Camarões Red Cherry

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
jmag1983
Membro
Registado: quarta mai 09, 2007 3:54 pm

quinta jun 21, 2007 4:57 pm

Boas!!
Gostaria de montar um aquário com os camarões red cherry!
Alguém me pode ajudar neste assunto??
Qual a condição da água, a litragem ideal no aquário......e tb o tipo de plantas....
Obrigada!!
Attila_portugues
Membro Veterano
Registado: quarta mar 30, 2005 9:56 pm

quinta jun 21, 2007 5:54 pm

Boas :)

Os Red's são uns animais muito interessantes...
...o seu comportamento é fascinante, a meu ver :P

olha, deves ter pH=6,8 e temperatura nos 25ºC
hum...litragem...eles servem-se com pouco...mas ve lá :lol:

Sem duvida que para ter um aquario com red's, saudáveis e felizes, é necessário ter MUSGO :D musgo de java é a eleição deles 8)

mais alguma coisa, "apita" :wink:

cump
<p><strong></strong></p>
jmag1983
Membro

quinta jun 21, 2007 11:17 pm

Obrigada pela resposta.....mas só mais uma questão....

Eu possuo um aquario comunitário (cerca de 120L), onde possuo anlguns guppies, mollys, platys, 1 botia palhaço, 1 limpa vidros (a quem eu chamo de tubarão pq está enorme!!), 1 peixe vidro e se não me engano 1 otoccinculos.
Infelizmente não consigo manter o aquário estável há já algum tempo e já tentei de tudo....aparecem-me das mais variadas doenças e muitas delas desconheço....e como se não bastasse....devo ter um assassino lá dentro....só que ainda não descobri quem é....
Criações nunca mais consegui fazer....e inicialmente era uma loucura de guppies, mollys e platys....
Mas a minha dúvida é, caso eu consiga estabilizar o aquário......é possivel juntar os camarões?? É um aquario plantado mas n tem musgo de java....

PS - não sei se será boa ideia ou não...mas como a população do meu aquário está reduzida e como agora estou em mudanças de casa, pensei em colocar os poucos peixes q tenho num aquario de 60L, proceder a limpeza do outro aquário (por causa das doenças) e recontrui-lo de novo, e se possivel com os red cherry......boa ideia ou nem por isso??

Graccias pela sua atenção!!
Joana
Attila_portugues
Membro Veterano

sexta jun 22, 2007 12:03 pm

Boas...

Pois...1º tens de estabilizar isso!
tens de ver se esses peixes todos são compativeis...temperatura...pH...etc.
o "limpa vidros" não sei bem...mas deve comer-te os alvins
o botia...vai-te comer red's

tens de ver isso muito bem :roll: :?

outra coisa, podias fazer um aquário só para os red's e guppis (por ex.) no aquário de 6OL... com boa vegetação e com musgo :wink:

cump
<p><strong></strong></p>
jmag1983
Membro

sexta jun 22, 2007 2:45 pm

hummm.....interessante!!!

Sou bem capaz de apostar nos red com os guppies mas no aquário de 120L....já que a paixão aqui em casa são mesmos os guppies.....e como não posso ter discus num aquário de 120L....visto ser um cadinho pequeno....tenho agora q ter os camarões...eheh

Obrigada*eu

PS - onde é q posso arranjar os red??? das lojas q eu conheço no porto....ngm sabe o que é isso!!!!!!!!!!!!! e por favor, não digas ornimundo....é deplorável essa loja....com todo o respeito........
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jun 22, 2007 3:05 pm

Botia palhaço com camarões é para esquecer, ele vai devorá-los. Eu estou a cultivar uma população de caridina japonica e estou a adorar, são animais muito interessantes.
jmag1983
Membro

sexta jun 22, 2007 4:31 pm

interessante....por acaso também tenho qualquer coisa parecida com isso dentro do aquário.....veio por engano dentro dum saco de guppies de uma loja.....o engraçado é q lá o camarãzinho lá se vai safando...mas essa do botia desconhecia....

O que acho engraçado, é que é bastante dificil encontrar seja qual for a espécie de camarão à venda em lojas.....e quando há......custam balúrdios....
passo a dar o exemplo....loja ornimundo em q esse dito camrão custava quase 3e e nem 5cm tinha.....por isso ter vindo por engano dentro do saco....

Já agora....é fácil a criação desses camarõezinhos??
dinodane
Membro Veterano

sexta jun 22, 2007 4:54 pm

Olá outra vez.

Pois eu andei a informar-me sobre isso porque os acho mesmo muito interessantes e parece-me que a coisa não é fácil, isto porque quando os camarões se reproduzem na natureza as larvas são levadas para águas salobras, ou seja, embocaduras de rio onde a água doce se mistura com o mar. As larvas dificilmente sobrevivem em água doce mas já li em fóruns estrangeiros relatos de alguns users que conseguiram. Estes camarões também são conhecidos por camarões Amato e foi graças ao meu interesse por eles que fiquei a conhecer os aquários plantados mais espectaculares que já vi, obra de um artista japonês (só podia) chamado Takashi Amato que utiliza muito os caridina para o controlo de algas nos seus aquários.
Quanto ao preço, encontro-os numa excelente loja de aquariofilia a 2 euros a unidade.

Cumprimentos.
jmag1983
Membro

sexta jun 22, 2007 5:03 pm

por acaso aindei a investigar.....(eu também ando com o bichinho do camarão...) e encontrei este site.....simples e prático....

http://users.swing.be/sw018249/caridina_japonica_pt.htm

mas então diz lá onde é a loja???
a compra ainda não será para já....ainda quero reconstruir o meu aquário.....

mas agora isto leva-me a outra questão......como manter as plantinhas saudáveis dentro do aquário mais do q um mês.....???
Acho que requerem um pouco de trabalho e paciência....e plantas não é o meu forte mesmo.....
dinodane
Membro Veterano

sexta jun 22, 2007 5:10 pm

Ao montar o meu aqua e antes de colocar o areão, coloquei uma camada de solo especial para plantas, será por isso que elas se têm mantido saudáveis, não tenho mais nenhum cuidado especial senão podar e retirar as folhas mortas. Tenho no meu aqua valisnéria gigante, uma anubia anã plantada e tenho 2 troncos, um grande com feto de java e outro com uma anúbia anã. Também tenho musgo de java que os caridina adoram.
Mantenho 8 camarões com 1 plecostomo, 1 labeo bicolor, 1 betta, 4 coridoras, 7 pinguins e uns 20 néons.
Quanto ao nome da loja enviei pm.

Cumprimentos.
paulop
Membro Veterano
Registado: segunda mar 27, 2006 5:58 pm
Localização: Os suficientes para ocuparem muito do meu tempo livre.

sexta jun 22, 2007 5:39 pm

Bem em relação aos red's quando comprei os meus tieveram que vir de Coimbra porque aqui no Norte não encontrava e quando acontecia era cada red a 2 €, comprei a um criador caseiro, agora sei de algumas pessoas que criam em casa, faço parte de um grupo de aquariofilia e há la pessoal que cria e vende se quiseres arranjo o mail do grupo!
Quanto aos red's devo dizer que são espectaculares, num aquário grande e bem plantado é difícil de serem vistos porque andam sempre no meio do musgo, como o meu é pequeno la os consigo ver, criam muito bem!
As plantas depende da exigências delas as que eu tenho para já estão a dar-se muito bem na recente akadama e um pouquinho de húmus, se bem que daqui a pouco tempo vou introduzir C02, mais por causa da Echinodorus tenellus.
Attila_portugues
Membro Veterano

sexta jun 22, 2007 7:47 pm

Boas...
dinodane Escreveu:(...) Estes camarões também são conhecidos por camarões Amato e foi graças ao meu interesse por eles que fiquei a conhecer os aquários plantados mais espectaculares que já vi, obra de um artista japonês (só podia) chamado Takashi Amato que utiliza muito os caridina para o controlo de algas nos seus aquários. (...)
é Amano, Takashi Amano :wink:

quanto aos camarões, sim, aqui no Norte é difícil arranjar...também tive esse problema...
eu comprei a uma pessoa pela net...barato :wink:
(...) mas agora isto leva-me a outra questão......como manter as plantinhas saudáveis dentro do aquário mais do q um mês.....???
Acho que requerem um pouco de trabalho e paciência....e plantas não é o meu forte mesmo.....
se não é "o teu forte", lol, à plantas fáceis de tratar como o "famoso" musgo de java...anubias...etc... :wink:

cump
<p><strong></strong></p>
jmag1983
Membro

sexta jun 22, 2007 10:51 pm

Bem...estou a ver que cada vez mais compensa arranjar "los camarones" a criadores caseiros......alguém quer-me indicar um???

- paulop: podes arranjar-me o contacto desse grupo então??

- attila_portugues: quando digo que as plantinhas não são o meu forte, é pq só vejo o pessoal a dizer-me q devo ter q fazer tratamentos de co2 e esas tretas todas (desculpa-me a banalidade, mas infelizmente não tenho muito tempo para tratamentos....), embora adore aquários plantados.....mas será que há alguma maneira fácil e prática de manter as plantas saudáveis sem ter que andar com mil e um tratamentos, que por muitas vezes acabam por prejudicar os peixes???
E já agora.....e desculpa se estiver a ser chata....onde é que se arranjam plantas em condições??? a começar pelo musgo de java que é tão difícil de encontrar....e na zona norte posso dizer que já fui a ornimundo, parque nascente, jardiland.....e nada mesmo.....

E visto que vou reconstruir o meu aquário....o que aconselha para colocar no fundo para as plantinhas???

Graccias mais uma vez....
dinodane
Membro Veterano

sexta jun 22, 2007 11:35 pm

Isso mesmo, Attila, Takashi Amano, belos aquários. :D
arty77
Membro
Registado: segunda jun 18, 2007 3:44 pm

sábado jun 23, 2007 12:04 am

Olá, também sou da zona norte e até hoje a única loja em que encontrei redcherry à venda foi na Natantia só que a um preço carote, tipo uns 4 euros por unidade. Entretanto descobri que a melhor maneira é encomendar a criadores particulares através da net. Se quiseres posso indicar-te um ou dois fóruns de aquariofilia onde costuma haver criadores de redcherry.

Em relação ao musgo de java, houve uma altura que também era difícil de encontrar. Entretanto já tenho visto mais frequentemente em diversas lojas. Só que por vezes é pouca quantidade. Mais uma vez, uma boa opção é encomendar a particulares. Uma vez encomendei musgo a um tipo que anunciava Musgo XL e quando recebi a encomenda o musgo quase que ocupava o aquário inteiro (de 54 litros)... lol

Houve uma altura em que tive caridina japonica, camarões madeira, redcherry, bee, blue, cristal, entre outros. Os únicos que se mantiveram razoavelmente bem foram os madeira e os japonica. Os redcherry não tive muita sorte, praticamente deixei de os ver no aquário.

Mas continuo com bastante interesse nos redcherry. Um dia que tiver melhores condições, tipo um aquário dedicado para eles e outros companheiros adequados, provavelmente irei apostar novamente.
Abra&ccedil;os, Artur
Responder

Voltar para “Peixes”