Betta doente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
ShangaiMoon
Membro Júnior
Registado: domingo mai 06, 2007 11:15 pm

quarta mai 16, 2007 11:31 pm

Boa Noite novamente... :)

Pois é, após deixar o aquário a funcionar vazio durante uma semana, pus lá o meu Bettinha e lá anda ele todo contente... Já tinha reparado desde o dia que o comprei que ele tinha uns pontinhos brancos pelo corpo e, na cauda, uns bocadinhos de algo parecido com algodão mas pensei que fosse normal (por já vir assim da loja)... Hoje, quando fui buscar outros peixes, calhou mencioná-lo em conversa e a senhora da loja disse-me para não pôr lá mais nenhum e fazer um tratamento com um líquido chamado "Ichtiosan", da Tropical, mas acrescentou que, tendo o tal "algodão", que o peixe tem bactérias e que não posso esperar que ele viva muito mais.

No entanto, ela perguntou se ele nadava bem e se comia, se mexia, etc... Eu disse-lhe que sim, perfeitamente... Ela não disse mais nada e disse-me apenas para fazer o tratamento com este remédio... No entanto, o rótulo diz que é para os pontinhos brancos... Só...

Não haverá maneira de salvar o meu pequeno? Devo pegar nele e tirar o "algodão" da cauda? Fazer tratamento com outra coisa? Ou deixar apenas este?

Obrigada a todos... :)
<p>Eu tenho dois amores... O mAriU e o Sasha (o meu peixinho Betta). :)</p>
<p>Ao &uacute;nico que o posso realmente dizer:</p>
<p>Amo-te imenso... :)</p>
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quinta mai 17, 2007 12:07 am

Não devias ter colocado logo o betta, deverias ter esperado que o aquário ciclasse(entre 3 a 4semanas).

Esse fungo que parece algodão, por vezes em caso avançado não se consegue fazer muito.
Deves usar um medicamento com azul de metileno, pois elimina tudo o que é fungo. Mas não fiques com muitas esperanças, é que geralmente esse fungo chega às guelras e impede o peixe de respirar...:?
Quanto ao ictio(pontos brancos) uma pequena subida de temperatura é o remédio santo.

Retira o carvão do filtro durante o tratamento e só quando ele estiver bom é que voltas a colocar para limpar a água.
ShangaiMoon
Membro Júnior

quinta mai 17, 2007 1:01 am

Ok, vou tentar arranjar isso. :) E continuo a pôr o Ichtiosan? Ou suspendo? Vou ver se arranjo esse medicamento com azul de metileno amanhã mesmo... Ainda não está muito avançado... Não devo tentar tirar-lhe isso da cauda, pois não? :)

Obrigada. :))
ShangaiMoon
Membro Júnior

quinta mai 17, 2007 1:03 am

Já agora... Recomendas-me alguma loja onde comprar isso? É que compro, geralmente, na Ornimundo, em Loures... E foi lá onde me venderam o peixe já doentinho... E onde também me disseram que bastava o aquário ciclar uma semana... :\ Além de que moro em Lisboa... E ir para Loures é um bocadinho chato... :) Mas se tiver que ser...!
Silly_Bublle
Membro Veterano

quinta mai 17, 2007 11:15 pm

De que zona és?

Não mexas no peixe.
As barbatanas dele estão a ficar desfiadas?
suzisabel
Membro
Registado: quinta nov 02, 2006 6:32 pm

quinta mai 17, 2007 11:42 pm

ja tive dois betas com a mesma doença so que os meus aparecia de manha e a tarde ja tavam mortos disseram-me ser da agua e agora so mudo agua aos meus mais de um mes e nao me morreu mais nenhum! depois os meus peixinhos de lago que tenho num aquario começaram a morrer com essa doença e comecei a pensar ser da comida! a comida é daquela para peixes de boca pequena tipo farelo (tamanho de graos de açucar) cai logo no fundo e talvez possa ser da comida que comida da ao seu beta pode ser disso
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

sexta mai 18, 2007 9:04 am

Existem muitas marcas e se uma não resulta pode utilizar outra.

Lojas é o mesmo existem muitas mesmo muitas em Lisboa, incluindo a Aquapet.
ShangaiMoon
Membro Júnior

sexta mai 18, 2007 8:18 pm

Moro em Lisboa. Estavam a ficar desfiadas sim mas, em desespero de causa, um amigo recomendou-me que pusesse duas colheres de sal rasas (uma por cada 20 litros do aquário), já diluídas em água... No dia a seguir de manhã, o "algodão" desapareceu, embora tenha caido um bocadinho pequenininho da cauda também... Depois disso, tem estado perfeito. Só tem os pontos brancos, mas tenho usado o Ichtiosan (da Tropical) e parece-me estar a funcionar mais ou menos...

suzisabel, a comida que lhe dou é própria para Bettas... E é assim umas "lasquinhas"... Não vai ao fundo... Até porque ele come logo tudo, lolol.

Aquapet, onde é a loja da Aquapet em Lisboa? É aí que me recomenda ir, portanto? :)

Obrigada a todos. :)
Silly_Bublle
Membro Veterano

sexta mai 18, 2007 9:59 pm

Sim, já tinhas dito que eras de Lisboa, mas Lisboa é muito grande, perguntei a zona.;)
Assim por pm posso indicar algumas.

Ainda bem que está melhor.
Eu sou da opinião em que não se deve colocar muitos químicos da água, daí ter-te aconselhado a elevares uma pouco a temperatura da água(aos poucos e poucos) e o problema dos pontos brancos(ictio) desaparece num instante.
ShangaiMoon
Membro Júnior

sábado mai 19, 2007 6:26 pm

Moro em Alvalade. :)

Eu aumentei a temperatura à água também... Actualmente está a 29º C... Mas parece-me que está a desaparecer muito devagarinho... Ou então sou eu que sou muito apressada, hehe. :P Na parte da frente, junto à cabeça, já desapareceram alguns... Na parte de trás é que continuam todos e grandes... Mas há-de passar, hehe! :)
Silly_Bublle
Membro Veterano

sábado mai 19, 2007 7:05 pm

Sim, se já estava num estado avançado não é de uma dia para o outro que desaparece.
Paciência...na aquariofilia é preciso muita paciência.:)
ShangaiMoon
Membro Júnior

sábado mai 19, 2007 7:11 pm

hehe... Pois. :) Mas está a melhorar, é o que importa. Paciência tenho-a toda... Tenho é um bocadito de medo que ele morra. :)) Seria abusar muito se te pedisse um e-mail ou assim para o caso de ter algum problema mais urgente e não souber a quem recorrer? Ou é preferível usar aqui o fórum? É que ainda não percebi muito bem como funciona esta coisa, lolol. :)
ShangaiMoon
Membro Júnior

domingo mai 20, 2007 8:31 pm

Silly_bublle! A barbatana de trás do meu Betta está a ficar em farrapos! Reparei agora. O que devo fazer? Que se passa?
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo mai 20, 2007 11:10 pm

ShangaiMoon Escreveu:Silly_bublle! A barbatana de trás do meu Betta está a ficar em farrapos! Reparei agora. O que devo fazer? Que se passa?
Por vezes os parasitas, sobretudo quando há grande infestação, causam necroses, acabando por lesionar barbatanas. Se for apenas isso, depois de acabar com os parasitas, as barbatanas regeneram a pouco e pouco.
Pode também tratar-se de um ataque bacteriano por debilidade do peixe e já haver lesões provocadas pelos parasitas... que até podem nem ser íctio... ou ser mais do que íctio...
Eu provavelmente tentava um produto menos específico e mais abrangente á base de verde de malaquite e formaldeideo.
Mas isto só mesmo vendo o bicho... e a água...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

domingo mai 27, 2007 2:10 pm

ShangaiMoon Escreveu:...
Aquapet, onde é a loja da Aquapet em Lisboa? É aí que me recomenda ir, portanto? :)
...
Não recomendei a Aquapet. Disse que existem lojas boas em Lisboa incluindo a minha.

Gosto de ajudar, mas neste forum a publicidade é proibida por isso tento não faze-la.

É em Alvalade (Rua Acacio de Paiva nº 9 A).
Responder

Voltar para “Peixes”