Novo no hobbie
Boas a todos,
Aqui a dias, comecei a construção de um vivario para as minhas bombinas orientalis, e encaixei o vivario numas prateleiras, raparei que ficava mesmo a medida e bastante decorativo, depois surgiu me a ideia de fazer uma estante de aquarios. Eu sempre achei piada a peixes de agua quente, mas a minha mae, sempre disse que da mais trabalho que manter os peixes de agua fria (e eu n discordo). Ate agora nunca tinha pensado neste projecto, mas agora entusiasmei-me, e quero avançar com isto.
Como devem calcular, tenho todas as duvidas possiveis e imaginarias, eu ja pesquisei no forum, mas este sistema de pesquisa n é o mais eficiente e por vezes acabo por n obter resposta as minhas questoes.
1º-O que é necessario, para manter a agua a temperatura desejavel.
2º-ja vi aquarios com peixes espectaculares, e que pareciam que a agua estava a temperatura ambiente, aprox 20-25ºc, é possivel??
3º-Quais sao as principais diferenças entre a manurtençao de peixes de agua fria e agua quente??
4º-Eu estava a pensar fazer um aquario comunitario, com 60x30x30, eu sei o os peixes têm tamanhos diferentes, e exigem espaços diferentes, mas um aquario deste porte quantos peixes pode alojar aprox, e que especies diferentes(incluindo tetra neons, que sao indespensaveis)?
Bem, para ja e tudo, agradeço qualquer ajuda, e informação que me possam adiantar... (recomendar alguns sites, ingleses ou portugueses)
Obrigado.
cumps
Aqui a dias, comecei a construção de um vivario para as minhas bombinas orientalis, e encaixei o vivario numas prateleiras, raparei que ficava mesmo a medida e bastante decorativo, depois surgiu me a ideia de fazer uma estante de aquarios. Eu sempre achei piada a peixes de agua quente, mas a minha mae, sempre disse que da mais trabalho que manter os peixes de agua fria (e eu n discordo). Ate agora nunca tinha pensado neste projecto, mas agora entusiasmei-me, e quero avançar com isto.
Como devem calcular, tenho todas as duvidas possiveis e imaginarias, eu ja pesquisei no forum, mas este sistema de pesquisa n é o mais eficiente e por vezes acabo por n obter resposta as minhas questoes.
1º-O que é necessario, para manter a agua a temperatura desejavel.
2º-ja vi aquarios com peixes espectaculares, e que pareciam que a agua estava a temperatura ambiente, aprox 20-25ºc, é possivel??
3º-Quais sao as principais diferenças entre a manurtençao de peixes de agua fria e agua quente??
4º-Eu estava a pensar fazer um aquario comunitario, com 60x30x30, eu sei o os peixes têm tamanhos diferentes, e exigem espaços diferentes, mas um aquario deste porte quantos peixes pode alojar aprox, e que especies diferentes(incluindo tetra neons, que sao indespensaveis)?
Bem, para ja e tudo, agradeço qualquer ajuda, e informação que me possam adiantar... (recomendar alguns sites, ingleses ou portugueses)
Obrigado.
cumps
<p><strong>0.0.1 Pseudemys Nelsoni</strong></p>
<p><strong>0.1.0 Trachemys Scripta</strong></p>
<p><strong>1.1.0 Bombina Orientalis</strong></p>
<p><strong>0.0.1</strong> <strong> Astronotus Ocellatus</strong></p>
<p><strong>0.0.1 Testudo Horsfieldi</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm
É obvio que peixes de agua quente dao mais trabalho dos que de agua fria em que é so mete-los la para dentro e dar comida...
Mesmo assim, nao é nada por aí além...
1- Podes utilizar um termostato simples, metes a temperatura a que queres a água, e depois o proprio aparelho quando ve que a agua está a uma temperatura mais baixa do que a pretendida, liga-se e aquece a água, quando começa a passar o valor pretendido volta a desligar-se... pelo menos é assim que o meu funciona...
2- Sim, é possivel, tudo depende dos peixes que meteres... uns gostam da agua mais fria, outros mais quente...
3- Não sei se fazes o mesmo num aquario de agua fria, a maior parte das pessoas nao, o que deve ter em conta num aquario de agua quente é: a temperatura da agua, o Ph, os nitratos/nitritos, o amoniaco, ferro entre outras coisas...
existem umas especies de "palhetas" para fazer todos estes teste, faceis de usar...
ou entao podes comprar testes individuai, mas sao mais caros...
4- Bem num aquario desses da pa por muitos peixes desde que nao sejam muito grandes...
Podes por à vontade: guppy's, neons, zebras, leopardos, platy's, espadas, depois convem teres uns limpa-fundos e limpa-vidros...
