No Domingo, dia após o funeral da minha mãe, fui inundado por uma série de sentimentos (que não interessa referir...) e dei comigo horas a fio, solitário, a olhar para o meu aquário com 2 carassius... Durante muito tempo olhei para o aquário, mas na realidade estava a olhar para alem dele... era apenas um foco de "concentração" para os meus pensamentos...
Ás tantas começo a olhar para o aquário e para os peixes em si. Dou-lhes comida e resolvo verificar os níveis de amoníaco só por ver, uma vez que se tratam de 2 carassius "Oranda capuchinho" com cerca de 7 cm cada um para um aquário de 60 l de água, o filtro interno Shark de 600l/hora (embora com pouca capacidade para matérias filtrantes) sempre deu conta do recado.
Para surpresa minha, o amoníaco não estava a zero (estava com índices mínimos, mas não estava). Bom... fiquei a perceber que o filtrozeco não estava a dar conta do recado sozinho...
Vai daí... resolvi fazer um filtro suplementar.
Tinha aqui uma bomba Mickra de 400l/hora que comprei por engano há uns meses atrás... e faltava-me o resto.
Pensando um bocadinho, verifiquei que tinha cá em casa o material essencial... era uma questão de experimentar... no entanto faltava-me o "corpo" do filtro...
Depois de andar a vasculhar aqui nos arrumos à procura de um tupperwere que se pudesse adaptar, encontrei uma embalagem de pickles vazia que a minha mulher tinha guardado e que me pareceu bem mais adequada. Eureka!! Pus mãos à obra!!
Ora bem... o material utilizado foi:
- 1 bomba tipo "powerhed" Mickra com débito de 400l/hora que me custou cerca de 6 euros.
- 1 embalagem de picles vazia com uma capacidade de cerca de 2 litros.
- restos de mangueira de rega de 15mm que tinha sobrado do meu vizinho e ao qual tinha cravado para outro fim...
- restos de tubo de passagem de fios electricos que sobraram das obras aqui em casa há 3 anos...
- resto de uma embalagem de silicone que sobrou da colocação de um lava-louça há uns anos atrás (tive um trabalhão para retirar metade que já tinha consolidado...).
- parte de uma placa de esponja filtrante que comprei no natal para configurar o filtro interno de modo a poder colocar ceramicas biológicas.
- Resto das cerâmicas biológicas que me sobraram do dito filtro (tratam-se de ceramicas altamente porosas indicadas para filtros de lagos).
- Lã filtrante (perlon) que tinha adquirido para o filtro interno, mas que nunca cheguei a utilizar.
Enfim... depois de encontrar o "corpo" que era o mais difícil (e que me inviabilizaria a "obra"), foram 2 horitas, já com os imprevistos, e a coisa ficou pronta.
Tive um pequeno problemita de vazamento na passagem do fio da bomba, mas nada que silicone não resolvesse.
Ficam aqui umas fotos:
Aqui um grande plano da engenhoca (que não é mais do que o principio de um filtro externo normal).

Aqui em pormenor já com 24 horas de funcionamento. Dá para ver a sujidade que já se acumulou no "perlon".

Aqui, uma foto tirada hoje, passadas 96 horas de funcionamento e já necessita de lavar o "perlon"...

Resumindo:
- Parece que de filtro suplementar, passa a filtro principal...
- Não tem problemas de vazamento de água (pelo menos até agora...).
- Trata-se de um filtro feito maioritariamente com aproveitamento de material reciclavel.
- Embora tenha perdido muita potencia (no referente à bomba) devido ás matérias filtrantes, mesmo assim ficou com mais de 50% (216l/hora), o que já não é nada mau.
- Embora tenha um débito bastante inferior ao do filtro interno, a capacidade de filtragem parece-me muito superior. Creio que os 2 juntos darão bem conta do "recado".
- Com tempo, vou ter que modificar o material das tubagens, pois parece-me muito inestético para estar na sala...
- Actualmente os níveis de amoníaco estão a zero, mas como fiz uma TPA de 20%, ainda é prematuro especular sobre a eficácia da engenhoca. Mais 1 ou 2 semanas e já dá para tirar dúvidas...
- O que mais me orgulho na construção desta "espécie de filtro com o que tinha em casa em tempo record" foi mesmo o ter conseguido po-lo a funcionar 2 horas depois e sobretudo, estar entretido até altas horas da noite, deixando para trás pensamentos algo "doentios" que não me levavam a lado algum e não me eram nada saudáveis...
Começo a pensar... após tanto tempo fora dos aquários (cerca de 12 anos..), o meu "vicio" da aquariofilia está a começar a voltar... lentamente, mas a voltar... e momentos há em que esta "coisa" é terapia... Não estou a brincar, estou a falar muito a sério.
Saudações e desculpem lá este misto de relato com desabafo...
PS: Para quem não conhece os meus Carassius, com 3 meses e meio cá em casa: