e comprimidos para os peixes de fundo, ou dás comida congelada, como por exemplo larva de mosquito artémia?
JoaninhaM
Membro Júnior

segunda fev 19, 2007 5:51 pm

Estou apenas a dar flocos.. Não dou em exagero para não ficar um excesso de comida no fundo. Talvez um floco por peixe, nunca é muito ao certo.. Tou a alimentar mal ?

Neste momento n sei onde tenho o cabo pa passar as fotogs po pc mas mal o encontre ponho aqui umas!
Silly_Bublle
Membro Veterano

segunda fev 19, 2007 5:58 pm

Aos peixes de fundo, como a coridora, o "limpa-vidros" deves dar os comprimidos, por exemplo meio comprimido.
Os flocos, deves dar em quantidade suficiente para eles comerem tudo em 1/2minutos.
Os peixes parecem sempre esfomeados, mas não podes dar muita comida.
Eu deixo os meus peixes sem comer durante um dia. Se tiverem bem alimentados não lhes faz mal.
JoaninhaM
Membro Júnior

quarta fev 21, 2007 1:32 am

Aqui estão algumas fotografias do aquário e de alguns dos peixes!

O aquário...
Imagem

Guppys..
Imagem

Imagem

O peixe-cobra..
Imagem

Este é o tal "peixe-vidro"..
Imagem
JoaninhaM
Membro Júnior

quinta fev 22, 2007 1:30 pm

Silly_Bublle aqui estão as fotografias, não sei se já as viste.. Estão enormes :( mas espero q dê para ver mais ou menos!

Como é que se chama o tal peixe a que eu chamo "peixe-vidro"?

Devo comprar mais um ou dois coridora?

Obg;)
Silly_Bublle
Membro Veterano

quinta fev 22, 2007 4:32 pm

Desculpa só responder agora.
Acho que deves deixar o aquário assim por enquanto.
Os guppys em breve devem começar a aumentar a familia.
As plantas que tens, são artificiais?
Se são, poderia trocar por umas verdadeiras, sempre fica mais bonito.

Quanto ao nome do peixe, vou investigar, ou então espera por alguém que saiba o seu nome.
Silly_Bublle
Membro Veterano

quinta fev 22, 2007 4:54 pm

Ok, já encontrei.

O que tens é um Peixe-Gato Transparente (Kryptopterus bicirrhis ou Kryptopterus minor).
Estes meninos podem atingir os 10cm os machos e 15cm as fêmeas.
São pacíficos, bons para um aquário comunitário, devem ser mantidos em cardume e gostam de aquários plantados.
Tens aqui informação sobre ele.
http://aquariovgama.marinha.pt/NR/rdonl ... irrhus.pdf
http://www.aquahobby.com/gallery/b_Kryp ... _minor.php
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quinta fev 22, 2007 5:17 pm

Adorei o teu guppy azul tenho uma femea com essa coloraçao..

Em relaçao aos peixes nao compres mais nada os guppys sao animais que se reproduzem mesmo muito..

Devias era ter-te informado antes de teres comprado os peixinhos..

pois os noens sao peixes de cardume, ou seja, tem de ter uma certa quantidade de peixes, que o minimo aconselhavel sao 5 neons..

O mesmo se passa com o peixe zebra..

Em relaçao aos guppys deve-se ter 3 femeas por peixes..

Eu se tivesse no teu lugar tinha optado por :

- um macho guppy e 3 femeas
- um corydora
- um limpa-fundos

Eficava-me por ai mesmo por que assim espaco nao lhes falta e passado 3 meses ja tens isso cheio e pronto para o de 60l :lol:

Porque ja existiam muitos na comunidade
JoaninhaM
Membro Júnior

quinta fev 22, 2007 9:02 pm

Silly_Bublle!

Sim, as plantas são artificiais! Era para comprar plantas naturais, mas o Sr. da loja disse q achava melhor artificiais pq era para um aquario peqeno e bla bla bla Fui la com intençao de as comprar, mas saí de la com plantas naturais :P se as tivesse, tinha q ter algum cuidado em especial?

Obg pela informação, n fazia ideia de nada sobre ele! Acho q errei no aspecto de comprar os peixes apenas baseada nas informações q os empregados da loja me deram! Não menosprezo q sabem, mas segundo eles n ha problema nenhum em ter estes todos! Enfim.. Espero mm q n comecem ja a morrer! :(

Xaves...

O guppy q disseste q era azul é mm giro :D mas n é azul, é preto, com cor-de-laranja na cauda e td fluorescente (a parte "azul"):P

Nota-se logo qnd os guppys engravidam? Customam engravidar MT facilmente? Comos se destinguem os machos das femeas?

O empregado deu-me 2 machos e 2 femeas.. Sei q supostamente devia ser 3femeas por macho.. e agr? Fica assim e lg se ve o q acontece? :?

Thks*
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quinta fev 22, 2007 9:16 pm

Mas o macho e lindo na mesma

E muita facil ver quais sao as femeas dos machos..

Os machos sao mais pequenos e mais coloridos que as femeas..
Machos: 30 mm - Fêmeas: 60 mm.

Imagem

Imagem

E assim o que pode acontecer e os macho nao largarem a tua femea, e ai acontece duas coisas ou os machos desistem ( coisa que nunca acontece ) os as femeas comecam a dar bicadas, ou entao as femeas ficam demasiadamente cansadas..

Os guppys tem uma gestação de 24 dias, o ponto Gravidico que e o ponto negro abaixo da barriga significa que estão gravidas..

Imagem
JoaninhaM
Membro Júnior

quinta fev 22, 2007 11:24 pm

Ponto gravidico? Bem, entao acho q ja tenho as 2 gravidas.. Só consegui tirar fotog a uma! Acho q smp tiveram este ponto dd q vieram da loja (2semanas)..

Se tiverem mm gravidas, coloco-as na maternidd? Como é q faço?

Imagem

Imagem
JoaninhaM
Membro Júnior

quinta fev 22, 2007 11:25 pm

Desculpem, mas não tou MM a conseguir pôr as fotografias em tamanho mais pequeno :( não sei mm o q se passa.. Tentem ver!
Responder

Voltar para “Peixes”