Se quizeres podes por tambem um beta macho que é bem bonito e da logo outro aspecto ao aquario assim como escalares...
(escalares ja podem ficar um bocado maiores, por isso nao abuses, mas 2 acho que dá perfeitamente...)
ah esqueci-me de dizer que deverás ter como é obvio uma lampada para fazer o ciclo noite/dia
podes tambem por umas plantas, se forem naturais melhor pois ficam muito mais bonitas embora tenhas de ter mais cuidados...
Boa sorte com o aquario espero ter ajudado
Mesmo assim, nao é nada por aí além...
1- Podes utilizar um termostato simples, metes a temperatura a que queres a água, e depois o proprio aparelho quando ve que a agua está a uma temperatura mais baixa do que a pretendida, liga-se e aquece a água, quando começa a passar o valor pretendido volta a desligar-se... pelo menos é assim que o meu funciona...
2- Sim, é possivel, tudo depende dos peixes que meteres... uns gostam da agua mais fria, outros mais quente...
3- Não sei se fazes o mesmo num aquario de agua fria, a maior parte das pessoas nao, o que deve ter em conta num aquario de agua quente é: a temperatura da agua, o Ph, os nitratos/nitritos, o amoniaco, ferro entre outras coisas...
existem umas especies de "palhetas" para fazer todos estes teste, faceis de usar...
ou entao podes comprar testes individuai, mas sao mais caros...
4- Bem num aquario desses da pa por muitos peixes desde que nao sejam muito grandes...
Podes por à vontade: guppy's, neons, zebras, leopardos, platy's, espadas, depois convem teres uns limpa-fundos e limpa-vidros...
Se quizeres podes por tambem um beta macho que é bem bonito e da logo outro aspecto ao aquario assim como escalares...
(escalares ja podem ficar um bocado maiores, por isso nao abuses, mas 2 acho que dá perfeitamente...)
ah esqueci-me de dizer que deverás ter como é obvio uma lampada para fazer o ciclo noite/dia
podes tambem por umas plantas, se forem naturais melhor pois ficam muito mais bonitas embora tenhas de ter mais cuidados...
Boa sorte com o aquario espero ter ajudado
Mais uma duvida, os camaroes de agua doce que se vendem para os aquarios, sobrevivem em aquarios comunitarios?? ou seja, em agua quente e com peixes maiores que eles??
Ps:se me poderem indicar os peixes que o NhamNham disse em nome cientifico agradecia, pois ao pesquisar com akeles nomes (alguns)aparecem coisas muito vagas, k n interessam.
Ps:se me poderem indicar os peixes que o NhamNham disse em nome cientifico agradecia, pois ao pesquisar com akeles nomes (alguns)aparecem coisas muito vagas, k n interessam.
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Nunca tive, nem nunca pesquisei informaçao sobre esse tipo de camaroes, mas sim... penso que podem ser colocados num aquario comunitario (so para nao dizer que tenho a certeza) agora assim mais promenores nao sei bem, so pesquisando pois nunca tive nenhum
em relaçao aos peixes tenta isto
http://www.aquariofilia.online.pt/
tem ai alguma informaçao sobre diversos peixes ( vai à galeria de peixes )
P.s : esquecime de referir as moly's tambem sao boas para aquarios comunitarios... isto falando assim nos mais vulgares e baratos...
em relaçao aos peixes tenta isto
http://www.aquariofilia.online.pt/
tem ai alguma informaçao sobre diversos peixes ( vai à galeria de peixes )
P.s : esquecime de referir as moly's tambem sao boas para aquarios comunitarios... isto falando assim nos mais vulgares e baratos...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Podes ter camarões num comunitário, fazem um óptimo trabalho de limpeza, são é um pouco sensíveis em relação à qualidade da água.
Acho que os mais resistentes são os Caridina japonica.
Para além do site que o NhamNham disse, tens este:
http://www.aquahobby.com/b_peixes_ornam ... uarios.php
Tem em atenção a algumas regras:
- Deixar o aquário a ciclar, sem peixes(sou desta opinião, mas há quem aconselhe a ciclar com um ou dois peixes), no minimo durante 3/4semanas.
- Não juntar peixes de pH diferentes e de habitats diferentes.
- Seguir a regra de 1litro de água por cada centímetro de peixe em adulto, para conseguires calcular quando peixes podes colocar no aquário.
Acho que os mais resistentes são os Caridina japonica.
Para além do site que o NhamNham disse, tens este:
http://www.aquahobby.com/b_peixes_ornam ... uarios.php
Tem em atenção a algumas regras:
- Deixar o aquário a ciclar, sem peixes(sou desta opinião, mas há quem aconselhe a ciclar com um ou dois peixes), no minimo durante 3/4semanas.
- Não juntar peixes de pH diferentes e de habitats diferentes.
- Seguir a regra de 1litro de água por cada centímetro de peixe em adulto, para conseguires calcular quando peixes podes colocar no aquário.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
- Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.
Não concordo, para mim peixes de agua fria dão tanto ou mais trabalho que os de agua quente e necessitam de melhores condições técnicas que os de agua quente!NhamNham Escreveu:É obvio que peixes de agua quente dao mais trabalho dos que de agua fria em que é so mete-los la para dentro e dar comida...
João, eu tenho red cherry, são simplesmente um espectáculo são um equipa de limpeza porreira e reproduzem muito bem, claro que tem um mal devido ao seu reduzido tamanho é preciso ter cuidado com os peixes do aquário que se juntam.
Obrigado plas infos, eu tive a ver os sites e vi k ha peixes k eu gostava de ter num aquario, mas que exigem bastantes litros de agua, eu posso esticar o aquario para 60x50x40 que deve ser mais de 100l, sabem onde posso arranjar um aquario standartizado com estas medidas ou proximas? Se n, onde se pode fazer e o preço aprox...
Sendo agora possiveios estas medidas, a lista de peixes continua igual?
Quanto aos testes, eu posso usar os meus da piscina? é k eu devo ter guardados praí uns 3, mas so uso 1? E o PH posso aumententar ou diminuir com os PHs da piscina, seguindo a regra da proporcionalidade na quantidade do producto pra os litros de agua?
Obrigado mais uma vez...
cumps
Sendo agora possiveios estas medidas, a lista de peixes continua igual?
Quanto aos testes, eu posso usar os meus da piscina? é k eu devo ter guardados praí uns 3, mas so uso 1? E o PH posso aumententar ou diminuir com os PHs da piscina, seguindo a regra da proporcionalidade na quantidade do producto pra os litros de agua?
Obrigado mais uma vez...
cumps
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Bem eu com um aquário de 100litros, tratava de uma coisa plantada, e não pensava certamente em por guppy, molly, platy ou espadas, são peixes mt bons para iniciantes criam que se fartam, mas é aquela coisa são um desafio menor!!
, claro esta é a minha opinião!!

Desculpa a ignorancia mas o k é isso??paulop Escreveu:Bem eu com um aquário de 100litros, tratava de uma coisa plantada, e não pensava certamente em por guppy, molly, platy ou espadas, são peixes mt bons para iniciantes criam que se fartam, mas é aquela coisa são um desafio menor!!, claro esta é a minha opinião!!
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Um aquário plantado é um aquário que tenta recriar um espaço natural, muitas vezes baseados em locais concretos, no entanto qd usei o termo não me referia a plantado no seu todo, porque isso é mesmo tarefe de prós, queria dizer um aquário com bastantes plantas, algumas mais "arrojadas", troncos ou pedras, algo assim mesmo natural e soft!Não sei se me conseguiste perceber.
Percebo, olha n sabes onde posso fazer um aquario por medida??
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
claro que sao um desafio menor, sao os mais faceis e baratos de manter...paulop Escreveu:Bem eu com um aquário de 100litros, tratava de uma coisa plantada, e não pensava certamente em por guppy, molly, platy ou espadas, são peixes mt bons para iniciantes criam que se fartam, mas é aquela coisa são um desafio menor!!, claro esta é a minha opinião!!
é tudo uma questao de opçao...
quanto à pergunta dos peixes que podes meter... imagina...
com um aquario desses, imagina que consegues meter 20 neons, se quiseres ter um peixe maior, como um tubarao bala ou algo do genero, claro que nao podes meter 20... metes 1, e mesmo assim, deviam ter um aquario +/- com 1 metro de comprimento...
esses peixes sao faceis de reproduzir, e sao bonitos na minha opiniao (claro que à outros muito mais bonitos, mas visto que te estas a iniciar agora...)
podes fazer uns "cardumes" e dá uma alegria ao aquario... mais ainda se estiver bem plantado como referio o paulop
Ok, tive a ver os peixes possiveis, e fiquei bastante interessado no oscar, eu sei k é grande, e precisa de espaço, mas acham que um aquario de 60x40x30 da para um oscar (apenas, sem outros peixes).
Obrigado.
Obrigado.
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Nao... é muito pequeno para um oscar... o oscar chegar aos 30 e tal cm...
o tamanho do aquario pode afectar o crecimento dele...
Alem disso é um peixe que gosta de nadar a vontade... e em 60cm nao me parece o tamanho adequado para o fazer...
EDIT: se queres um oscar arranja um aquario de 1M no minimo...
o tamanho do aquario pode afectar o crecimento dele...
Alem disso é um peixe que gosta de nadar a vontade... e em 60cm nao me parece o tamanho adequado para o fazer...
EDIT: se queres um oscar arranja um aquario de 1M no minimo...